Muffins de "Manhã de Natal"

Nos ultimos dias parece que o tempo não chega e que o dia passa a correr. As 24 horas do dia não chegam para tudo o que tenho para fazer e ainda telefonemas, responder a mails, enviar mails, os blogues, as ideias para os blogues e a procura de coisas novas para o natal. Tenho tanto para fazer e não consigo estar mais de duas horas sentada a trabalhar sem ter de fazer outras 3 ou 4 coisas pelo meio. E assim a concentração perde-se e o trabalho não rende. Porque tenho tantas ideias que quero (já nem sei se será melhor dizer queria) colocar em prática antes do natal e que desejo partilhar, que tenho receio de com esta vontade de fazer tudo, acabe a fazer quase nada.... Mas como diz a minha avó "primeiro as obrigações, depois as devoções" e é com este principio que tenho de organizar o meu trabalho.
O tempo vai correndo e a distância até ao Natal vai-se encurtando e, para não desanimar, ganhar forças e levantar a moral aqui fica uma sugestão com cheirinho a Natal para preparar no fim de semana.

Ingredientes para 12 muffins:
(in "How to be a Domestic Goddess", Nigella Lawson, pág.277)

1 1/3 chávena de farinha
3 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/3 de chávena de açúcar
noz moscada q.b.
1 laranja pequena
leite q.b.
50g de manteiga derretida
1 ovo
1/2 chávena de arandos secos ou passas
2 colheres de chá de açúcar
1/2 colher de chá de canela em pó

Preparação:

Numa taça misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o açúcar e uma boa pitada de noz moscada. Entretanto esprema a laranja e coloque o sumo numa chávena perfazendo a quantidade de 2/3 de chávena com o leite. Noutra taça misture o ovo batido, a manteiga derretida e incorpore a mistura de leite e sumo de laranja.
Misture os ingredientes sólidos com os ingredientes líquidos, mas tenha cuidado e não misture a massa em damasia. Os melhores muffins (e mais leves e fofos) são aqueles cuja massa ainda está um pouco granulosa. Envolva agora as passas ou os arandos secos e divida a massa pelo tabuleiro de queques previamente forrado com forminhas de papel frisado.
Entretanto misture o açúcar e a canela e polvilhe sobre os muffins antes de os colocar no forno pré aquecido a 200ºC. Leve então os muffins a assar durante cerca de 20 minutos até estarem crescidos e dourados.
Retire e deixe arrefecer um pouco sobre uma grelha. São optimos simples ou barrados com manteiga e compota.

Bom Apetite!

Nota: A receita original tem as quantidades em cups (chávenas). Actualmente é muito fácil de encontrar à venda em lojas de artigos para a casa estes medidores próprios ( com preço a partir de 1 ou 2 €). No entanto podem usar uma qualquer chávena com capacidade de 220ml que é a capacidade a que corresponde 1 cup (1 chávena).

17 comentários :

  1. A realidade e assim mesmo, com a proximidade do Natal o tempo fica mais curto, há a necessidade de controlar melhor o tempo.
    Lindas fotos e receita,
    Abraço
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida!
    Como sempre as tuas receitas fantásticas amei os teus muffins, e desejo que tenhas muito tempo para fazeres tudo o que queres faz devagarinho e um dia de cada vez e vais ver que fazes tudo...um beijinho muito grande:))

    ResponderEliminar
  3. Olá! Não tenho deixado comentários, mas tenho acompanhado as tuas belíssimas sugestões! Apesar de seres perita nas lidas domésticas, estamos aqui para te dar apoio moral! Se não tiveres tempo para todas as dicas para este Natal, escreve-as e divulga-as no próximo Natal! Tens um ano para aprimorá-las!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. estamos iguais então! Tenho tantas ideias que nem sei por onde começar!! E o tempo que parece muito parece que não chega para nada! :)

    Beijinhos,
    Maria Leonor
    umdocedecasa.blog.com

    ResponderEliminar
  5. Estão fantásticos. As receitas da Nigella são sempre infalíveis.

    ResponderEliminar
  6. Joana acontece o mesmo comigo 24h é pouquinho para tudo que há para fazer :)
    Os muffins estão lindos.

    ResponderEliminar
  7. Jà cheira a natal por aqui!!!

    Ficaram mt bonitos e perfeitinhos, imagino o cheirinho que ficou nessa cozinha hummmm

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Estão lindos! Imagino sabor :) beijinhos. Lucia

    ResponderEliminar
  9. É verdade, fiquei desempregada recentemente, embora não tenha trabalho, tenho tanta coisa para por a andar que as vezes penso, como é que eu antes conseguia??? Em relação aos Muffins, vão já sair durante a tarde!!

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana. Gostei mt tb desta receita :) E, ñ stresses - segue o conselho da tua avó e c calma td se vai fazendo. E o q ficar por fazer, mais oportunidades virão :) Ou mt me engano, ou c tds as tuas ideias sobre a época natalícia (decoração, prendas caseiras e receitas) podias publicar outro livro ;) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  11. Olá! Quanto mais próximo das festas de final de ano, mais complicada vai ficando a nossa vida... correria total! Desejo calma e sorte. TUdo vai dar certo!

    Que tal um café? Gostou da idéia? Passe no Blog Delírios Gourmet e saiba sobre a nova Safra Especial 2011 do Café Pilão! Especialíssimo!
    Acesse: http://deliriosgourmet.blogspot.com/

    Um bj pra vc!
    Grazy*

    ResponderEliminar
  12. eu também me queixo do mesmo - da falta de tempo.
    parece que hoje em dia vivemos todos a correr, não é?
    os teus queques estão fantásticos!

    ResponderEliminar
  13. Tenho uma questão: como faço para a contactar, para enviar mail? É que o que está no blog, aminhadieta@hotmail.com, dá erro :(

    ResponderEliminar
  14. O tempo é dos bens mais preciosos...
    SE fosse possível oferecê-lo de presente... Enquanto não, vamos tentando fazer o melhor que podemos e sabemos!
    Os muffins ficaram bem apetitosos ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  15. E assim...o tempo pasa mt. rapido, hoje fiz uns oleos aromaticos e açúcar baunilhado ( feito em casa:)))
    Os muffins tem bom aspeto, bj

    ResponderEliminar
  16. A Nigella realmente tem receitas fantásticas! Adorei os teu muffins ficaram lindos! :)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  17. Humm... Muito muito bom! Parecem deliciosos...
    Beijos

    ResponderEliminar

Imprimir