Bacalhau com Grão, Grelos e Broa


Mais um fim de semana que passou. Houve jantares com amigos, festas de aniversário e, no sábado, uma maratona de 8 horas a responder aos muitos mails que estavam em atraso. Acho que não deixei ninguém sem resposta e, caso isso tenha acontecido, façam o favor de me voltar a contactar.
Com tantos afazeres e solicitações o tempo foi pouco para cozinhar, mas mesmo assim algumas coisas saíram da cozinha. Uma delas foi este bacalhau, uma receita que aprendi com a minha amiga C., numa das minhas ultimas idas a Beja. A diferença é que a minha amiga C. é fã incondicional da Bimby e esta foi uma receita preparada no "robot" (aliás, acho que a receita original  é mesmo de um dos livros da Bimby). Cá em casa foi preparada de forma mais tradicional, mas igualmente saborosa e perfeita para confortar o estômago e a alma nestes dias frios e chuvosos.

Ingredientes para 4 pessoas:

250g de grão de bico cozido
1/2 broa de milho
500g de bacalhau demolhado (podem usar migas de bacalhau)
500g de grelos (podem ser congelados)
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
1 folha de louro

Preparação:

Comece por fazer um refogado com a cebola e os dentes de alho picados, a folha de louro e um pouco de azeite. Deixe alourar um pouco e acrescente o bacalhau desfiado. Envolva bem e tempere com um pouco de pimenta (e sal, se necessário) e deixe cozinhar.
Coza os grelos em água temperada de sal (se usar congeladas proceda conforme as instruções da embalagem) e escorra bem. Tempere com um fio de azeite.
Num prato de ir ao forno ou num pirex coloque, no fundo, o grão de bico e por cima os grelos. Disponha depois a cebolada de bacalhau.
Entretanto esfarele a broa de milho e coloque uma camada generosa por cima da cebolada de bacalhau. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno quente para tostar a broa.

Bom Apetite!

20 comentários :

  1. Muito bonito o prato e também muito saudável, adorei, para fazê-lo tenho de substituir os grelos por outro ingrediente a escolher.
    Boa semana.
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Adoro todos os pratinho de bacalhau e este tem os ingredientes que eu mais adoro, ficou uma refeição muito especial e apetitosa, parabens!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Deve ser muito bom este bacalhau...tenho de experimentar...bjokitas

    ResponderEliminar
  4. Hum..... parece delicioso.
    Os grelos é que não me agradaram, confesso. Devia de gostar deste legume, bem sei, mas acho que já não vai ser nesta vida. Substitui-a-os por espinafres que adoro e para além disso abundam na minha mini horta.

    Obrigada

    Bjs

    Rosa Vouga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:32

      Já fiz algumas vezes mas em vez de grelos cortei repolho coração de boi em juliana cozi e fiz uma camada ,ficou divinal

      Eliminar
  5. O bacalhau é cozido primeiro ou não?

    ResponderEliminar
  6. Já tinha experimentado com castanhas, mas com grão tb não me parece nada mal :)

    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Deve ser divino! É mesmo para eu experimentar na quadra natalícia :)

    ResponderEliminar
  8. Deve estar óptimo esse bacalhau! Não sei porquê mas eu continuo com alguma relutância em relação à bimby! O tradicional continua a reinar por estes lados!

    Ahh! E obrigada pela resposta ao email!

    Beijinhos,
    Maria Leonor
    umdocedecasa.blog.com

    ResponderEliminar
  9. wuau esta o maximo adorei pois adoro bacalhau beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Sofia17:22

    Um prato bem português e fácil de confeccionar.Obrigada pela ideia!Bjs

    ResponderEliminar
  11. Uau!! que delicia!! bjks

    ResponderEliminar
  12. que receita diferente com bacalhau..mto legal...
    abraços
    camilla
    http://menuaquarela.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  13. Olá, boa noite!

    Faço parte do Gourmetidos, um site especializado em gastronomia! Temos dicas de bares e restaurantes, receitas, "Saúde na mesa" com dicas de uma nuntricionista, além de muito mais!
    Estamos atualmente passando por uma reforma e com inúmeros projetos. Dentro de aproximadamente um mês estaremos lançando nosso novo layout.

    Adoramos seu blog e, por isso, gostaríamos de saber se você aceita ser um parceiro Gourmetido?
    Entre em contato conosco: colunista@gourmetidos.com.br

    www.gourmetidos.com.br

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito desta receita, pois além de levar ingredientes que me agradam, é simples e nutritiva.
    Beijinhos

    Mariana

    ResponderEliminar
  15. QUE MARAVILHA E QUE ASPECTO DELICIOSO.

    BJS

    ResponderEliminar
  16. Esta bacalhoada deve ser uma delícia,vou fazer no domingo: para vocês que gosta de receitas deliciosas de dar água na boca visite o meu blog: www.receitasbrilhantes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Fiz este bacalhau para o jantar de aniversário da minha filha do meio. Obrigada pela partilha. bjs

    Ana

    ResponderEliminar
  18. Anónimo23:53

    Olá, boa noite.

    Acompanho este blog em silêncio desde há algum tempo...

    Há anos que desejava estrear-me no mundo da cozinha. Hoje foi o dia. Fiz-lo inspirado nesta sua receita que copiei aparentemente com sucesso (a avaliar pelos comentários da família...).

    Obrigado pela inspiração.

    Carlos

    ResponderEliminar
  19. Comi este bacalhau no fim de semana, na zona de miramar, é muito bom!

    ResponderEliminar

Imprimir