Massinhas com Molho de Brócolos



Há uns dias, uma leitora queixava-se que os meus textos aqui no blogue deixaram de ter aquele toque pessoal que ela tanto gostava. E tem toda a razão. A velocidade quem que as redes sociais andam tornaram os blogues, pelo menos este tipo de blogues, com receitas, mais uma espécie de motor de pesquisa, do que espaço de partilha. Queiramos ou não o instagram tomou muito esse lugar e os blogues, os que vão sobrevivendo, são apenas o local onde tudo fica guardado e a  pesquisa pode ser feita qual livro de receitas virtual.

Mas no instagram, a minha vontade de partilhar textos com um toque mais pessoal e opinativo, é neste momento muito pequena. Cada vez há menos tolerância e empatia para se aceitarem opiniões, perspectivas de vida e motivações que são diferentes nas suas mais variadas vertentes. E a mim pelo menos, não me apetece sentir-me atacada ou ter que justificar de alguma forma a minha maneira de estar e de viver. Porque eu partilho as minhas coisas tal como elas são. Não para de alguma forma de mostrar superior ou inferior a ninguém. Mas porque sim. Porque em algum momento essa partilha pode motivar e ajudar alguém, como tantas outras partilhas de tantas outras pessoas mais ou menos banais e normais  me inspiram e motivam a mim.

Talvez continue a fazer sentido continuar com este toque mais pessoal por aqui. Obrigada aos que ainda aqui vêm regularmente e que, apesar do instagram, não largaram o blogue e me escrevem a encorajar o escrever por escrever neste cantinho que é a minha casa há quase 16 anos.

E hoje, deixem-se inspirar por uma receita de massinha com um molho diferente do habitual!


Ingredientes para 4 pessoas


250g de massa curta tipo fusili

500g de brócolos 

1 dente de alho grande

Sal q.b. (se usar)

1 colher de sopa de azeite


Preparação:


Prepare os brócolos,  separando-os em raminhos e leve-os a cozer a vapor. 

Entretanto coza a massa em agua a ferver e abundante até que a massa fique al dente.

Coloque-os depois no robot de cozinha, acrescente o azeite e o alho e de quiser uma pitada de sal, e triture bem até obter um molho homogéneo. Junte um pouco da água da cozedura da massa ao molho para que fique mais fluido e triture mais um pouco.

Escorra bem a massa e envolva no molho de brócolos. 

Sirva simples ou como acompanhamento ou eventualmente polvilhado com um pouco de queijo ralado.


Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Obrigada por continuar, o caminho menos percorrido tem mais valor. Respira-se melhor, há menos ruído. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Por aqui está-se melhor. Tem outra energia. Mas na verdade tenho mesmo é saudades do blog "A Economia cá de casa"! Aprendi imenso. Obrigada pela partilha <3

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por continuar por aqui! Adoro os seus textos de introdução à receita. Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:18

    Olá! Confesso que achei que era desta vez que o único blog que leio ia acabar... Mas não e ainda bem! Sofia!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,
    Apesar de tudo passo por aqui todos os dias.
    Aida

    ResponderEliminar
  6. Bom dia
    Menina Joana, Não abandome o seu blogue eu não a sigo no Instagram gosto muito deste espaço e não deixe de ser a pessoa maravilhosa que é.
    Bomfim de semana, beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Joana Carvalho14:34

    Gosto muito deste blogue, mas gostava muito do «A economia cá de casa» onde deixou de publicar de um dia para o outro sem passar cavaco às pessoas que lhe deram muito a ganhar....

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15:50

    Que bom continuar com o blogue e a partilha que tanto nos tem ajudado todos estes anos. Continuo sem perceber porque é que as pessoas se incomodam a escrever coisas desagradáveis... se não gostam, não sigam, é simples. É que o que escrevem diz muito sobre a pessoa que são...Empatia, sororidade, solidariedade precisa-se! Obrigada Joana. Beijinho.
    Ana Vicente

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pelas partilhas. O toque pessoal permite ver que há vida e há emoção nas receitas partilhadas. É giro acompanhar à distância uma família que parece tão engraçada. Críticas haverá sempre, há sempre quem queira dar a sua opinião de que se deveria ter feito desta ou daquela forma, o importante é estarmos confortáveis connosco e de resto "assobiar para o lado". Obrigada pelas suas partilhas, que tanto enriqueceram os muitos jantares de convívio que fazia cá em casa antes do covid. Com o seu blogue aprendi a apreciar a cozinhar e a arriscar fazer receitas mais complicadas. Muitas foram as viagens de comboio, de regresso a casa, em que explorava o blogue a ver o que poderia fazer para o jantar....

    ResponderEliminar
  10. Gostei, da receita e do texto q a acompanha :) Já tinha saudades de te ler :) Por acaso, não tenho instagram, sigo-te mesmo por aqui (quase diariamente) e as notificações do FB. Por isso, sim, estes textos continuam a fazer todo o sentido aqui no blog, que é a tua 1a casa :) Bjinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  11. Obrigada por continuar com o blogue.

    ResponderEliminar
  12. Your blog is great. I read a lot of interesting things from it. Thank you very much for sharing. Hope you will update more news in the future.

    ResponderEliminar

Imprimir