Não há fim se semana que acabe e não se fique com a sensação de que os dias passaram a correr, de que não houve tempo para nada e que devia já ser fim de semana outra vez.
O nosso não foi diferente do habitual. A ida à piscina do Zé Maria, compras muito necessárias no mercado biológico e muitos outras afazeres que, num instante fazem os dias chegar ao fim!
A satisfação de ir ao mercado em inicio de primavera, e trazer as primeiras ervilhas tortas do ano, assim como ervilhas para debulhar e batatinhas novas. Muitas cores e finalmente as couves a deixarem de dominar as bancas!
Neste fim de semana houve ainda tempo de testar novas receitas de pão caseiro, ainda mais rápidas e simples, e que tornam a tarefa de fazer pão em casa a coisa mais simples do mundo, e que não implica amassar ou sequer uma máquina para amassar o pão.
Prepararam-se também sumos naturais e fizeram-se refeições na varanda para aproveitar os dias muito simpáticos que estiveram por aqui.
E houve ainda tempo para preparar este delicioso entrecosto adocicado e caramelizado, com um molho delicioso e perfeito para lamber os dedos no final.
A receita fica por aqui, pois merece mesmo ser partilhada.
(adaptado de “Olive” Fevereiro de 2015, página 52)
sal q.b.
1 colher de chá de pimenta da jamaica (allspice)
3 colheres de sopa de whiskey
50g de açúcar amarelo
50g de ketchup
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
1 colher de sopa de Molho Inglês
2 colheres de sopa de Molho de soja
1 colher de chá de pimenta da Jamaica (allspice)
Entretanto coloque todos os ingredientes do molho num tachinho e leve ao lume com 1 colher de sopa de água e deixe levantar fervura. Desligue e reserve.
Ao fim de 1h15 retire o entrecosto do forno e cuidadosamente escorra a água. Cubra o entrecosto com metade do molho, envolvendo bem e volte a colocar no forno, desta vez aumentando-o para 220ºC. Deixe cozinhar mais 30 minutos, virando e pincelando o entrecosto com o restante molho, de modo a que fique caramelizado e peganhento.
Sirva com uma salada e batatinhas assadas.
Bom Apetite!
Que delícia!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Mary,
EliminarObrigada.
Um beijinho,
Joana
Uma bela sugestão para dias cheios de sol, a piscar o olho às patuscadas de Verão. E uma boa variação para o entrecosto grelhado. Um bom início de semana, Sara Oliveira
ResponderEliminarSara,
Eliminaré sim uma boa alternativa aos churrascos de verão. Tem tudo a ver com amigos e patuscadas.
Um beijinho,
Joana
que aspeto mais delicioso, como eu adoro entrecosto esse devia ser divinal.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Fica muito bom.
EliminarVale a pena experimentar.
Um beijinho,
Joana
Não haverá na receita um engano com as temperaturas do forno? Primeiro vai ao forno a 200º e após colocação do molho vai segunda vez ao forno aumentando a temperatura para 200º?
ResponderEliminarTem toda a razão.
EliminarJá retifiquei.
Obrigada pelo reparo.
Um beijinho,
Joana