Caracois Doces com Canela


Andei vários dias a combater a vontade de comer um "cinnamon swirl bun", que é como quem diz um caracol doce com recheio de canela. Mais precisamente 12 dias. Nas férias havia bolas de berlim na praia, e apesar de as ter saboreado para matar saudades - é daquelas coisas que só como mesmo nas férias e têm de ser comidas na praia para me saberem realmente bem -  não é a mesma coisa que comer um caracol de canela. A vontade cá foi continuando, uns dias mais acesa, outros dias que nem me lembrava... Mas entretanto já em casa, e com os dias "chochos" que têm estado por aqui mais a ameaçar chuva que outra coisa qualquer, decidi-me que tinha mesmo de os fazer. A receita é simples apesar de demorada, mas entre os tempo de levedar lá fui fazendo outras mil coisas. Finalmente coloquei-os no forno e a casa começou a cheirar a canela quase de imediato. Agora partilho a receita, enquanto saboreio um caracol ainda morno com uma chávena de café. Um bocadinho de gula nunca fez mal a ninguém e sempre é uma sugestão para o fim de semana.
E para não os comerem todos de uma vez, depois de arrefecidos embrulhem-nos individualmente em papel vegetal e podem sempre congelar para depois poderem saborear durante a semana. Basta aquecerem uns segundos no microondas e parecem acabados de fazer!

 Ingredientes para cerca de 18 unidades:
(adaptado do blogue Smitten Kitchen)

Massa - Chávena usada com 225ml de capacidade
1 chávena de leite
3 colheres de sopa de manteiga
3  + 1/2 chávena de farinha
1/2 chávena de açúcar
1 ovo
1 saqueta de levedura seca
1 pitada de sal
Recheio - Chávena usada com 225ml de capacidade
3/4 de chávena de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de canela em pó
1/4 de chávena de manteiga amolecida

Preparação:

Comece por preparar a massa. Numa taça misture o leite juntamente com a manteiga e leve ao microondas a derreter cerca de 40 segundos. Misture bem e acrescente a farinha, o açúcar, o ovo, o fermento e uma pitada de sal. Amasse bem com a ajuda de uma batedeira eletrica (ou na máquina de pão) cerca de 10 minutos. Se a massa estiver ainda muito molhada e peganhenta acrescente, aos poucos, um pouco mais de farinha até a massa ter uma consistência mais seca. Forme uma bola e deixe repousar a massa tapada com um pano até dobrar de volume. (Cerca de 1h30)
Entretanto prepare o recheio misturando a manteiga com o açúcar e a canela.
Depois da massa ter levedado coloque-a numa superfície enfarinhada e com a ajuda do rolo da massa estenda-a até obter um rectângulo. Cubra a massa com o recheio e, começando pela parte mais larga do rectângulo de massa, vá enrolando a massa até ficar com uma espécie de uma torta.
Com uma faca afiada corte as pontas da massa e depois corte o rolo em fatias de 1,5 cm de espessura. Coloque-as depois num tabuleiro untado com um pouco de manteiga - não precisa de as deixar muito afastadas, pois não faz mal se as fatias se colarem. Tape os tabuleiros com um pano e deixe novamente levedar mais 40 minutos.
Ao fim desse tempo leve os caracóis doces a cozinhar em forno pré- aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Retire depois do forno e deixe arrefecer um pouco antes de os desenformar e deixar arrefecer sobre uma grelha.

Bom Apetite!

23 comentários :

  1. Devem ser deliciosos. Comia já um quentinho com café.
    bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Têm um aspecto delicioso!!! ;)

    ResponderEliminar
  3. Que bom teria sido ter um caracol destes no pequeno-almoço desta manhã. Têm óptimo aspecto!!

    Beijinhos,

    docesemcasa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá! Fiquei com imensa vontade de experimentar, pois é um docinho que gosto mesmo muito!! Será que me pode dizer por favor a quanto corresponde uma saqueta de levedura? Em colheres, p ex.
    Muito obrigado!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,

      Em colheres não lhe sei dizer, mas usei uma saqueta te tem cerca de 11 gramas.
      Espero ter ajudado,

      Joana

      Eliminar
  5. Rita11:09

    Olá! Fiquei com imensa vontade de experimentar, pois é um docinho que gosto mesmo muito!! Será que me pode dizer por favor a quanto corresponde uma saqueta de levedura? Em colheres, p ex.
    Muito obrigado!!

    ResponderEliminar
  6. Raquel11:42

    O que eu adoro estes caracóis! Vou levar esta comigo, mas acrescento algumas passas, pois caracóis doces sem passas, para mim, não são caracóis! :)
    Beijo e obrigada pela partilha! *

    ResponderEliminar
  7. Tb faço... e são parecidos com os teus ;)
    são deliciosos não são?!
    aqui fica a minha versão: http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/2011/09/cinnamon-rolls.html
    beijinho e bom fds

    ResponderEliminar
  8. É uma ótima dica para o lanche da tarde.

    BEijos

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana

    Uma questão, uma vez que a minha máquina do pão avariou, a batedeira pode ser uma comum batedeira de mão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá CNS,

      Sim, poderá usar uma batedeira comum de mão.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  10. Yummy, tb me deixaste c imensa vontade de testar :P Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  11. Aqui está uma coisa que nunca experimentei fazer. Mas acredito que seja uma tentação. Tenho de experimentar, os teus ficaram lindos!!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  12. Tienen un aspecto delicioso!!! La técnica de enrrollado me recuerda a unas galletas que hicimos hace poco y publicaremos próximamente. Apunto esta receta para hacerla pronto. Besicos.

    ResponderEliminar
  13. ola sabes esse bolo e tipico sueco eu custumo fazer com recheio de baunilha beijinhos e tem um bom fim de semana maria

    ResponderEliminar
  14. devem ser deliciosos beijinhos:)

    ResponderEliminar
  15. Olá Joana,
    Ainda na semana passada pensei fazer algo semelhante a isto!
    Acho que o tempo fresco e a chuva chama estas coisinhas boas...
    Não fiz, resisti e disse aos meus botões que ficava para o tempo de outono.
    Gostei da dica de congelar, assim quando os filhotes vierem a casa também podem provar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. muito bom :) também tenho a receita no meu blog, mas leva levedura fresca. experimentei no outro dia com a seca e também ficaram óptimos! uma pequena dica aquando a conelação: já experimentei de mil e uma maneiras, e a melhor é sempre depois de enrolados e cortados, embalados individualmente, isto é, antes do segundo tempo de levedar. Assim o cheiro a canela do forno quentinho é possivel num abrir e fechar de olhos! Para descongelar, colocar no frigorifico, depois o 2º tempo de levedura numa forma já untada, e com umas mantas enroladas :)

    ResponderEliminar
  17. Adoro. São tão bons e os teus têm um aspecto fabuloso!
    Beijinho!

    http://blogfashionteenagers.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. adoro bolos de canela e parece que sao cada vez mais dificil de encontrar nas pastelarias, vou guardar a receitinha:D

    ResponderEliminar
  19. Anónimo23:02

    Já os fiz este fim de semana...ficaram divinais e toda a gente aqui em casa adorou! e graças às quantidades e instruções certinhas da "nossa" Joana, ficaram bem à primeira!renderam-me cerca de 45...não sei se cortei as fatias da massa muito finas, mas o tamanho foi o ideal, tipo biscoitos.
    Parabéns Joana, mais uma receita de sucesso...o seu e o nosso:))) Obrigada!
    Rita

    ResponderEliminar
  20. Estou agora a experimentar! Vamos ver como corre :)

    Beijinho

    ResponderEliminar

Imprimir