Bacalhau com Natas à Antiga

Do bacalhau diz-se existirem 1001 maneiras de confeccionar. Talvez exista o mesmo número de maneiras de preparar bacalhau com natas. Com batata frita, com bechamel e sem natas, com cenoura, sem cenoura, com camarão, com batata cozida.... Tantas e tantas variantes deste prato tão tradicional e que agora virou moda desdenhar e colocar em segundo plano por se ter tornado uma receita facilmente preparada por todos e portanto "popular". Já não é a primeira vez que vejo a expressão "cozinha de tias"  (que eu sinceramente não percebo o que quer dizer) associada a este prato.
Na minha cozinha, e na minha mesa, há sempre lugar para um belo tabuleiro de bacalhau com natas. É apreciado pela maioria, dá para preparar com alguma antecedência mas é também algo que se prepara com rapidez. Rende bastante e é sempre uma receita vencedora em qualquer festa ou celebração.
Desta vez, iniciámos o ano com esta versão de bacalhau com natas preparada com puré de que já tanto me tinham falado. Não desdenhámos e ficou aprovada com distinção.

Ingredientes para 4 pessoas:

6 batatas médias
2 cebolas
2 dentes de alho
1 folha de louro
500g de bacalhau (demolhado, limpo de peles e espinhas e desfeito com a ajuda de um pano)
azeite q.b.
200ml de natas
200ml de leite
1 colher de sopa de manteiga
noz moscada q.b.

Preparação:

Descasque e corte as batatas em cubos. Leve-as a cozer em água temperada com sal.
Entretanto descasque as cebolas e corte-as em rodelas finas. Leve uma frigideira grande ao lume com um pouco de azeite e junte as cebolas em rodelas, os dentes de alho previamente picados e a folha de louro e deixe a cebola começar a alourar. Junte depois o bacalhau desfiado e deixe cozinhar. Rectifique de sal e tempere com um pouco de pimenta.
Entretanto escorra as batatas e com o passe-vite ou um esmagador manual desfaça as batatas em puré. Junte depois o leite e a manteiga até formar um puré aveludado. Tempere com um pouco de noz moscada.
Junte a cebolada de bacalhau já cozinhada ao puré e envolva bem. Acrescente depois metade das natas e volte a mexer.
Coloque a mistura num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e sobre a mistura coloque as restantes natas. Leve depois ao forno já aquecido (200ºC) para gratinar a superfície.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

23 comentários :

  1. Ficou com muito bom aspecto...maravilha...também faço com leite e natas...bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Adoro bacalhau e é sempre bem vindo mais uma receita para o confecionar. Apesar de dizeres que é bacalhau à antiga, eu não conhecia essa versão! Gostei imenso.
    Um ano novo muito feliz.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Graça10:03

    Outra versão do mesmo prato mas apetitosa à mesma. Tem muito bom aspeto este bacalhau!

    ResponderEliminar
  4. Ficou com um aspecto maravilhoso Joana, uma delícia!
    Parabéns pela entrevista na Continente Magazine, gostei muito. Temos 2 coisas em comum, o gosto pela cozinha e formação em turismo (e também não trabalho na área)
    Beijinhos e tudo de bom :)

    ResponderEliminar
  5. cozinha de tias? não me parece, é um prato que gosto muito, e eu não me considero uma tia... eh eh eh
    gosto mais da versão com batata cozida, tal como tu a fizeste.

    ResponderEliminar
  6. Belíssimo prato, delicioso, a minha mãe fazia muitas vezes essa receita, eu já sigo a versão do bechamel light.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  7. Adoro! é a minha receita de bacalhau com natas preferida... Bom Ano!

    ResponderEliminar
  8. e eu adoro bacalhau com natas! O da minha mãe é com batata frita aos cubinhos e é maravilhoso!!!

    Beijinhos,
    Maria Leonor!

    ResponderEliminar
  9. ai que delicia de receita,gostei muito do seu blog

    ResponderEliminar
  10. Também já fiz muitas vezes e gosto muito. Quando não tenho tempo para cozer as batatas uso o puré de batata congelado do Pingo Doce, é só misturar leite e é muito bom e rádido.

    Feliz Ano Novo
    Maria

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Quis dizer "rápido"!

    ResponderEliminar
  13. Bacalhau com natas é uma das minhas receitas favoritas... com puré nunca tinha ouvido falar... vou experimentar porque deve ser delicioso!

    ResponderEliminar
  14. Parece-me muito bem. Este mês vou ter festa de aniversário cá em casa. Vai ser um dos pratos que vou fazer! Obrigada!

    ResponderEliminar
  15. No meu bacalhau com natas também costumo utilizar batata palha e cenoura ralada e fica ótimo.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo14:15

    Excelente receita, foi o que fiz para a passagem do ano. só que eu junto ao refugado de bacalhau alho frances cortado fininho e cenoura ralada, fica uma delícia.

    ResponderEliminar
  17. Receitas de Bacalhau, são sempre bem vindas... Obg.

    ResponderEliminar
  18. Conhecia a receita mas com batata cozida aos cubos mas esta parece-me ser deliciosa. Parabéns Joana porque sigo-a na sua pagina do facebook e acho-a fantástica pois, torna cozinha diária muito versátil, simples, descontaída e alegre.
    Parabéns creio que nos dias de hoje e com tantas dificuldades na vida tanto a chamada crise, como a conciliação do trabalho com a família mais o facto de querer dar aos nossos em casa aquilo que é mais saudável a Joana traz "ar fresco".
    Beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  19. Conhecia a receita mas com batata cozida aos cubos mas esta parece-me ser deliciosa. Parabéns Joana porque sigo-a na sua pagina do facebook e acho-a fantástica pois, torna cozinha diária muito versátil, simples, descontaída e alegre.
    Parabéns creio que nos dias de hoje e com tantas dificuldades na vida tanto a chamada crise, como a conciliação do trabalho com a família mais o facto de querer dar aos nossos em casa aquilo que é mais saudável a Joana traz "ar fresco".
    Beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  20. Rosa L. Gomes Pangaio de Luna16:04

    Sempre faço essa receita há vários anos. Costumo cozinhar as batatas na água do bacalhau depois de ter retirado da panela. O sabor passa para as batatas que são cortadas em rodelas largas e ficam pré cozidas, não deixe cozinhar muito..
    Faço um molho branco ou bechamel , coloco o creme de leite ou creme de natas, como vcs dizem. Coloco as cebolas em rodelas no azeite, deixe fritar , coloco o bacalhau em lascas. A arrumação no recipiente é uma camada de molho bechamel, as batatas, o bacalhau com as cebolas e novamente começar com o creme até até terminar os ingredientes.Um fio de azeite por cima, não pode faltar. Levar ao forno num tabuleiro para gratinar. Aprendi esta receita e foi um sucesso. Sou brasileira, tenho cidadania portuguesa, filha e neta de portugueses. Sempre adorei bacalhau. Bom apetite.

    ResponderEliminar
  21. Atenção! Esta sua receita está plageada no Facebook. Link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=430347417061778&set=a.366889486740905.84181.307315049365016&type=1&theater.
    Deixei a verdadeiro fonte. Mas de certeza que vai apagar. :(
    Enfim! Pessoas sem princípios!

    Beijinhos e boa semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  22. Ótima receita, ficou ótimo.
    Excelente opção para matar saudades de "casa"

    ResponderEliminar

Imprimir