Caldeirada de Peixe na Cataplana

Há uns tempos atrás falava com o pai do meu amigo L. acerca das maravilhas da cataplana e de como é tão pouco usada e tão pouco falada entre nós. Certamente que quase todos têm um wok em casa, mas uma cataplana poucos têm. O método de cozedura na cataplana é mais saudável e rápido do que um wok para além de preservar muito melhor o sabor dos alimentos. E é nosso: é tipicamente português.
Numa altura em que tanto se fala de "consumir" o que é português porque não passarmos a usar a cataplana para fazermos refeições rápidas e saudáveis? De colocarmos lá para dentro as mais variadas combinações de alimentos, tudo em cru apenas com um fio de azeite, fechar e passado pouco mais de 30 minutos, sem ser preciso vigiar, ter o jantar pronto? E ainda por cima "made in Portugal".

Ingredientes para 2 pessoas:

6 batatas
2 tomates maduros
1 pimento verde
2 cebolas
500g de peixe para caldeirada (ou apenas um tipo de peixe se preferir)
azeite q.b.
sal q.b.
1 folha de louro
1 malagueta seca (opcional)
1 copo de vinho branco
coentros frescos

Preparação:

Lave e descasque as batatas, cortando-as depois em rodelas não muito finas. Tire a pele e a semente aos tomates e corte-os em cubos. Corte a cebola e o pimento em rodelas.
No fundo da cataplana disponha uma camada de cebola, por cima desta uma camada de batatas, tomate e pimento. Tempere com um pouco de sal. Cubra depois com o peixe, tempere com um pouco mais de sal e cubra com cebola, batata, tomate e mais pimento.
Regue tudo com um fio de azeite, o vinho branco e junte a folha de louro e a malagueta - se usar. Acrescente também um raminho de coentros.
Feche a cataplana e leve a lume brando cerca de 30 minutos. Sirva polvilhado com coentros picados.

Bom Apetite!

20 comentários :

  1. gostei não conhecia, mas confeço adora esta receitinha, obrigado pela partilha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Graça09:33

    Gosto muito de comida na cataplana, é rápida, fácil e saudável. Já há algum tempo que não utilizo a minha.
    Boa sugestão!

    ResponderEliminar
  3. Tb adoro cataplana mas por acaso costumo fazer de maneira diferente, mas gostei bastante da tua sugestão. um beijito

    ResponderEliminar
  4. Bela comidinha e mesmo com carimbo português. bjs

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Joana! Gostei da sugestão! Vou substituir na minha lista must have o wok pela cataplana!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Não tenho cataplana e desconhecia que tinha tantas vantagens!... tenho de comprar uma...a receita ficou deliciosa e bem portuguesa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14:20

    Gosto muito dessa receita, se bem que até à data, a tenha feito num tacho "normal". Como tenho placa elecatrica, tenho duvidas sobre se poderei utilizar uma cataplana. Acha que posso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:16

      Sim pode utilizar em plana desde que compre uma em inox de indução eu tenho uma enorme e uso muitas vezes, para caldeirada de peixe, lombinhos de porco preto (tipo carne de porco à alentejana) para ameijoas à bulhão pato entre outras receitas, é mesmo bom:)

      Espero ter ajudado.

      Eliminar
  8. Anónimo15:05

    Eu bem gosto,mas estas peças não são nada baratas!

    ResponderEliminar
  9. A cataplana pode não ser barata mas dura "uma vida". Tenho a minha há quase 33 anos!

    ResponderEliminar
  10. A cataplana pode não ser barata mas dura "uma vida". Tenho a minha há quase 33 anos!

    ResponderEliminar
  11. Mais uma vez está de parabéns por divulgar o que a nossa cozinha tem de melhor! Nós temos muita tendência para nos deslumbrarmos com o que vem de fora (o WOK é um bom exemplo) e muitas vezes esquecemos as nossas próprias tradições, normalmente mais saudáveis e rápidas.
    E ainda por cima a cataplana pode ser utilizada para fazer inúmeras recitas diferentes.
    Continue o bom trabalho!!

    ResponderEliminar
  12. Manuel16:18

    Boa tarde

    É possível cozinhar na cataplana com placa de indução ? Ou tem de ser mesmo placa a gás ?

    Obrigado desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. desde que a cataplana tenha fundo térmico pode usar na placa de indução! ;)

      Eliminar
  13. Eu tenho uma mas nunca usei. Dá também para fazer cataplana de carne? Sugestão de receita? obrigado.

    ResponderEliminar
  14. Experimentei hoje e ficou excelente. Sempre que preciso duma receita, este é o primeiro sitio onde procuro! Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Sonia Rato10:17

    Bom dia, pode-se preparar atempadamente a cataplana e levar ao lume apenas uma horas depois?

    ResponderEliminar

Imprimir