Massa Primavera com Ovo Escalfado

Eu gosto de cozinhar assim. Ao sabor do que tenho cá em casa e do que me apetece comer. E faço-o com frequência apesar de ter sempre presente a minha ementa semanal. O jantar estava destinado ser um prato de massa ou qualquer sobra que houvesse no frigorífico, mas ao abri-lo e antes de ver as sobras (poucas) vi a abundância de legumes e a variedades de cores que o populam. Assim, os legumes foram saindo, dando origem e forma a este prato de massa...

Ingredientes para 2 pessoas:

150g de massa curta (usei penne)
1 dente de alho
1 cenoura pequena
1/2 courgete pequena
1 cebola pequena
100g de brocolos em raminhos
1/2 pimento vermelho pequeno
1/4 couve coração
2 colheres de sopas de natas ligeiras
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
2 ovos

Preparação:
Leve a massa a cozer em água temperada com sal até ficar "al dente".
Entretanto prepare os legumes lavando-os bem. Corte depois a cebola em rodelas finas, a cenoura em palitinhos, a courgette e o pimento em cubinhos. Separe os brocolos em raminhos pequenos e corte a couve em juliana fina.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite (cerca de 1 colher de sopa) e junte o dento de alho picado. Acrescente depois os legumes e deixe saltear até estarem cozinhados mas crocantes. Tempere de sal e pimenta.
Escalfe os ovos em água a ferver, mas não os cozinhe demasiado para manter a gema líquida. Reserve.
Acrescente aos legumes a massa já cozida e escorrida e envolva bem. Acrescente as natas e volte a misturar.
Para servir divida a massa pelos pratos e termine com o ovo escalfado.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Excelente aspeto :)

    http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. O ovo escalfado é muito pouco utilizado no Brasil, embora que seja uma forma muito saudável de consumir este nobre alimento.
    A massa está deliciosa.
    Vânia

    ResponderEliminar
  3. Maravilha de massa. Também cozinho assim, com o que tenho no frigorifico e acho q vou adaptar esta receita para couve-flor, que está à espera de ser utilizada :)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:18

    Muito boa a receita e super simples.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. os pratinhos coloridos fascinam-me.. adorei:)

    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  6. Que massa maravilhosa! Adoro o aspeto.
    Beijinhos
    Zezinha

    ResponderEliminar
  7. Perfeição!!!!

    http://aprendendo-cozinhar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Fiz hoje esta massa para o jantar. Muito boa.

    ResponderEliminar
  9. Magnifico plato el que presentas, una idea muy buena, cualquier día lo preparo,, me gusta tu blog, con tu permiso me quedo de seguidor.
    Saludos

    ResponderEliminar
  10. Adoro estas massas! Faço muitas vezes! esta tem um aspecto excelente!

    beijos:)

    simplesesaboroso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. desculpe não entendi como fazer este ovo escalfado,por favor me diga.

    ResponderEliminar

Imprimir