Confit de Frango em Azeite

Se ontem estava aborrecida com os senhores do facebook, por me terem desactivado a página do As Minhas Receitas by Colher de Pau, hoje estava capaz de lhes dar beijinhos!! Porque em menos de 24 horas após o meu email, me ajudaram a resolver o problema. E se criticamos quando achamos que as coisas não são bem feitas, também devemos agradecer quando atendem tão eficazmente ao nosso pedido. Principalmente num serviço com milhões de utilizadores.
Como muitos de vós já repararam durante o dia de ontem, voltámos em pleno ao activo!
A receita de hoje é um delicioso confitado. Este tipo de preparação é bastante demorado pois implica que a os alimentos sejam cozinhados numa gordura, a baixa temperatura, de modo a que cozam na gordura em vez de fritarem. As carnes assim cozinhadas ficam macias, a descolarem do osso e derreterem na boca. É simplesmente delicioso. Apesar de o confitado mais conhecido ser o de pato, com as coxas cozinhadas em gordura de ganso ou pato, utilizei nesta receita coxas de frango e uma gordura mais saudável, o azeite.
A grande vantagem desta preparação é que pode ser feita com antecedência, e em maior quantidade e, desde que guarde a carne imersa na gordura em que a cozinhou, esta conservar-se-á por um longo período de tempo.

Ingredientes para 2 pessoas:
(Inspirado numa receita da Revista Olive)

2 coxas de frango (não retirar a pele)
sal e pimenta q.b
1 raminho de alecrim fresco
4 dentes de alho
1 folha de louro
350ml de azeite (aproximadamente)

Preparação:

Faça um golpe à volta do pé da perna do frango , de modo a separar a carne do osso. Isto evitará que a pele encolha e rasgue durante a cozedura. E também permite que o aspecto final fique mais bonito.
Coloque as coxas de frango num pirex ou tabuleiro que vá ao forno (e que tenha o tamanho ideal para caberem as duas coxas) e tempere com o sal, pimenta, os dentes de alho esmagados, o alecrim e o louro e deixe assim temperadas algumas horas ou de um dia para o outro.
Junte depois o azeite de modo a que as coxas de frango fiquem bem cobertas - se necessário junte mais azeite.
Coloque as coxas no forno previamente aquecido a cerca de 140ºC e deixe cozinhar. Tem de ter atenção à temperatura do forno, para que as coxas não fritem. Se vir que se começam a formar as bolhinhas típicas da fritura, terá de baixar a temperatura do forno para isso não acontecer. Deixe a carne cozinhar na gordura. Estará pronta quando se soltar facilmente do osso, o que demorará entre 3 a 4 horas.
Pode guardar as coxas no frigorífico, submersas no azeite, e utilizar mais tarde, bastando para isso reaquecer as coxas numa frigideira usando um pouco do azeite da sua preparação. (O azeite que sobra desta preparação deverá ser coado e guardado para uma próxima utilização, ou usada noutras preparações culinárias.)
Sirva as coxas com esparregado de espinafres e umas batatinhas cozidas e depois fritas em óleo quente até dourarem.

Bom Apetite!

18 comentários :

  1. Olha eu adoro coxas de frango. E essas pernocas estão de facto muitissimo apetitosas.
    Nem sempre temos tempo disponível mas fazer uma cozedura lenta das carnes vale sempre muito a pena.

    ResponderEliminar
  2. Quase que dá para imaginar a carne macia e bem perfumada. Deve ser delicioso.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    tive imenso gosto em visitar o seu blog, muito bem escrito, oraganizado e boas imagens...

