Bolo Supremo de Chocolate


Há muito que a minha sobrinha mais velha, a Maria, não vinha fazer bolos com a tia. Neste fim de semana, que até teve direito a dia contento e muita chuva, houve oportunidade e, enquanto o Zé Maria dormia, lá fomos as duas para a cozinha. A escolha do que fazer é sempre simples, porque a Maria gosta muito de bolo ou bolachas de chocolate. Desta vez deixei-a escolher a receita de iríamos fazer. Para a inspirar deixei-a ver alguns dos muitos livros de culinária que habitam cá em casa e a receita escolhida foi a deste bolo supremo de chocolate.
Para ser mais simpático optei por dividir a massa do bolo em duas formas pequenas (cerca de 14cm de diâmetro) e assim, a Maria levou um bolo para casa e a tia ficou com outro bolo. E como a massa era muita (ou as formas pequenas) ainda deu para 4 cupcakes, que foram perfeitos para o lanche!
A cobertura já foi inspiração do momento com o que havia cá em casa. Morangos biológicos, trazidos essa manhã do Mercado do Botânico, e chocolate com 70% cacau, para um bolo bonito.
Apesar de não ter sido essa a intenção o bolo cá de casa acabou como sobremesa para o jantar acompanhado com uma bola de gelado, e pode ainda servir como sugestão para o almoço do dia da Mãe que se celebra já este domingo.

Hoje é dia de mais um Workshop de Culinária no Porto na iniciativa Moda Up, da Marque Soares, pelas 16h. Para quem não puder estar presente, ainda haverá outro workshop na próxima quinta, dia 7 de Maio. Além de workshops ligados à culinária, e como poderão ver no cartaz abaixo, há outro tipo de workshops, iniciativas e encontros, para todos os gostos.



Ingredientes para 2 bolos pequenos ou 1 bolo grande ou 24 cupcakes:

120g de cacau agro em pó
250ml de água a ferver
125ml de leite
125g de manteiga amolecida
275g de açúcar mascavado escuro
165g de açúcar
125ml de óleo vegetal (usei de girassol)
4 ovos
280g de farinha
1 + 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

Cobertura (opcional):

8 morangos
100g de chocolate 70% cacau
50g de manteiga

Preparação:

Coloque o cacau numa tigela e junte a água a ferver misturando bem até ficar com uma espécie de molho. Acrescente depois o leite e reserve.
Nor boot de cozinha, ou com a batedeira, bata a antiga com os açúcares até a mistura ficar esbranquiçada e fofa. Acrescente depois o óleo, em fio e mexa até estar bem ligado. Junte depois os ovos, um a um, batendo bem cada um antes de juntar o anterior.
Numa outra taça mistura a farinha com o bicarbonato de sódio. Junte cerca de 1/3 da mistura de farinha à mistura de ovos e mexa bem até ficar incorporado. Acrescente depois metade da mistura de cacau e mexa até ligar. Junte depois a restante farinha e o restante cacau até a mistura estar bem ligada.
Coloque depois a mistura do bolo em formas untadas e forradas com papel vegetal (ou num tabuleiro de queques forrado com forminhas de papel frisado) e leve ao forno cerca de 40 minutos no caso do bolo, ou 20 se fizer cupcakes.
Depois de cozinhado retire do forno e deixe arrefecer na forma alguns minutos antes de desenformar. Deixe arrefecer completamente.
Para a cobertura derreta o chocolate com a manteiga e verta depois cuidadosamente sobre o bolo. Mergulhe também alguns morangos previamente lavados no chocolate derretido e coloque-os depois harmoniosamente sobre o bolo. Deixe a cobertura arrefecer e endurecer e sirva.


Bom Apetite!

22 comentários :

  1. Anónimo08:58

    Ora aqui está um belo bolo de chocolate, bastante tentador e guloso! E deve ser bastante macio e saboroso, pelos ingredientes que tem. Mais um para ser testado, em versão "mini" e sem cobertura para não haver muita tentação pelo caminho! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:37

      PS: uma dúvida, qual a temperatura do forno? Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Anónimo15:10

      Outra dúvida: as quantidades de açúcar são mesmo estas (440 g no total)? Não é engano? Admito que sou gulosa, mas esta quantidade de açúcar deixa-me KO! Sara Oliveira

      Eliminar
    3. Sara, falha a minha. O forno deverá estar a 180ºC.
      Sim o açúcar é mesmo muito. Este é um bolo guloso, mas também fica grandinho.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Bolos feitos com os nosso sabem sempre ainda melhor :) Uma óptima sugestão para o dia da mãe!
    Beijinho
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa,

      A minha sobrinha já e uma companheira na cozinha. É muito divertido cozinha com ela.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Fiquei literalmente a babar e já guardei a receita para a fazer com a minha irmã quando for visitar a famelga :) tem um aspecto irresistível :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cátia,

      É mesmo daquelas receita de deixar água na boca. É calórico mas vale a pena cada uma das calorias.
      Um Beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Ai q tentação :P Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Anjo de Mel.
      Olha que é mesmo uma grande tentação...
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Anónimo14:50

    Tem um aspeto delicioso como sempre!
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cris.
      Mas o chocolate costuma ter esse efeito nas pessoas.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Que aspeto delicioso ;)

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Tarde de chuva a fazer bolos :) Tão bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sílvia,

      Nada melhor. No verão sinto a falta da chuva quando faço bolos...
      Um beijinho,
      \Joana

      Eliminar
  8. Ana Alcantara21:48

    Joana, eu sei que o blogue não é uma edição de "discos pedidos", mas preciso muito de uma ajuda. O meu sogro não pode comer doces pelo excesso de açúcar que levam e consequentes dores de estômago, mas eu noto a tristeza no rosto dele quando há festas e ele não come uma sobremesa dizendo que prefere uma laranja. Gostava de fazer uma sobremesa para o almoço de domingo, Dia da Mãe, que ele também pudesse experimentar. O que me sugeres que seja fácil, bonito, com ingredientes do quotidiano e que não dispare os níveis de açúcar?
    Desculpa o abuso deste pedido, mas tenho a certeza de que compreendes o meu desespero.
    Um beijinho e muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:12

      Sei que não sou a Joana mas veja no site do programa Ingrediente Secreto a mousse de morangos. Fiz isso no fds passado e ficou muito bom. É simples de fazer e muito agradável e ainda pouco doce. Vitória

      Eliminar
    2. Ana,

      Peço desculpa pela minha resposta já não chegar em tempo útil. Eu não sou a pessoa mais indicada para lhe sugerir receitas dessas, apesar de também eu neste momento não poder comer açúcar por cauda da minha diabetes gestacional.
      Sobremesas com fruta e com pouca ou nenhuma farinha podem ser uma boa alternativa. Evite no entanto as sobremesas que não levam açúcar mais usam frutos secos como tâmaras ou figos para adoçar, uma vez que também alteram os níveis de açúcar no sangue - se bem que de uma forma mais saudável.
      Experimente uma base de massa folhada com maçã laminada fina e polvilhada com um pouco de açúcar amarelo e canela, por exemplo.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Não há nada como um bolinho de chocolate caseiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo Sunflower.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  10. Onde entra às 125g de manteiga?

    ResponderEliminar

Imprimir