Mini Eclairs com Creme de Café


O cheiro a café é coisa para me deixar bem disposta logo de manhã. A casa silenciosa, o cheiro sempre delicioso e aromático e o barulho da máquina e da última gota de café a pingar na chávena.
É assim que normalmente começo os meus dias, ainda de cabelo despenteado, óculos na cara e olhos de sono.
Não dispenso também o café a seguir ao almoço - e se tivesse de beber apenas um por dia seria este o eleito. Todos os outros cafés, que posso ou não beber, vÊm sempre por acréscimo.
As sobremesas com café também são apreciadas. Mas açúcar no café não pode ser. Isso sim seria estragar tudo.
Gostando eu tanto de café, é sempre com entusiasmo que descubro os novos aromas e sabores na Nespresso.
Agora, que o natal se aproxima, surgem os Variations 2014 - Limited Edition: Hazelnut Dessert, Apple Crumble e Chocolate Mint. Pelo nome parecem-me todos deliciosos e, apesar de os cafés com sabores não serem os meus preferidos na escolha diária, estes sabores são sem dúvida fantásticos, sendo que o chocolate mint ganha a minha preferência numa combinação que considero perfeita.
Surge então a vontade de fazer uma sobremesa inspirada nuns eclairs comidos no passado fim de semana no Porto. O recheio escolhido acabou por ser o café. E o Hazelnut Dessert acabou por ter o equilíbrio perfeito e dar o toque especial a esta sobremesa delicada e com o complemento de açúcar perfeito.
Um mini-eclair com creme de café a acompanhar o meu café. Um casamento perfeito e a minha sugestão para prepararem numa tarde fria de fim de semana.



E continuam as inscrições para a troca de bolachas de natal. Até dia 8 de Dezembro, todos aqueles que quiserem participar nesta troca de bolachas terão de se inscrever enviando um mail para aminhadieta@hotmail.com, indicando no assunto “Troca de Bolachas”. Só precisam de enviar o vosso nome, morada completa e email. Depois de dia 8 de Dezembro receberão no vosso email o endereço e nome do vosso “amigo secreto” a quem deverão enviar umas bolachinhas de natal, preparadas por vocês, até dia 19 de Dezembro. Se têm alguma intolerância ou alergia devem enviar essas limitações e, se quiserem acrescentem um cartãozinho com a vossa receita.
Há também o convite para assistirem ao showcooking (entrada gratuita e aberto a todos), na Livraria Almedina Estádio, em Coimbra, dia 10 de Dezembro pelas 18h. O tema? Cabazes de Natal e outros mimos para oferecer. Conto com a vossa presença!




Ingredientes para cerca de 16 mini-eclairs:

Massa de Choux:
125ml de água
50g de manteiga
75g de farinha
3 ovos

Creme de café:
200m de leite
1 ovo
75g de açúcar
8 gramas de amido de milho (maisena)

Cobertura:
100g de chocolate negro

Preparação:

Comece pelo creme de café. Misture o leite frio com a maisena, o ovo e o açúcar. Misture bem para incorporar e junte o café. Coloque depois num tachinho e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar e cobrir as costas de uma colher. Retire e deixe arrefecer completamente antes de usar.
Para a massa de choux, leve um tacho ao lume com água e a manteiga. Assim que a manteiga estiver derretida e a mistura a ferver, acrescente a farinha de uma vez só, e mexa bem (em lume brando) com a colher de pau até obter uma massa única, em forma de bola e macia, que se despega das paredes do tacho.
Retire a massa e coloque-a ou num robot de cozinha ou numa batedeira. Bata a massa para libertar um pouco do vapor e calor, e acrescente os ovos, um a um, deixando a máquina misturar bem os ovos antes de adicionar o próximo.
Coloque depois esta mistura num saco de pasteleiro com um bico liso e, num tabuleiro forrado com papel vegetal forme mini eclair com cerca de 7cm de comprimento, deixando espaço suficiente para que os eclairs cresçam.
Leve os eclairs a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30/35 minutos até que fiquem crescidos e bem dourados.
Retire do forno e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.
Cuidadosamente abra os eclairs ao meio com uma facas recheie-os generosamente com o creme de café já arrefecido.
Derreta depois o chocolate em banho maria ou no microondas (se usar o microondas não se esqueça de melhor o chocolate a cada 30 segundos até estar derretido!) e com uma colher cubra cada eclair com um pouco de chocolate.
Sirva como sobremesa acompanhado de um café.


Bom Apetite!



