Bolachinhas Recheadas com Compota


Andava com vontade de umas bolachinhas simples e delicadas para acompanharem um café no final de uma refeição, ou com um chá a meio da tarde. Há muito tempo que não fazia umas bolachinhas, por isso ignorei o calor, liguei o forno e passei uma tarde em modo "baking", porque aproveitei o forno para outras coisas uma vez que a vontade de estar de volta de formas, bolos, farinha e açúcar estava para ficar. No final, olhei satisfeita para as minhas criações, enquanto saboreava a primeira bolacha. Se vos faltarem planos para o fim de semana, e apesar do calor, podem sempre aproveitar para preparar estas bolachinhas. Ou então virem ter comigo, amanhã sábado dia 11 pelas 17h, à Feira do Livro da Ericeira onde estarei, como sempre, à vossa espera. Um bom fim de semana!

Ingredientes para cerca de 15 bolachinhas:

150g de farinha
100g de manteiga à temperatura ambiente
50g de açúcar
compota a gosto q.b. (usei de maçã com canela)
açúcar em pó para decorão

Preparação:

No robot de cozinha coloque a farinha, o açúcar e a manteiga e ligue-o até obter uma massa que se assemelha a uma areia grossa e molhada. Retire a massa do robot e amasse com as mãos até formar uma bola.
Numa superfície enfarinhada estende a massa com o rolo da massa até ficar com cerca de 0,3cm de espessura. Corte depois as bolachinhas com um cortador redondo, e em metade delas, com um cortador mais pequenino corte o buraco ao meio.
Leve as bolachas a assar num tabuleiro forrado com papel vegetal até ficarem ligeiramente douradas, em forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 10 minutos. Retire-as e deixe arrefecer.
Depois de frias espalhe um pouco de compota sobre a bolacha sem buraco e faça uma espécie de sanduiche com a bolacha que tem a abertura. Coloque um pouco mais de compota na abertura da bolacha para ficarem mais bonitas.
Polvilhe-as com açúcar em pó e guarde-as numa caixa hermética. Sirva-as com o café no final da refeição. São também um presente delicado para alguém, mas é preciso ter em atenção que, por serem recheadas não duram tanto tempo como umas bolachinhas normais e tendem a ficar amolecidas.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo07:46

    Joana,
    As bolachinhas parecem-me óptimas. Têm um aspecto tão delicado!
    Fiquei cheia de vontade de experimentar a receita, provavelmente este fim de semana...

    ResponderEliminar
  2. Sandra10:51

    Uiiii, parecem óptimas!
    Uma grande ideia para utilizar os variados doces que tenho feitos e mais uma ideia para os cabazes de Natal.
    Ando com uma vontade de me meter a "esse sabroroso trabalho" dos meus cabazes de Natal, ai que vontadinha mesmo!
    E a grande c"culpada" é voçê, Joana! Excelentes ideias que já tirei do seu blog

    ResponderEliminar
  3. Yummy :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  4. ficaram lindas Joana tenho tanta pequena é sempre tão longe.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que óptimo aspecto...

    ResponderEliminar
  6. Gostava muito dumas bolachinhas destas para o lanche...
    Uma óptima proposta!
    Babette

    ResponderEliminar
  7. fiz e adorei a massa, como o recheio foi de maçã, coloquei uma pitadinha de canela na massa, ficou mais gostosa ainda, bjs

    ResponderEliminar

Imprimir