Receitas de Verão: #2 Tempura de Camarão com Molho Agridoce

Este é um daqueles petiscos perfeitos de final de tarde. A massa crocante a contrastar com os camarões quentes e macios e com o molho doce e ligeiramente picante fazem um casamento quase perfeito. Preparam-se rapidamente e são uma refeição para saborear, de preferência ao ar livre na varanda, a dois ou com a mesa cheia. Para mim são uma verdadeira receita de verão que associo ao calor, às férias e à praia!

Ingredientes para 2 pessoas:

16 camarões grandes
30g de farinha de trigo
20g de amido de milho (maisena)
60ml de água bem fria
farinha de trigo para polvilhar
sal e pimenta q.b.
molho sweet chilli para servir - usei caseiro desta receita
manjericão fresco para decorar

Preparação:

Retire a casca ao camarão deixando-lhe apenas os rabinhos. Tenha também o cuidado de retirar a tripa. Tempere-os com um pouco de sal e reserve.
Entretanto misture a farinha de trigo com o amido de milho, tempere com um pouco de sal e pimenta e junte a água de modo a ficar com uma polme lisa e sem grumos. (A polme deverá parecer líquida e não grossa).
Entretanto leve uma fritadeira ao lume com óleo vegetal e deixe aquecer bem.
Passe os camarões pela farinha e, segurando-os pelo rabo passe-os depois, um a um, pela polme e coloque na fritadeira deixando fritar até ficarem dourados (é um processo bastante rápido, por isso não se descuide).
Escorra os camarões sobre papel absorvente e sirva-os, salpicados com folhas de manjericão e acompanhe com molho sweet chilli.

Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Pões-me a salivar logo pela manhã!

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto excelente! Já se comia!

    ResponderEliminar
  3. Estes camarões estão de dar água na boca!

    Abraços, Fabiana.

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Gosto muito de tempura, concordo ser um lanche perfeito para um fim de tarde, aqui em casa preferem com o sabor agridoce um mais apimentado.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  5. ola amiga lembra de mim quanto tempo estou voltando no meu blog e espero sua visita e seu apoio na minha RA..Espero que esteja bem...bjaooo Luciani

    ResponderEliminar
  6. Ficaram com ótimo aspecto,nunca experimentamos.
    Beijinhos!
    Brigida e Cláudia

    ResponderEliminar

Imprimir