Receitas de Verão: #4 Salada de Salmão Grelhado com Milho e Feijão Verde


Estas receitas de verão continuam a fazer-se de saladas. Algumas mais tradicionais e convencionais. Outras um pouco diferente e adaptadas. É o caso desta salada de salmão, inspirada nas nossas saladas russas que normalmente acompanhamos com atum ou mesmo com uns filetes de pescada. Aqui há salmão grelhado, tomate fresco, milho doce e uma molho com mostarda e limão para variar das maioneses. E assim se vão fazendo estas saladas que são uma refeição completa, e lá me vou lembrando do meu amigo L. que era capaz de viver de saladas frias. (E espero que ele não seja o único a gostar das sugestões!)

Ingredientes:

2 postas ou lombos de salmão
4 batatinhas pequenas
1 latinha pequena de milho doce
100g de feijão verde
1 tomate grande
coentros frescos q.b.
1/2 cebola pequena
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre
1 colher de sobremesa de mostarda de Dijon
1 colher de sobremesa de sumo de limão
1 pitada de açúcar
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em cubos. Coloque-as depois num tachocom água e sal e leve-as ao lume para cozerem até ficarem macias. Arranje também o feijão verde cortanto-o em pedaços. Coza-o juntamente com as batatas assim que a água onde estas cozem levantar fervura.
Tempere as postas de salmão com um pouco de sal e pimenta e grelhe-as na chapa (ou numa frigideira anti aderente). Retire e deixe arrefecer um pouco, limpando depois o salmão de peles e espinhas, e desfazendo-o em lascas generosas.
Pique a cebola assim como os coentros frescos. Corte o tomate em cubinhos e escorra o milho.
Num prato de servir coloque as batatas e o feijão verde já cozidos e escorridos. Junte o milho, o tomate me cubos, a cebola e os coentros picados e por fim o salmão.
Numa taça misture o azeite, o sumo de limão, o vinagre, a mostarda o açúcar até estarem bem dissolvidos. Verta sobre a salada e envolva bem. Poderá servir ainda morna ou depois de fria.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Tá com uma cara tão boa!!!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:24

    Deu água na boca!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:42

    Óptimo aspecto! Até eu que não sou fã de salmão fiquei com água na boca.
    Ah, Joana, não escreva nas fotografias, na minha opinião não fica bem. Sempre ouvi dizer que os olhos também comem e, sinceramente, os meus olham para fotos com letras por cima e perdem logo o apetite lol.
    Desculpe-me a sinceridade.

    Ana

    ResponderEliminar
  4. Como adoro os ingredientes prinicpais (salmão, feijão verde, milho e tomate), devo adorar esta salada! Vou experimentar.

    ResponderEliminar
  5. This site was fantastic; I'd never seen such a fantastic blog before. I believe I will forward this to my friends. dinosaur game

    ResponderEliminar

Imprimir