Finalmente o Outono, cinzento e chuvoso. Vestir casacos, calçar galochas e botas e saltitar as poças de água e correr para o carro para não apanhar chuva. Apertar o casaco no pescoço para não apanhar frio. Respirar fundo e sentir o ar frio a entrar. Falar e fazer "fuminho".
A comida e os ingredientes de Outono e que agora já fazem mais sentido: as tacinhas de marmelada a secar (não no parapeito da minha janela, mas na banca da cozinha), a abóbora que repousa no chão ao pé do cesto da fruta onde neste momento há nozes e maçãs.
É altura de começar a preparar comidas que complementem este tempo: o assado ainda a borbulhar, o bolo morno com uma chávena de chá a escaldar e o arroz ainda fumegante que vem para a mesa e é que é comido com satisfação, tal como uma comida de conforto deve ser.
Ingredientes para 2 pessoas:
200g de entrecosto em pedacinhos
1 medida de arroz
1 cebola
1 colher de chá de massa de pimentão
1 folha de louro
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
100ml de vinho branco
piri-piri q.b.
salsa picada
azeite q.b.
150g de verdes (ervilhas, feijão verde, couve, ...)
Preparação:
Tempere o entrecosto com a massa de pimentão e um pouco de sal. Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve a refogar no azeite. Acrescente a salsa picada o louro e junte o entrecosto. Regue com o vinho branco e tempere com um pouco de pimenta. Deixe cozinhar tapado, em lume brando, até a carne estar cozinhada. Se necessário acrescente um pouco de água para não agarrar.
Misture depois o arroz e 3 medidas de água. Envolva bem e quando levantar fervura acrescente os verdes - eu acrescentei feijão verde cortado, mas prefiro com couve. Rectifique os temperos.
Deixe cozinhar e sirva assim que o arroz estiver cozido.
Bom Apetite!
É uma receita deliciosa para o outono, mas deixamos arrefecer um pouco e consumimos também no calor do nordeste brasileiro.
ResponderEliminarBeijo
Vânia
Gosto muito do verão, mas para ser franca também já sentia saudades deste quentinho dentro de casa com a tal comidinha de conforto! Um belo chocolate quente e um bom filme....quem não gosta?!
ResponderEliminarBjs
Ah, o Outono chuvoso e frio a convidar a dois dedos de conversa, bebidas quentes e comidinha de conforto. Uma manta sobre os pés, o crepitar da lareira, um bom livro e o aconchego de um agasalho. Que maravilha! Mil vezes o frio!
ResponderEliminaruma receitinha para aconchegar e aquecer!
ResponderEliminarSim, é verdade, este tempo também tem a sua graça, pelo menos na minha opinião... :)
ResponderEliminarGostei deste arrozinho, deve ser mesmo reconfortante. Bjs
Hummm... que arrozinho deliciosos e então com o feijão verde hummmm... adoro amiga, ficou excelente.
ResponderEliminarBeijinhos
Que refeição tão saborosa e bem caseira, à nossa moda! Bjs. Lúcia
ResponderEliminargostei muito desta receita, confortável e ideal para a estação fria que se avizinha. um beijinho
ResponderEliminarque optimo aspecto. O feijao verde eu dispensava pois nao gosto mas de resto ja comia uma pratada.:D beijos
ResponderEliminarQue belo arroz...ficou a meu gosto em todos os aspectos!
ResponderEliminarO Outono é bem vindo com toda a sua cor e sabor
Humm..... parece delicioso. Vou experimentar, agora que o frio já pede umaa comidinha bem gostosa e reconfortante.
ResponderEliminarObrigada pela partilha.
Beijo
Rosa Vouga
Olá Joana! Descobri este blog por acaso e tenho sido assistente quase assídua desde então. Detesto cozinhar e tenho que o fazer. As suas receitas rápidas inspiram-me e tenho uma inveja branca da capacidade de criar uma refeição das poucas coisas que às vezes temos no frigorifico ou na despensa. Nesta receita concreta, uma medida de arroz é quanto, para as 200 gr de entrecosto? Eu por agora vou usar a minha medida... vamos ver se sai bem!
ResponderEliminar