Salada de Courgete Grelhada com Amêndoas


Não há nada a fazer... Primeiro foram as ameixas. Depois os pêssegos. Agora são as courgetes que são tantas que, para além das que foram partilhadas (sim, eu partilho o que os meus avós me dão!)  e de algumas que já estão devidamente acondicionadas no congelador, ainda há outras que vão acabando nas mais diversas preparações culinárias.
Só um pequeno esclarecimento para não haver mal entendidos. A maior parte das coisas que os meus avós me dão, quando em abundância, são também partilhadas com os meus amigos e outros familiares. Pensava eu que não havia necessidade de aqui esclarecer coisa tão simples e irrelevante para a vida dos leitores, mas parece que há quem se sinta no direito - por este blogue ser publico - de me questionar acerca da minha generosidade ou aparente falta dela. Pois aqui fica o esclarecimento para as anteriores e futuras ofertas dos meus avós, e espero que os corações aflitos com a minha aparente falta de boa vontade e partilha fiquem mais sossegados.
Pois as courgetes que sobraram de tal partilha pelos amigos (assalta-me agora a dúvida se não as devia ter dado todas em vez de ter guardado algumas para mim...) transformaram-se numa saborosa salada de courgete grelhada salpicada com ervas frescas e amêndoa torrada. Um acompanhamento diferente para carnes grelhadas e uma outra maneira de comer as courgetes.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 colheres de sopa de azeite
1 courgete média
1 limão pequeno
3 colheres de sopa de amêndoa laminada previamente torrada numa frigideira
salsa q.b.
hortelã q.b.
1 dente de alho
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Lave bem a courgete e retire-lhe as extremidades. Corte-a depois em rodelas de cerca de 0,5cm e tempere com um pouco de sal. Leve-as depois a grelhar numa frigideira anti-aderente ou numa chapa até ficarem marcadas de ambos os lados, mas não as deixe cozinhar demasiado para que fiquem ainda crocantes.
Coloque depois as courgetes grelhadas numa travessa de servir e tempere com um pouco mais de sal, pimenta e a raspa de limão. Pique a salsa, o alho a e a hortelã e polvilhe sobre as courgetes. Regue com o azeite e termine com as amêndoas laminadas.
Sirva como uma entrada ou como acompanhamento de um churrasco.

Bom Apetite!

13 comentários :

  1. A combinação dos courgetes com amêndoa parece-me perfeita. Esta tenho de experimentar.

    ResponderEliminar
  2. Vou experimentar ! parece ótimo e muito simples! os seus livros são a minha bíblia culinária ! obrigado Joana pela sua generosidade ao partilhar tantas e tão boas receitas ! bjs

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:26

    :D Realmente...nada como a comum estupidez humana para me fazer rir logo de manhã! Há mesmo gente que não tem mais nada em que pensar..abençoados sejam! Com tanto problema que a nossa própria vida nos dá...têm tempo para se preocupar com o que os outros fazem ou deixam de fazer! Um autêntico prato de Verão a ser saboreado na varanda :) Obrigada por mais uma ótima receita e ainda bem que as curgetes foram partilhadas...hehe!

    ResponderEliminar
  4. Adoro courgetes grelhadas, é mesmo uma das minhas formas preferidas de as comer. A outra, são umas panquecas que descobri recentemente no blog Smitten Kitchen que recomendo a quem tem excesso destas pequenas maravilhas. Não é o meu caso, pelo que agradeceria alguém com um coração tão grande como o seu e uns avós tão maravilhosos. Dar é tão bom que só alguém muito torpe poderia questionar quem o faz com o coração. Continue a dar, querida Joana, por cá vamos vendo e experimentando com delícia o muito que nos dá todos os dias! Beijinhos grandes!

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    como já foi dito nalguns comentários, é incrível como as pessoas se dão ao trabalho de vir aqui questionar o que fazem ou deixam de fazer os outros. Nem a Joana tem que dar explicações do que for. Entende-se que por este ser um espaço público, se pode meter o "bedelho" perdoe a expressão.
    Obrigada por mais uma receita num blogue a que sou fiel e agradeço aquilo que partilha conncosco.
    Cristina Costa

    ResponderEliminar
  6. eu voto nessa de dar todas as coisas e nao ficar com nadinha pra si, Joana! loool
    incrível como esta gente pode ser tão cusca! credonossassinhora! :P
    acho que o crocante da amêndoa resulta muito bem com a curgete, tenho de experimentar esta!!

    Obrigada!!

    ResponderEliminar
  7. Hmm, parece-me bem :) Vou experimentar a tua sugestão no próximo barbeque :) Bjinhos & thank you!

    ResponderEliminar
  8. Eu tbm devia comentar o prato mas na verdade estou como a Tánia, fez-me rir ao ler as primeira frases e quase me esqueço da receita. Já ouvi falar tantas vezes de courgetes grelhadas mas ainda não experimentei. Vamos lá ver como me resolvo. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10:25

    eu fiz esta saladinha ontem e posso dizer que é uma verdadeira delicia!!!! Obrigada pela sugestão! Beijinhos Marta

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana, obrigada por partilhar tantas receitas e dicas conosco!Isso já faz de si uma pessoa muito generosa...quanto ao resto...há quem se alimente do seu próprio veneno e da necessidade de estar sempre a "dizer mal", não merecem nem o tempo, nem a sua resposta!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Já aprendi tantas coisas consigo que até faz rir tanta "falta de generosidade". Adoro courgetes (e amêndoas)! Certamente vou experimentar.
    Muitos beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Experimentei este fim de semana a acompanhar lombrinho grelhado, e é MARAVILHOSA :o) Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar

Imprimir