Compota de Pêssego com Laranja


A cerca de 4 meses do Natal, há já muitas compotas prontas para os meus cabazes aproveitando a fruta caseira e madura que os avós vão trazendo.
Ainda antes dos dias de praia, houve tempo e ingredientes para preparar mais uma compota. Mais uma vez dos pêssegos que chegaram muito tocados e maduros, impossíveis de serem comidos por duas pessoas em poucos dias. Desta vez, e depois da compota habitual de pêssego e baunilha, foi altura de preparar uma compota de pêssego com laranja. A combinação ficou muito saborosa e aqui fica mais uma sugestão de compota para consumir em torradas, com iogurte natural, como recheio de tortas e bolos, e ainda para distribuir pelos amigos e familares no natal ou em qualquer outra altura do ano!

Ingredientes para cerca de 4 frascos de 250ml:

1,2kg de pêssegos (pesados depois de descascados e descaroçados)
900g de açúcar
raspa da casca de duas laranjas
sumo de 1 laranja

Preparação:

Num tacho grande coloque o pêssego partido em pedaços e o açúcar, misturando bem de modo a dissolver o açúcar. Acrescente a raspa da casca das duas laranjas e o sumo de uma laranja e leve a lume brando deixando o doce ferver até atingir o ponto de estrada (quando ao colocar um pouco de doce num pires, e o atravesar com uma colher ou com o dedo, este abrir uma estrada e mostrar-se espesso).
Triture depois o doce com a varinha mágica - se gostar - e coloque-os depois em frascos previamente esterilizados. Feche bem os frascos com o doce ainda quente e vire-os de cabeça para baixo, cerca de 30 minutos. Estão então prontos a rotular e guardar para ir consumindo ao longo do ano, ou para ir compondo os cabazes de natal. (A compota devidamente acondicionada em frascos esterilizados conserva-se mais do que um ano).

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Olá Joana,

    Sou uma consumidora diária dos seus blogues... Adoro as suas dicas...
    Este fim de semana decidi também fazer a compota de pessego com baunilha. Mas quando estava a enfrascar assolou-me uma dúvida. Eu coloquei o doce nos frascos quando ele estava ainda quente e virei para baixo... no entanto fiquei com a duvida se deveria ter colocado o doce logo acabado de fazer... ou esperar que arrefeça um pouco e só depois colocar nos frascos (que foi o que fiz). Pode ajudar-me?
    Obrigada,

    Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raquel,
      obrigada pelas suas palavras.
      Quanto à sua dúvida, eu coloco sempre o doce ainda quente nos frascos esterilizados. E, segundo o que me ensinaram, devemos sempre colocar o doce quente nos frascos que também devem estar ainda quentes da esterilização, para assim se prevenir o desenvolvimento das bactérias. Se só deixou arrefecer um pouco não creio que faça grande diferença.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  2. Uma combinação de sabores excelente, ficou de certeza muito bom
    :)

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,
    Bem compota de pêssego é sempre saborosa, mas com a combinação da laranja deve ficar divina, gostei muito.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  4. Este calor não permite que se conserve a fruta por muito tempo na fruteira. Acho que resolveste bem o problema! Esta combinação de sabores é muito subtil e parece-me muito boa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Realmente parece uma combinação mt saborosa. Vou apontar p fazer qd tiver fruta em excesso. Bjinhos.

    ResponderEliminar
  6. Adorei a combinação!!

    Beijos

    http://juntosnofelizesparasempre.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Una combinación estupenda para amenizar un bizcocho o cualquier desayuno sobre una tostada. Un besico.

    ResponderEliminar
  8. Fantástica esta compota!

    ResponderEliminar
  9. Que delícia que deve ter ficado esta compota. Uma união bem bacana a de pessego e laranja. E quanto sorte teres esta abundância de produtos frescos.Fazes bem uso disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz com ameixa ola sou a Natalia ninharelhos

      Eliminar
  10. Adoro sou fã faço compota de todas as frutas do quintal não deixo estragar nada

    ResponderEliminar

Imprimir