Cataplana de Frango com Chouriço


Sabe sempre bem voltar a casa. Foram bons os dias na praia, houve sol, banhos de mar, grelhados na brasa, namoro e descanso. Foi bom ir às compras ao mercado, ler e ver filmes e fazer caminhadas na praia.
Vimos com a pele morena e prontos para retomar rotinas. Foram dias bons mas já se acabaram.
Ainda com sabor a férias mais uma cataplana, desta vez com frango e chouriço. E lá se continua a dar uso aos legumes dos avós - agora chegou o tempo do tomate e do pimento!

Ingredientes para 2 pessoas:

1/2 frango partido em pedaços
1 pimento vermelho
1 tomate grande maduro
1 cebola
1 dente de alho
1/2 chouriço
sal e pimenta q.b.
vinho branco q.b.
1 pé de salsa
1 malagueta seca
azeite q.b.

Preparação:

Lave o tomate e o pimento. Corte o tomate em pedaços e o pimento em tiras grossas. Corte a cebola em meias luas.
Na cataplana coloque os legumes, o alho picado e o chouriço em rodelas. Junte o frango e tempere tudo com sal, pimenta, a malagueta e a salsa picada. Regue tudo com um fio de azeite e um pouco de vinho branco.
Feche a cataplana e leve a cozinhar cerca de 35 minutos até o frango estar cozinhado. Sirva com uma salada verde e umas batatinhas fritas em cubos.

Bom Apetite!

16 comentários :

  1. Olá, bom dia,
    É uma ótima refeição, prática, com ótima aparência, apresentação e saborosa.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Excelente aspecto ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Hmm, mt bom, q lindo aspecto! Welcome back :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. Que fominha que dá!

    BEijos

    ResponderEliminar
  5. Joana, não sabia que era nutricionista....

    ResponderEliminar
  6. A-DO-RO cataplanas! Sempre que posso, seja de peixe ou carne, ou legumes, ou mesmo doces... Tenho algumas receitas já publicadas no blog também! Esta ficou divinal e com um aspecto bem apuradinho como só estas cataplanas ficam... acho que vou experimentar. obrigado pela partilha uma vez mais.

    ResponderEliminar
  7. Menudo colorido!!! Tiene un aspecto estupendo. Me la apunto para probarla. Besicos.

    ResponderEliminar
  8. Maria C23:05

    Porque será que há gentinha tão "mesquinha"? Habitualmente não comento, mas hoje ao ler os comentários não podia deixar de ironizar com o que a AD, desculpe mas é assim que se assina,escreve acerca de uma receita despretenciosa da Joana, que mais não tem feito do que partilhar com os que a lêm já há alguns anos, o que vai saindo da sua cozinha, sem qualquer pretensão ou arrogância...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, não percebi. Há alguma coisa de errado com o que eu disse?

      Eliminar
    2. Bem estive a pensar e vou responder mesmo sem perceber o que disse.

      Hoje esta eu a esfolher a edição especial da revista Crescer cobre nutrição infantil (http://www.euroimpala.pt/assinaturas/EdicaoDigital.aspx?Id=41923&ca=1) e vejo que tem uma rubrica da Joana Roque. Tiro para ler e qual não é o meu espanto vejo por baixo da foto o seguinte: Joana Roque - Nutricionista.
      Como sou leitora do blog, não tão assídua como a Sra. Maria e provavelmente não há tantos anos, fiquei espantada e comentei no último post que a Joana tinha escrito. Sem intenção nenhuma e sem qq ligação a receita em si. Daí não perceber a forma como começa o seu comentário, que ainda nem percebi se se refere-se a mim...

      Quanto ao AD, é o nick que tenho no blogger e uma abreviatura dos meus nomes próprios...porque Ana Daniela já não estava disponível na altura.
      Como vê Sra. Maria, não tenho qq problema em assinar com o meu nome, até pq mesmo com o meu nome totalmente descrito não muda nada!

      Eliminar
    3. Olá Ana Daniela,

      Realmente não sou nutricionista, como acho que todos devem saber, mas realmente fizeram-me uma pequena entrevista acerca de como se poderia motivar as crianças a comerem mais vegetais. Foi apenas com essa intenção que respondi. O facto de terem dito que era nutricionista é um lapso do jornalista. O único objectivo do artigo são apenas ideias e sugestões da parte de quem cozinha, e não numa perspectiva de um profissional de nutrição, qualificação que não tenho.
      A Maria C. não percebeu a envolvente do seu primeiro comentário - e eu para ser sincera também não estava a perceber até a Ana ter aqui vindo explicar o motivo do seu comentário. Espero que assim tenham todos ficado esclarecidos. Nem eu sou ou me fiz passar por nutricionista, nem a Ana estava a ser "mesquinha", mas apenas a chamar a atenção para um lapso da publicação.

      Obrigada pelo esclarecimento.

      Joana Roque

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    5. Desculpe lá Ana, mas removi sem querer o seu comentário... Mas era só para lhe dizer que estamos entendidas e sem qualquer problema. Espero que apesar do mal entendido isso não lhe tire a vontade de comentar sempre que ache necessidade. Até porque é a falar "que a gente se entende". Agradeço desde já ter vindo esclarecer tão simpaticamente a situação. E eu percebi que não havia ironia nas suas palavras.
      Espero mesmo que esta "confusão" não a impeça de continuar as suas visitas.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Olha, corri para ler esta receita por conta da cataplana. Meu irmão tinha me falado delas. Achava que era para pratos com pescado. que fantástica esta receita. Não só nos seus elementos como pelo vaso em que são feitos. ; o )

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana,

    esta cataplana será hoje o jantar cá de casa! Já está no fogão! ;-)

    Obrigada pela partilha
    Maria João

    ResponderEliminar

Imprimir