27 comentários :

  1. Gostei da sugestão... principalmente porque também sou fã de café! Acho que sou viciada no cheiro do café desde que me lembro de existir! E gostei hoje de ver mais fotos no post... (ainda em continuação do assunto de ontem, que não comentei, mas acompanhei). Por "defeito" de formação académica, para mim a imagem e a composição gráfica tem todo o valor. Ainda para mais falando de comida, os olhos seguramente também comem! Na minha humilde opinião acho que é por aí... mais imagens. Por experiência própria, sei que não é preciso montar grandes cenários, para "arrancar" umas fotos de babar... "Make it simple!" e funciona. O que está em foco é o alimento e não o cenário. A Joana que tem a vantagem de fotografar de dia, pode aproveitar isso a seu favor! ;) Quanto ao rumo do conteúdo, honestamente acho que é continuar a mostrar o que se faz diariamente. Há-de haver sempre os que adoram, os que detestam e os que são perfeitamente indiferentes. Manter a nossa alma e o nosso instinto. A partir daí acontece o que tem que acontecer. Manter um blog de culinária em base diária já é difícil o suficiente... mas se até agora tem resultado, acho que é só ajustar o que lhe apetecer e como lhe apetecer. As opiniões dos outros são isso mesmo... Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João,

      Obrigada pelas suas palavras. São mesmo estas pequenas mudanças e a vossa opinião acerca delas que eu queria, e daí as minhas perguntas no post de ontem, como forma de "ilustrar" as minhas motivações para estas pequenas mudanças que podem vir a surgir.
      Como tudo na vida, houve quem percebesse muito bem e quem percebesse tudo ao contrário.... :)
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo09:44

    Uma sugestão bem docinha, para iniciar bem o fim de semana prolongado! Seja qual for a mudança, mantenha-se fiel a si própria´. O ser simples, destaca os produtos, e é também sinónimo de sofisticação sem grandes floreados, é a sua "marca registada". As fotografias também evoluíram desde que conheço o blog. No comentário de ontem, não exprimi-me muito bem na parte da "publicidade". O que queria referir, é que há blogues que não consulto regularmente, porque têm demasiada "publicidade" descarada, e isso dissuade um pouco a minha predisposição para a consulta. Infelizmente não se consegue agradar a todos, mas é mesmo assim. E continuo a achar que quase 9 anos nestas andanças, a publicar nos seus blogues, é um marco. Manter-se fiel a si própria é a palavra de ordem...Um bom fim de semana para si e para a sua família, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Dificilmente poderia fazer algo com "grandes floreados". Não tem nada a ver comigo!
      E sim, as fotos confesso que são o meu grande calcanhar de aquiles e que me tenho esforçado bastante para melhorar. Obrigado por notar esse pequena melhoria.
      Quanto à publicidade... cada um "gere" o seu blogue como quer e pode, dependendo das suas motivações. Hoje também há por aqui um bocadinho de publicidade, mas acho que não "encharca" a receita.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Aiai, q tentação! Mais uma guloseima pra fazer! Dás cabo da minha 'linha' :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de Mel,

      São mesmo uma pequena tentação. Mas como são versão mini não fazem mal à dieta!

      Um beijinho
      Joana

      Eliminar
  4. Que maravilha. Fiquei caso babando só de ver a foto, mas para mim tinha que ser café com adoçante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preguiça,

      Então? Com o doce nem precisa de colocar adoçante no café. :)
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Anónimo11:42

    8 gr. amido de milho corresponde a quê? A minha balança não pesa isso... Deve ser uma colher... de que tamanho? Cheia ou rasa? Obrigada.
    CG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá CG,

      Uma balança digital dá sempre jeito! E agora que vem aí o natal...
      Sim, será uma colher de sopa. Nem rasa, nem demasiado cheia!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Anónimo12:05

    Adoro eclairs e café :) Vou experimentar de certeza, obrigada!
    Nânci Matias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nanci,
      São mesmo uma combinação deliciosa! Experimente e depois conte como correu!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Vou fazer no fim de semana... beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Glória,

      Faça e depois conte-me e mostre-me tudo!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. Anónimo15:09

    Que ótimo aspeto!
    Beijinho
    Cris

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cris,

      Ficaram mesmo fofos!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Que saudades, há tanto tempo que não como um eclair! Adoro café, por isso já anotei a receita para fazer.
    Bom fim de semana.
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana,

      Espero que goste. Faça e depois venha cá contar como correu.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  10. Esta receita parece mesmo deliciosa. E ainda por cima bem bonita e fotogénica ;) Um beijom querida Joana. E bom fim-de-semana!
    Babette

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida babette,

      Há quanto tempo!
      Obrigada pelos elogios.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  11. Marina10:19

    Há muito tempo que sigo as suas receitas já testei uma série delas e tenho adorado todas, simples e ao alcance de todos em termos de execução. Não sei o porque nas sempre achei que seriam complicados de executar, após ler a receita é uma óptima receita para fazer com a minha filha de 10 anos que também adora cozinhar. Muito obrigado um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marina,

      Obrigada.
      A receita é mais simples do que pode parecer.
      Faça e depois conte como correu.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  12. Ando há imenso tempo para experimentar fazer éclairs, vou guardar esta receita. :) (mas para mim, vai ser com creme de pasteleiro, receita do seu livro).
    Eu não gosto de cozinhar "comida", mas adoro fazer - e comer - doces. Uma ideia: porque não um livro dedicado à doçaria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feito. A massa de choux funcionou impecavelmente, e foi muito mais simples do que eu pensava. :)

      Eliminar
    2. Snowgaze,

      Por vezes complicamos um bocadinho. Podemos até não acertar à primeira com a massa, mas confesso que esta receita nunca me deixa ficar mal. E além disso a massa é mais líquida do que as pessoas pensam.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  13. Adorei estes mini-eclairs,...que lindos, perfeitos e deliciosos certamente,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar

Imprimir