Tarte de Marmelo com Crumble de Aveia


Eu não sou perfeita como ninguém é perfeito. Todos temos os nosso defeitos, as nossas manias, as nossas neuras, os nossos "ódios de estimação", características que também fazem de nós quem somos. Os nossos amigos e a nossa família acabam a aprender a lidar com estas caracteríticas e gostam de nós mesmo assim. Mas somos melhores pessoas quando, apesar dos nossos defeitos e manias, somos capazes de reconhecer que estávamos errados, que não agimos bem, ou que estamos a ser pouco tolerantes.
Durante muito tempo fechei-lhes voluntariamente o meu coração. Primeiro por estupidez própria da idade, depois por ignorância e indiferença, e, mais tarde, por não saber bem como dar a volta à situação. Mas ainda bem que soube reconhecer que não estava a agir bem, e quis mudar a minha atitude. Ainda bem que do outro lado também havia essa vontade. E num dia de verão, assim de repente sem que nada o fizesse prever tudo mudou. Eu baixei a guarda e abri o meu coração, eles baixaram a guarda e deixaram-me entrar. E assim nasceu uma verdadeira amizade e com eles partilho a minha vida, as minhas alegrias e os meus problemas. Eu não sou perfeita, mas estou sempre a tempo de corrigir os meus defeitos e de permitir que existam na minha vida pessoas que fazem de mim alguém melhor. Tal como eles.
E assim vamos partilhando as nossas vidas, os bons momentos, as dificuldades, as tristezas, as alegrias e esta tarte de marmelo.



Ingredientes:
(adaptado de Good Food - Outubro de 2011 - pág.71)

Para o puré de marmelo:
1 kg de marmelo (cortado em pedaços, sem sementes mas com casca)
175g de açúcar
raspa e casca de 1/2 limão
1 colher de chá de canela
Para a massa da tarte:
140g de manteiga em pedaços
200g de farinha
50g de amêndoa moída
75g açúcar
raspa de 1 limão
1 ovo + 1 gema
Para o Crumble de Aveia:
100g de farinha
75g de flocos de aveia
75g de açúcar
140g de manteiga em pedaços e à temperatura ambiente

Preparação:

Comece por preparar o puré de marmelo (que é uma espécie de marmelada).Coza os marmelos na panela de pressão com 175ml de água durante 10 minutos. Ao fim desse tempo deixe a panela perder a pressão e abra-a depois. Triture os marmelos e todo o líquido com a varinha mágica até ficar cremoso.Acrescente o açúcar, o sumo e raspa de limão e a canela. Misture bem e leve o puré a lume brando deixando ferver durante alguns minutos. Retire e deixe arrefecer.
Entretanto prepare a massa. No robot de cozinha coloque a farinha, as amêndoas e a manteiga e misture algumas vezes. Junte depois o açúcar, a raspa de limão e depois o ovo inteiro e a gema. Misture bem até estar bem combinado e envolva a massa em película aderente colocando-a depois no frigorífico durante 15 minutos.
Entretanto estique a massa e forre uma tarteira de fundo amovível. Cubra a massa com papel vegetal e coloque-lhes alguns pesos em cima como, por exemplo, feijão seco ou arroz. Leve a assar em forno moderado (160ºC) durante 20 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel e os pesos e deixe cozinhar mais 15 minutos até a massa ficar dourada e crocante.
Aumente a temperatura do forno para os 180ºC e prepare o crumble de aveia misturando com os dedos a farinha, o açúcar e a aveia. Acrescente depois a manteiga e continue a misturar até obter uma massa com a consistência de migalhas grossas.
Coloque agora o recheio de marmelo na base de tarte já cozinhada e sobre o recheio coloque o crumble de aveia. Leve novamente ao forno e deixe cozinhar cerca de 25 minutos até a tarte estar dourada.
Sirva à temperatura ambiente ou morna com uma bola de gelado de baunilha.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Até os seres perfeitos eram imperfeitos aos olhos de muitos..., o importante é termos a intenção de mesmo com pequenos passos irmos corrigindo nossas imperfeições.
    Tenho saudades de comer marmelo, adorei a receita.
    Abraço.
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. pena eu aqui não encontrar marmelos pois ficou super linda e sem duvida deve ser bem gostosa, beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Passamos todos por estes momentos, o que nos torna diferente e melhores é reconhecermos e melhorarmos

    adorei a sugestão - já levo comigo
    beijocas e bom início de semana
    Paula

    ResponderEliminar
  4. SEMPRE procurei uma receita assim de crumble e esse parece delicioso, o que procurava! Obrigada :) vou de certeza experimentar

    ResponderEliminar
  5. Muito bom aspecto esta tarte! Gostei muito! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. crumble e marmelo condizem com outono. Crumble de marmelo é a cereja no topo do bolo!

    ResponderEliminar
  7. Muito boa essa tarte!!! levo comigo a receita. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Ficou muito bonito esse crumble! Uma excelente sugestão! :)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar

Imprimir