As receitas de todos os dias não têm de ser elaboradas e complicadas. Talvez a de hoje seja até demasiado simples e corriqueira para estar aqui. Mas representa aquilo que são as refeições de todos os dias. Aquilo que se come na minha casa e, com uma ou outra alteração, aquilo que se come em casa de muitas famílias. Coisa simples como arroz, carme, legumes. A maneira como se faz, e os acompanhamentos podem trazer a inspiração para tornar um prato do dia a dia numa coisa ligeiramente diferente. No entanto a essência de familiar, de comida para todos os dia, de alimentar os nossos, tudo isso está nesta simples receita que hoje vos trago.
3 dentes de alho
2 folhas de louro
50g de manteiga
sal e pimenta q.b.
1 lata pequena de feijão preto
1/4 pimento vermelho
1/4 de chouriço ou bacon
8 espargos verdes (frescos de preferência)
8 fatias de bacon sem courato
Entretanto prepare os espargos, cortando a parte fibrosa do fundo, e leve-os a cozinhar 3 minutos em água a ferver, temperada de sal e pimenta. Escorra-os e reserve, deixando arrefecer.
Lamine 2 dentes de alho e coloque-os numa frigideira juntamente com a manteiga e uma folha de louro. Deixe a manteiga derreter e acrescente os bifinhos deixando-os cozinhar de ambos os lados até estarem cozinhados a seu gosto, mais ou menos passados.
Entretanto enrole as fatias de bacon nos espargos e leve-os a grelhar numa chapa com um fio de azeite, até que o bacon esteja crocante e os espargos cozinhados. Se gostar tempere com uma pitada de pimenta moída na hora.
Para o feijão preto, leve um tachinho ao lume com um dente de alho bem picado, o pimento vermelho em cubinhos, o louro e o chouriço ou bacon em pequenos pedaços. Acrescente um fio de azeite e deixe que o chouriço comece a fritar e a libertar a sua gordura. Acrescente depois o feijão preto, envolva bem, retifique os temperos e deixe ferver cerca de 5 minutos para apurar.
Sirva os bifinhos com os espargos e o feijão preto e acompanhe com arroz branco e uma salada verde.
Bom Apetite!
Uma boa sugestão e diferente. Às vezes, não é preciso complicar, e bastar preparar um acompanhamento "corriqueiro" de maneira diferente, para termos algo surpreendente e cheio de sabor. Um grande beijinho, Sara Oliveira
ResponderEliminarSara,
EliminarPartilho mesmo dessa idea. Basta fazer qualquer dois diferente para termos uma refeição que enche o olho mas que não deixa de ser banal.
Um beijinho,
Joana
Uma sugestão diferente e deliciosa,..
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Obrigada Mary.
EliminarSempre uma querida.
Um beijinho,
Joana