Há uns tempos a Gumelo (www.gumelo.pt) enviou-me uma “caixa” para poder cultivar os meus próprios cogumelos. Já conhecia o projeto e a ideia, mas nunca tinha experimentado. Claro que aceitei o desafio e assim que a caixa chegou segui as instruções certinhas de fazer a abertura e pulverizar diariamente até que os primeiros cogumelos começaram a surgir. O processo é bastante rápido e muito engraçado de acompanhar. Os cogumelos começam a nascer em poucos dias, quase sem darmos por eles e depois de surgirem crescem a uma velocidade enorme todos os dias. Em cerca de 15 dias estão prontos a colher. Entretanto cada caixa produz três vezes, e neste momento tenho a minha segunda produção quase pronta a colher.
Depois da experiência com a horta é muito engraçado poder também assistir a esta produção caseira de cogumelos. Até o pequeno Zé Maria todos os dias parece surpreendido com o tamanho dos cogumelos e acha imenso graça de todas as vezes que os pulverizo, pedindo-me de seguida que pulverize também a sua mãozinha. E depois farta-se de rir!
Com os primeiros cogumelos desta produção caseira, resolvi preparar uma receita muito simples em que os cogumelos pudessem brilhar e ser o ingredientes que fizesse a diferença. Uma receita que serve para pequeno almoço e também almoço ou jantar ligeiro. E uma receita que serve para agradecer à Gumelo este pequeno mimo.
150g de espinafres frescos
2 ovos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
2 dentes de alho
100ml de natas ligeiras (costumo usar da mimosa)
queijo parmesão q.b. ralado na hora
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e junte um dos dentes de alho laminado. Deixe começar a querer fritar e acrescente os cogumelos deixando-os saltear. Tempere de sal e pimenta, deixe cozinhar uns minutos até que os cogumelos estejam prontos e retire, reservando-os.
Coloque um pouco mais de azeite na frigideira e acrescente o restante alho picado. Deixe aquecer e junte as folhas de espinafres deixando-as murchar. Tempere de sal e pimenta.
No fundo de dois recipientes que possam ir ao forno coloque os cogumelos e os espinafres, dividindo entre os dois recipientes, e por abra depois um ovo sobre cada uma das taças. Junte cerca de 50ml de natas a cada um dos recipientes e tempere com um pouco de pimenta moída na hora.
Leve os recipientes ao forno previamente aquecido a 180ºC, dentro de um tabuleiro meio cheio de água a ferver, e deixe cozinhar até que a clara dos ovos esteja firme, e a gema ainda um pouco líquida (ou conforme gostar mais de comer os seus ovos).
Antes de servir polvilhe com um pouco de queijo parmesão acabado de ralar.
Sirva com pão fresco ou um pouco de arroz branco.
Bom Apetite!
que ovos cheios de sabor e maravilhosos.
ResponderEliminarAdorei.
www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt
Obrigado.
EliminarRealmente deram uma refeição muito saborosa e simples.
Um beijinho,
Joana
Que lindos ficaram! E tão fácil de fazer!
ResponderEliminarÉ mesmo Lucinda!
EliminarUm beijinho,
Joana
Uma boa sugestão para um almoço ou jantar ligeiro, ou mesmo um daqueles pequenos-almoços reforçados. Gosto da ideia de criar os nossos próprios cogumelos, e à algum tempo atrás vi um kit deste género no Leroy Merlin (o preço é que não era simpático). É bom ver crescer aquilo que plantamos, ou neste caso, que cuidamos, sejam alimentos ou até mesmo ervas aromáticas/plantas/flores. Um bom dia, Sara Oliveira
ResponderEliminarSara,
EliminarRealmente é muito engraçado ver os cogumelos a crescer pois é tudo muito rápido e dá mesmo para ver as diferenças de dia para dia, ao contrário de outras coisas que demoram imenso tempo!
Realmente os preços poderiam ser mais simpáticos...
Um beijinho,
Joana
Adoro a sugestão! Ideal para o jantar de domingo :)
ResponderEliminarbeijinhos
Marta,
EliminarÉ mesmo a refeição ideal de domingo. Ou então de brunch ou pequeno almoço reforçado.
Um beijinho,
Joana
Adorei a sugestão. Digamos que é uma quiche sem massa e sem os ovos e natas batidos.
ResponderEliminarCostumo fazer cocottes e cá por casa adoramos....acho que vou experimentar desta forma um destes dias.
Resto de boa semana.
Nel
Nel,
EliminarÉ um bocadinho diferente da quilhe, apesar de os ingredientes serem os mesmos. Mas é sempre uma boa sugestão para uma refeição simples.
Um beijinho,
Joana
Que engraçado, foi o jantar cá em casa ontem!
ResponderEliminarAdoro as suas receitas e de vez em quando, quando falta a inspiração venho cá espreitar ;)
Obrigado pela sua partilha!
Mary,
EliminarObrigada pelas suas palavras.
Um beijinho,
Joana
Susana,
ResponderEliminarTantas vezes que as coisas mais simples são as mais saborosas....
Um beijinho
Joana
Tem um aspecto maravilhoso, e é tão simples :) vou ter que experimentar! está na lista ;)
ResponderEliminarBeijinhos