Almôndegas de Peru com Redução de Vinho Tinto

A semana começa, ainda que para alguns mais sortudos, seja ainda fim de semana! Em vésperas de Carnaval, deixo-vos ficar uma receita de almôndegas de peru que se tornam um bocadinho mais especiais por causa da redução de vinho tinto. Este molho fica perfumado e aveludado e complementa na perfeição o sabor mais suave das almôndegas. E tudo fica ainda mais perfeito se acompanharem com um puré de batata bem cremoso.

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de peito de peru picado
1 ovo
sal e pimenta q.b.
3 colheres de sopa de pão ralado
azeite q.b.
1 colher de chá bem cheia de farinha
1 pé de tomilho fresco
100ml de vinho tinto
150ml de caldo de aves morno (pode também usar água)

Preparação:

Prepare as almôndegas misturando a carne picada com o ovo, o pão ralado e temperado tudo com sal e pimenta. Amasse bem e forme bolinhas do tamanho de nozes.
Leve depois uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e frite as almôndegas, em lume brando, até ficarem cozinhadas e bem douradas. Retire e reserve.
Sem limpar a frigideira acrescente o vinho e raspe bem todos os resíduos que a frigideira possa ter, e onde está concentrado o sabor das almôndegas de acabou de fritar. Dissolva a farinha no caldo morno e junte ao vinho. Rectifique de sal e pimenta e acrescente o tomilho. Deixe cozinhar em lume brando até o molho ter reduzido e engrossado e o alcool do vinho ter evaporado.
Sirva as almêndegas com a redução de vinho tinto e puré de batata.

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Imagino o aveludado do molho que deve ficar realmente deve ser mesmo muito bom,bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui estão umas almôndegas que me agradam deveras. A redução do vinho do porto deve complementar a carne de forma fabulosa.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma receita a experimentar e a ser aprovada como t~em sido todas as que já fiz.Contigo Joana,até eu que nunca me entendi bem com tachos e panelas faço um brilharete na cozinha.Ontem fiz anos,um dos presentes do top da lista,era o Feito em casa.Recebi,foi o presente da minha filha, Joana como tu:-)Surpreendeste-me muito,1º pela apresentação do livro.Adorei.Parece um caderninho de receitas.O conteúdo,ainda melhor do que eu esperava.Obrigada a ti Joana, e às mulheres da tua vida que te deram grandes ensinamentos e valores.Muita coisa que contas identifico-me contigo,nas obrigações que a minha mãe me dava e que eu detestava,ainda hoje me são úteis e passei-as para a minha filha.Beijinhos e desculpa o testamento.

    ResponderEliminar
  4. Como eu gosto de almondegas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei bastante da receita.
    As almôndegas ficaram com óptimo aspecto.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. que delicia passear pelo feito em casa! amei chegar aqui! agora fiquei louca pelo livro!
    um beijo doce e apareça nas abobrinhas, nem que seja na quarta-feira de cinzas!
    roberta
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderEliminar
  7. Aforo almôndegas! Um dia destes voe experimentar estas de peru, que devem ser uma maravilha!
    http://amarycanlife.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Que receita boa demais, obrigada!

    ResponderEliminar
  9. eu nao sou uma das surtodas. tiev que vir trabalhar mesmo. esse molho esta muito bom.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23:34

    esta é para experimentar assim como todas as outras :)
    bjs e boa semana:)

    azeite&Canela

    ResponderEliminar

Imprimir