    Apenas, faço um apelo para a reconciliação com o vinho e as refeições...
    Deste modo, venho pedir se pode colocar o link do nosso blog no seu site, o nosso blog fala sobre vinho e critica de marcas e pode muito bem ajudar os seus visitantes a escolher um bom vinho...
    Blog: Vinho - Um ritmo de vida
    http://vinho-umritmodevida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Sou uma fiel seguidora do seu blog. Assim que soube que tinha publicado um livro, fiquei em pulgas para o comprar. Ontem numa ida ao Corte Inglês lá estava ele à minha espera. Abri-o e já não o larguei mais, estive quase meia hora a ler, o tempo passou e não dei por nada. É claro que veio comigo para casa e agora está religiosamente colocado em cima da minha mesa-de-cabeceira. Adorei o grafismo, e revejo-me em muitas palavras. Eu também prefiro ir às compras ao supermercado do que comprar roupas ou sapatos. Obrigada pela partilha e desejo-lhe toda a sorte do mundo.

    ResponderEliminar
  5. ainda bem que já resolveste o assunto do facebook!
    belo franguinho! gostei!

    ResponderEliminar
  6. adoro frango por isso esta é mais uma receita que eu acho mesmo muito boa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:06

    Já tenho o Feito em Casa!!!!
    Excelente, já "devorei" umas páginas e estou a adorar. Identifico-me com imensas opiniões e gostos que lá estão, já assim era nos blogs (tirando o imenso jeito para cozinhar, ainda estou nos primeiros passos)
    Está escrito de uma forma tão cativante que nos envolve de forma tão agradável... quase que sinto o cheiro da comidinha.
    Estou a adorar ;)
    Obrigada
    Ana Filipa

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:15

    Olá Joana. Vi que o seu livro saiu no Blog krups http://www.blogkrups.com/2011/03/um-livro-de-receitas-para-fazer-em-casa/

    Parabens.
    Paula Fonseca

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que está tudo resolvido com os srs. do facebook.

    Um frango mesmo á maneira.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pela participação no programa da manhã :)

    ResponderEliminar
  11. nunc aconfitei carne e olah que ja imagino a textura dessas coxas.
    devem se desfazer na boca mesmo.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Queria só partilhar que achei que esteve muito bem no "Mundo das Mulheres". Já sigo o blogue há algum tempo e as receitas apresentadas vão muito ao encontro dos meus gostos culinários. Continuação de bons cozinhados!

    ResponderEliminar
  13. Mãe20:00

    Adorei ver-te no " Mais Mulher"!
    Para além da simplicidade com que abordaste a temática, acho que estiveste muito à vontade - decerto também pela simpatia da Ana Rita Claro. Parabéns!
    Bj Mãe

    ResponderEliminar
  14. Joana,
    logo que hoje que decidi experimentar uma receita do teu blog e que cheguei a casa mais cedo do que o previsto, liguei a tv e lá estavas tu a apresentar o teu livro. felizes coincidências. e deste fim de semana não passa, a Fnac que me aguarde. :)

    ResponderEliminar
  15. Tenho o seu livro oferecido pela minha filha que também comprou um para ela. Estou a ler como se de um romance se tratasse deixando para depois a análise das receitas. Acho de um bom gosto a apresentação que tem como se fosse uma sebenta ou um diário isto para não falar das fotografias e de toda a montagem do livro. Estou a gostar imenso, parabéns.

    ResponderEliminar
  16. felizmente que a questão do facebook correu bem =). adoro a técnica de confitar, especialmente em peixes e pato, vou ter de experimentar o frango também.

    ResponderEliminar
  17. ola=)
    gostei mto da receita=)
    ja agr agr tb ando cm uns problemas na pagina do meu facebook, e n sei pra onde perguntar, podes-m o contacto deles??
    beijinhos e obg
    =)

    ResponderEliminar
  18. pequeninha23:19

    Tive prazer de acompanhar a sua praticipaçao no progarma da tarde e experimentei logo a receita dos ovos verdes, o meu marido adorou!!!
    A partir da agora serei uma fiel seguidora do seu blog, e vou comprar o seu livro.
    Estou verdadeiramente encantada.
    Obrigado pelas dicas.

    ResponderEliminar

Imprimir