Queques de Banana e Chocolate

Parabéns ao meu avô que hoje faz anos. Muitos anos de uma vida cheia e plena e com muitos obstáculos pelo caminho. O meu avô que ficou triste ao saber que o primeiro neto era afinal uma neta, a quem não poderia comprar cintos, nem levar ao futebol. O que nessa altura ele não sabia era que havia de um dia me comprar um cinto (preto, com uma fivela em forma de flor) e que apesar de nunca termos idos juntos a um estádio de futebol, vimos na televisão os dois muitos jogos de futebol. E não, não somos do mesmo clube, apesar de eu em alguns momentos de desespero ter afirmado que me mudaria de vez para o seu clube de sempre.O meu avô hoje faz anos. O avô que faz quadras e as declama com ar compenetrado de poeta popular. O meu avô está de parabéns por mais um aniversário desta já longa vida. E eu, mais logo, vou poder comemorar com ele. Vamos comer arroz doce, certamente falar de futebol, das couves e das batatas e brindar. Para que no ano que vem possamos repetir. E é nestas alturas que olho à minha volta e vejo como sou afortunada....
Para ti avô, uns bolinhos de chocolate e banana feitos com amor.

Ingredientes para 8 queques:

2 bananas maduras
1 ovo
100g de açúcar
2 colheres de sopa de chocolate em pó
50g de óleo vegetal
100ml de leite
150g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Esmague as bananas e coloque.as numa taça. Acrescente o leite, o óleo vegetal e o ovo batido misturando bem.
Numa outra taça misture a farinha com o chocolate em pó, o fermento e o açúcar, juntando depois aos restantes ingredientes envolvendo bem.
Forre um tabuleiro de queques com forminhas de papel frisado e encha-as até 3/4 com o preparado anterior. Leve a assar em forno quente (180ºC) durante cerca de 30 minutos.
Depois de frios guarde numa caixa hermética, ou coloque na lancheira das crianças ou no seu lanche para levar para o trabalho.

Bom Apetite!

21 comentários :

  1. Parabéns ao vovô por mais uma primavera, que seja repleta de alegria, amor e deliciosos queques para saborear.
    Beijos aos dois.
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:05

    Muitos parabéns ao seu avô!!

    Que queques com Optimo aspecto :)

    Ana ***

    ResponderEliminar
  3. Cátia09:08

    Olá Joana e desde já parabéns pelos seus blogues e pelo seu trabalho.
    Acredite ou não, conseguiu despertar em mim o gosto pela culinária, logo eu que achava que nunca ia ser capaz de cozinhar!!!
    Os queques devem ser óptimos! Será que também resultam com pêra, por exemplo?
    Beijinhos para a Joana e para o avô

    ResponderEliminar
  4. Parabéns!!!! Quem me dera ainda ter os meus avós para festejar aniversários, tens realmente muita sorte! E o teu avô também tem sorte: queques de banana e chocolate parece-me uma excelente opção, é daquelas combinações clássicas que resultam super bem!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns para o teu avó! E para a sortuda da neta, que pode ouvir as histórias do avózinho!
    Beijinho e boa festa!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo09:57

    Ficou bem bonitinhos!
    É sempre bom desejar um aniversário oferecendo algo feito por nós!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Parabéns ao Vovô e à família!!! Desejos de Muita Saúde, Felicidades e Amor.
    Quando aos bolinhos, chocolate e banana, um casamento perfeito ;)
    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Que aspecto delicioso.
    Parabéns ao avô.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo12:26

    Parabéns ao seu avô e a si por poder festejar na sua companhia.
    Infelizmente já não posso fazer o mesmo (fiquei com um nó na garganta e uma lágrima no olho...
    Sara

    ResponderEliminar
  10. Eu faço essa receita sem chocolate e ponho nozes fica também muito Saboroso ..:-)

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:07

    Parabens ao teu avó, dá-lhe muitos miminhos porque ele merece!Infelizmente já não tenho avôs e apenas uma avó!!:-( ( Já me caiu uma lágrima!)
    Hoje a minha sobrinha mais nova faz um aninho!!!;-)
    Optimo aspecto esses queques!!
    bj
    Lucia

    ResponderEliminar
  12. Anónimo19:42

    Mais uma receita para reforçar o meu arquivo, já bem gordinho devido à ajuda deste blog! Se tiver a qualidade de tantas outras, será sem dúvida um sucesso.
    Beijinhos e parabéns ao avô!
    Ana Patrícia Santos

    ResponderEliminar
  13. As suas palavras deixaram-me de lagrimas nos olhos, já que em 8 de Outubro do ano passado perdi o meu avô.

    Quem me dera poder ainda fazer-lhe um bolo...

    ResponderEliminar
  14. Delícia esses bolinhos!
    bjks

    ResponderEliminar
  15. Parabéns para o vovô e que delicia de Queques hein......farei com certeza!!!

    Bjoks
    NANDA

    ResponderEliminar
  16. Adoro a mistura de banana com chocolate! Estão com uma cara óptima! Um beijinho e os parabés ao avô

    ResponderEliminar
  17. APOCALYPSE15:54

    QUE QUEQUES TÃO VULGARES LOL

    ResponderEliminar
  18. Tem um optimo aspecto!

    E parabens ao avô!!

    beijos

    ResponderEliminar
  19. Pessoalmente, não gosto da combinação banana-chocolate. Acho doce demais! Mas confesso que os queques ficaram com muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo17:06

    Olá Joana,
    A farinha é sem fermento, certo?
    50 gr de óleo corresponde a quanto em decilitros? Obrigada

    ResponderEliminar
  21. Marta20:50

    Alguém me sabe dizer se eu fizer numa forma de bolo em vez de queques fica bom à mesma? não tenho essas formas. obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir