Puré de Batata com Couve Flor

Não gosto muito de segredos, ou melhor, não acredito muito neles. Primeiro porque se não queremos um segredo revelado, não dizemos a ninguém que temos um segredo. E por outro lado, se andamos a anunciar que temos um segredo é porque o objectivo é, na realidade, acabar por revelar o tal segredo.
Não gosto de segredos porque eles comprometem relações. Incomodam quem os guarda, afligem quem os revela e, no final, vai-se a ver e já não é segredo nenhum: todos o sabem, menos o desgraçado que o revelou e que pensa que o tem bem confiado.
Também não acredito em ingredientes ditos "secretos",  em receitas que não se podem revelar ou partilhar, em misturas "especiais", em truques e sugestões que não se partilham.  Porque mesmo revelando todos os truques, todos os segredos, todos os ingredientes secretos de uma receita, esta nunca terá o mesmo sabor se não for preparada pelas mãos dedicadas da cozinheira original e, principalmente, se não for preparada com amor. E isso, não é segredo nenhum.
E como os truques são para partilhar, aqui fica um, visto num programa de tv ("Em Forma na Cozinha", no original "Cook Yourself Thin") para cortar um pouco as calorias do puré de batata substituindo uma parte por couve-flor. E posso garantir que ninguém desconfia do ingrediente "secreto".

 Ingredientes para 4 pessoas:

350g de batata (já descascada)
350g de couve flor
200ml de leite
1 colher de sopa de manteiga
sal q.b.
noz moscada q.b.

Preparação:

Corte as batatas em cubos. Lave a couve flor e separe-a em raminhos. Leve uma panela ao lume com água temperada de sal, as batatas e deixe levantar fervura. Acrescente depois a couve flor e deixe cozinhar até estarem macias. Escorra bem a mistura de batata e couve flor e passe-as pelo passe-vite ou esmague com um "esmagador" manual..
Coloque o puré de volta na panela e acrescente a manteiga. Misture bem, coloque a panela em lume brando e vá acrescentando, aos poucos e poucos o leite até o puré ter a consistência desejada (o que pode levar um pouco mais ou menos leite do que a quantidade referida). Rectifique de sal e tempere com um pouco de noz moscada.
Sirva como acompanhamento de carnes assadas ou estufadas.

Bom Apetite!

14 comentários :

  1. USO IMENSO A COUVE-FLOR PARA ENGROSSAR A SOPA, NÃO É CALÓRICO E NÃO DÁ SABOR NENHUM! O TRUQUE PARA O PURÉ É UMA ÓPTIMA IDEIA! OBRIGADA

    ResponderEliminar
  2. Quanto aos segredos o post é realista.
    Faço uma receita muito semelhante, com alterações mínimas, é deliciosa e com menores calórias.
    Abraço
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:30

    Não há acompanhamento que mais goste que o puré de batata. É reconfortante! A versão com a couve flor parece-me inteligente, sendo que também adoro puré só de couve flor.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo! :)
    Adorei este "segredo" para o puré, tenho de experimentar!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de purés :)
    Também vejo esse programa... hehe.
    Concordo contigo em relação aos segredos. Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Oi Joana! Vi esse episódio e tenho visto vários e já sou fã! Daqui a pouco mais de um mês terei o livro das receitas do programa em minha posse :) Devo acrescentar q fiz o meu bolo de aniversário seguindo uma receita dum bolo de chocolate e ficou mt bom! Publicarei em breve. Bjinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela partilha desta receita com o tal ingrediente secreto.
    Vou sem dúvida experimentar.
    Beijinhos
    Belinha

    ResponderEliminar
  8. Do Cook yourself thin retive, aqui há dias, uma dica espantosa que quero mesmo experimentar: ao fazerem uns brownies de chocolate e framboesas, as apresentadoras substituíram a manteiga da receita pelo mesmo peso de abóbora-manteiga ralada... Dava a mesma consistência e permitiu reduzir imenso as calorias.

    Quanto ao puré... terei q experimentar, mas agrada-me mesmo é a versão calórica a que costumo juntar, para além da colher de manteiga e da noz moscada, uma mão cheia de queijo flamengo (ou outro) ralado!!! fica cá uma delícia :P

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14:58

    Muito apetitoso, sem dúvida que tenciono experimentar.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Olá! Já fazia isso por ter comido puré de couve flor num restaurante tibetano. Como gostei da textura e do sabor, optei por fazer o mesmo que fizeste nesta receita: parte da batata substituída por couve flor. :) Acho que fica óptimo e muito mais saudável.

    ResponderEliminar
  11. Mãe21:35

    Quanto aos ingredientes "secretos", deixo aqui tb uma dica para algo que experimentei a fazer há dias - por acaso tu, Joana, ainda não saboreaste... é a beterraba, que mtos não sabem mas é um alimento fantástico em ingredientes antioxidantes e que eu tenho tido alguma dificuldade em apreciar. Experimentem pô-la cozida e ralada qd. fizerem hamburguers - além de não dar sabor, dá uma côr e textura maravilhosa aos mesmos. E é uma otima dica para as crianças comerem um legume pouco habitual e tão saudável. Depois digam qualquer coisa...
    Beijo da mãe

    ResponderEliminar
  12. Em relação ao comentário da Mãe - eu incorporei beterraba ralada no meu bolo de aniversário e ficou mt bom. Irei publicar essa receita em breve. Em relação a mais ingredientes substitutos: no Cook Yourself Thin tb já vi substituirem a manteiga por courgette ou cenoura raladas - com certeza mais saudável e uma forma diferente de comer legumes :)

    ResponderEliminar
  13. Couve flor no puré? É uma grande ideia e já não é segredo. Obrigada pela partilha transparente e muito inspirada :D

    Mssco
    http://pessoalmentecozinhado.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Anónimo12:09

    Olá Joana,
    Também costumo ver o programa e gosto muito.
    A primeira vez que vi esta sugestão da troca da batata por couve flor foi no «Biggest Loser» numa sugestão dos treinadores, e depois foi aqui no «Cook yourself thin».
    Ainda não experimentei mas na 1ª oportunidade vai...
    Adorei a ideia e agradeço a sugestão da sua Mãe, os hamburgueres devem ficar muitos bons mesmo.
    Bjs para si e para a sua Mãe
    Teresa C.

    ResponderEliminar

Imprimir