Bacalhau com Legumes Gratinados com Queijo da Ilha

O tempo passa e eu continuo cada vez mais a acreditar que o que realmente importa são as coisas simples que a vida nos dá. Obviamente que sou igual a todas as outras pessoas e há alturas em que me “preocupo” e desperdiço tempo e energia com coisas completamente idiotas. Mas depois, quando caio em mim, percebo que não vale mesmo nada a pena. E concentro-me nas coisas que realmente interessam. As coisas simples. As coisas que não têm preço. As novas coisas simples que descobri agora. A primeira gargalhada do Zé Maria. A maneira como ele olha para mim quando bebe o biberão. Os sorrisos assim que me vê. A maneira como agarra a minha mão. A maneira como se esfrega quando está com sono. Os barulhinhos que faz ao dormir. O ar de satisfeito quando está de barriga cheia.
Momentos realmente simples, que não se podem comparar a mais nada e que não há dinheiro nenhum que compre. Que nos levam a centrar as nossas forças e a nossa atenção no que realmente interessa. Momentos que nos levam a pensar que mesquinhices, snobismos, mania das grandezas, mal agradecidos, indiferença e falta de respeito que outros têm para connosco não valem nem um segundo do nosso tempo. Mas que o sorriso dos nosso filhos, as pequeninas conquistas de todos os dias valem, essas sim, todos os segundos do nosso tempo.
Sim, as coisas simples da vida são na verdade as mais importantes. E descobri agora umas quantas mais que me têm feito tão mas tão feliz que – algumas pessoas e coisas idiotas – não têm mais sentido na minha vida atual.
E porque se fala em coisas simples, uma receita simples de bacalhau.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas de bacalhau
1 pimento vermelho
1 cebola
2 dentes de alho
1 tomate grande maduro mas firme
75g de espinafres baby frescos
½ couve flor pequena
75g de queijo da ilha ralado
50ml de vinho branco
Azeite q.b.
Azeitonas pretas descaroçadas q.b.
Sal e pimenta q.b.
Salsa picada q.b.

Preparação:

Coza as postas de bacalhau. Assim que estiverem cozinhadas retire-as da água, deixe arrefecer e limpe-as de peles e espinhas desfazendo o bacalhau em lascas. Reserve.
Entretanto prepare os legumes. Descasque a cebola e corte-as em meias luas. Descasque e pique os dentes de alho. Corte o pimento e o tomate em cubinhos e separa a couve flor em pequenos floretes. Reserve.
Leve ao lume uma frigideira larga com um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte a cebola e os dentes de alho e deixe começar a refogar e a murchar. Junte depois o pimento e o tomate em cubinhos, os floretes de couve flor e os espinafres. Mexa bem e tempere com sal e pimenta a gosto e refresque com o vinho branco. Tape a frigideira, reduza o lume e deixe cozinhar até que a couve flor esteja macia as ainda crocante. Reserve.
Num pirex coloque as lascas de bacalhau. Por cima disponha os legumes e polvilhe com a salsa picada e o queijo ralado. Decore depois com as azeitonas.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que o queijo derreta e gratine os legumes.
Sirva com uma salada verde.

Bom Apetite!

10 comentários :

  1. Anónimo11:29

    Gosto muito do prato e gosto muito do texto. A "felicidade plena" é um conjunto de pequenos momentos que nos fazem felizes. Vamos aproveitar ao máximo esses pequenos grandes momentos! Está na hora de ser FELIZ A TEMPO INTEIRO!
    Marta

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo Joana: perdermos tempo com pessoas que não nos trazem nada de bom, rouba-nos tempo precioso para estarmos com quem nos faz feliz e com quem conta connosco para ser feliz :). A receita, essa, parece-me deliciosa. Como cá em casa também somos 2, vou experimentá-la um dia destes. Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo tudo o que disse e assino em baixo! Adoro a maneira como põe as fotos agora!
    E a receita parece deliciosa e muito colorida! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bonito...sim...tudo. Parabéns e obrigada...Lu

    ResponderEliminar
  5. A vida passa demasiado depressa para perdermos tempo com coisas ou pessoas que não merecem. O segredo é mesmo valorizar tudo o que é bom e nos faz felizes.
    Este bacalhau... é de valorizar!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Catarina Beltrão20:59

    Eis uma mãe completamente rendida ao seu tesouro. Palavras muito bonitas e muito verdadeiras. Beijos.
    É verdade, também gostei da receita.

    ResponderEliminar
  7. Foi uma honra partilhar consigo a aula de zumba hoje :)

    ResponderEliminar
  8. Concordo com tudo o que dizes e eu não tenho filhos! :D
    Há que aproveitar as pequenas coisas da vida sim e perder tempo apenas com quem realmente merece! ;)
    Adorei o teu bacalhau, eu sou doida por pratos de bacalhau e o teu para além de simples tem um aspecto divinal!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  9. Olha, estou como a Piteca: tb ñ posso render-me aos momentos simples q os filhos nos proporcionam, mas a vida está repleta de pequenas simplicidades às quais temos q dar mais valor :) E essa receita de bacalhau tb me conquistou pela simplicidade e riqueza de sabor :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  10. solutions to all آنتی فراماسون of their issues. Qualified and اسمارت مگ dedicated specialists are always there to guide you through the solutions to any problem that you may face while exploitation the مجله ریما product.

    ResponderEliminar

Imprimir