Couve Salteada com Amêndoas

Aos poucos e poucos tudo se começa a compor e eu entro quase definitivamente em modo Natal. Há planos para fazer a árvore e o presépio assim que Dezembro chegue, e comprar as últimas 2 prendas. E depois os cabazes que estão muito atrasados este ano... Mas ainda não houve tempo para mais.
Entretanto procuro receitas de coisas que quero experimentar. Será que consigo fazer uma "gingerbread house" este ano? E quem irá fazer os sonhos da minha avó para a mesa de Natal? E o que será o almoço no dia 25? Bem, posso não saber o que é o almoço, mas acho que descobri o acompanhamento perfeito para esse dia durante o jantar de acção de graças cá em casa. Estas couves que ligam bem com todas as carnes assadas e têm um toque especial...Tudo o que é preciso para uma mesa de Natal.

E hoje, há rubrica "Feito em Casa" no Mais Mulher, às 17h30 na SIC Mulher. É sobre os cabazes de Natal, espero que gostem!

Ingredientes para 6 pessoas:

350g de couve portugues
1dl de azeite
4 dentes de alho
sal q.b.
pimenta q.b.
50g de amêndoa laminada

Preparação:

Depois de preparada, coza a couve em água temperada de sal.
Entretanto numa frigideira anti-aderente e sem acrescentar gordura, torre as amêndoas até ficarem lourinhas. Reserve.
Leve uma frigideira ao lume com o azeite e os dentes de alho cortados em lâminas e deixe aquecer. Acrescente depois a couve bem escorrida e partida em pedaços mais pequenos. Deixe saltear um pouco e tempere com um pouco de pimente e, se necessário sal. Junte metade das amêndoas e envolva bem.
Coloque no prato de servir e olvilhe com as restantes amêndoas. Sirva como acompanhamento de carnes assadas.

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Amanhã começa o mês do Natal... não fiz grandes planos, as ideias vão fluir naturalmente.
    A couve ficou deliciosa, muito prática e saudável ótima para qualquer momento.
    Beijo
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Lindo este pratinho, para além de saudàvel ficou com um aspecto muito apetitoso, adorei a opção da amendoa!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei da versão com amêndoas. Normalmente saltei-o as couves com azeite, alho e uma pitada de coentros :)

    ResponderEliminar
  4. Olá, nem a propósito... a minha mãe deu-me couve portuguesa e eu quando a fui arranjar coloquei os talos mais rijos num saco já cortados e as folas noutro saco. Os talos aproveitei ontem num creme de legumes e as couves vou aproveitar a sugestão.

    ResponderEliminar
  5. Amanhã lá emcasa começam os preparativos para o Natal.Vamos buscar a árvore de Natal,começam as decorações, começas a pensar nos preparativos para a seia, a pensar nas prendas... Adoro esta época!

    Boa sugestão para acompanhar o bacalhau

    tudo de bom

    ResponderEliminar
  6. Agora começa a correria de final de ano né?
    Delícia sua receita.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Joana,

    O ano passado coloquei em prática alguns dos seus conselhos para cabazes de Natal e todos os presenteados gostaram. Ainda há uns dias uma amiga utilizava um dos produtos que coloquei no seu cabaz com um sorriso, dizendo-me que tinha gostado e que aquela era uma boa oportunidade para o utilizar. Este ano não vou fazer tanta quantidade de produtos como no ano passado, mas já tenho as bases para os fazer.

    Em suma, o bichinho fica tanto em quem dá como em quem recebe. Por isso, lhe agrdeço esta partilha fantástica das suas ideias. E é bem verdade que com pouco dinheiro e com muita vontade, podemos fazer coisas maravilhosas e alegrar quem nos rodeia.

    Votos de um bom programa.

    Paula

    ResponderEliminar
  8. Bom dia! Estou a pensar fazer este ano uma casinha de gengibre, nada de muito grande, mas também que não caísse 5m depois lol Como vi que tb tenciona fazer uma, gostaria de perguntar se tem alguma receita que me aconselhe. Muitíssimo obrigada! Se possível, responda para c5ofiar@gmail.com

    ResponderEliminar
  9. Anónimo16:15

    good page thnks
    roof-waterproofing
    عایق رطوبتی پشت بام (عایق بام)، یک عایق رطوبتی دو جزئی است عایق رطوبتی پشت بام که به عنوان یک غشای سیال سرد اجرا بر پایه سیمان پلیمری و دیسپرسیون‌های استایرن آکریلیکی با قابلیت انعطاف‌پذیری و کشسانی بالا، جهت آب‌بندی تمامی سطوح بتنی و غیر بتنی کاربرد دارد.
    roof-waterproofing

    ResponderEliminar

Imprimir