Receitas de Verão: #1 Salada de Atum com Feijão Vermelho e Alface


Para manter a tradição, durante o periodo que vou de férias, é altura de uma pequena rubrica aqui no blogue. Este ano e durante esta semana, haverá receitas simples e saborosas para o verão. Receitas que fazem quase sempre parte das minhas ementas de praia e de férias, que não têm nada de especial, mas que merecem ser partilhadas.
Para começar uma salada de feijão e atum que é sempre um almoço ideal depois de uma manhã de praia!

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado da revista "Olive" Agosto 2012 - pág. 44)

1 ovo cozido
1 lata de atum em azeite ou natural
1/2 cebola pequena
15 azeitonas pretas descaroçadas
1 pimento vermelho assado em conserva
250g de feijão vermelho cozido
50g de alface
2 colheres de sopa de vinagre de xerez ou de vinho branco
2 colheres de sopa de azeite
1/2 colher de chá de açúcar
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Numa travessa ou saladeira disponha a alface, o feijão cozido e o atum devidamente escorrido.
Pique a cebola finamente, corte o pimento em tirinhas e as azeitonas ao meio e junte-as à salada, assim como o ovo cozido partido ao meio.
Para temperar misture o azeite com o vinagre e o açúcar e deixe dissolver. Acrescente um pouco de sal e pimenta a gosto e verta sobre a salada mesmo antes de servir.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Parece-me ser uma união perfeita,atum e feijão vermelho.Nada como esperimentar para ver se gosto.
    Esta receita fez-me voltar aos anos em que em casa dos meus avós,o bacalhau cozido do almoço de sabado,era quase sempre com batatas,ovos e feijão vermelho.Que coisa tão boa!E sabe,eu já tenho feito aqui em casa,mas ...não tem o mesmo sabor.
    Beijinhos Joaninha
    Maria Benedita

    ResponderEliminar
  2. É mesmo! Ideal para levar para a praia!

    ResponderEliminar
  3. Ficou com um aspecto divinal :)

    ResponderEliminar
  4. que boa salada passei por aqui para lhe contar que finalmente tenho os seus dois livros heheeeee:)) beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Hmm, mt boa! Fico à espera das próximas :) Bjinhos e boas férias!

    ResponderEliminar

Imprimir