mai072025

Sobremesa Gelada com Malteasers e Framboesas



No sábado passado tivemos um almoço aqui por casa e mais uma vez fiz a receita de sobremesa gelada. Simples rápida e é difícil não gostarem. Tenho feito sempre combinações diferentes e desta vez lembrei-me de juntar malteses e depois decorar com framboesas para “desenjoar” e quebrar o doce. Gosto particularmente de juntar caramelo salgado, mas para quem não gosta de coisas tão doces pode ficar um bocadinho enjoativo (se é que doces e enjoativo combinam na mesma frase!).

Deixo-vos novamente a receita, mas mais como uma sugestão de usarem esta base - de natas e leite condensado - como uma base para fazerem gelados caseiros, rápidos e sem máquina de qualquer coisa. Juntem-lhe puré de fruta e têm gelado de morango ou manga. Juntem caramelo salgado e têm gelado de caramelo. Oreo triturada e têm cookies&cream. Juntem café e ficam com gelado de café. Coloque em formas individuais, e depois de congelado passem por chocolate derretido e ficam com uma espécie de magnum…. Em forma de bolo inglês tem um gelado de cortar à fatia.

Fica a sugestão para que todos os que queiram façam gelados de forma simples e rápida!


Ingredientes:


400ml de natas  - têm de estar frias e ser natas para bater com 35% de gordura - natas magras não batem em chantilly

1 lata de leite condensado

500g de malteses

200g de framboesas

Raspas de chocolate para decorar


Preparação:


Bata as natas em chantilly - só as natas - até ficarem bem firmes. Junte depois o leite condensado e envolva bem.

Acrescente agora os Malteasers grosseiramente picados ou cortados e envolva novamente. 

Coloque a mistura numa forma de bolo inglês previamente forrada com película aderente e leve ao congelador por 6 horas ou idealmente de um dia para o outro.

Para servir desenforme o gelado para um prato de servir e decore depois com mais malteasers esmagados, framboesas frescas e raspas de chocolate.

Sirva de imediato cortado em fatias.


Bom Apetite!


mai062025

Perna de Peru Desossada no Forno com Ervas Secas e Limão



Uma das vantagens de cozinhar a perna de peru já sem osso é que cozinha muito mais rápido e é também mais fácil de cortar e servir.

Gosto de pedir no talho para fazerem este trabalho, mas por exemplo no Mercadona existe assim pronta a levar em couvetes, o que pode ser uma opção muito prática.

Gosto muito de fazer assados ao fim de semana ou feriados, porque me libertam o tempo na cozinha para outras coisas e esta foi a escolha  num desses dias.

Fica uma versão muito simples de que quase todos gostam.


Ingredientes:


1 perna de peru desossada (cerca de 1kg já sem osso)

Sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de mistura de ervas secas

1 colher de chá de alho em pó

1 limão

1 colher de chá de colorau

100ml de vinho branco (opcional)


Preparação:


Coloque a carne numa assadeira de pirex ou outra - com a pele virada para cima - e tempere com sal, pimenta, colorau, alho em pó e as ervas secas. Massage a carne com esta mistura de modo a que fique toda coberta de tempero.

Corte o limão em fatias e disponha-as por baixo e por cima da perna de peru. Se quiser polvilhe com um pouco mais de ervas secas. Regue com o vinho branco e tape com papel de alumínio ou tampa se o seu recipiente tiver uma.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1hora a 1h30. Se quiser retire o papel de alumínio para dourar a superfície.

Sirva com batatinhas assadas e legumes ou salada.


Bom Apetite!


mai052025

Peito de Frango com Iogurte e Corn Flakes (na Airfryer)



O frango é uma das carnes mais usadas aqui por casa e às vezes já nem sei bem como variar as receitas do dia a dia, que sejam simples e rápidas ou que sejam possíveis de aquecer. Chegar a casa quase às 20h com 3 crianças e querer colocar o jantar o mais rapidamente possível na mesa nem sempre é fácil e as escolhas às vezes são mais limitadas.

Tento fazer coisas diferentes ou que eles não comam tantas vezes na escola. Desta vez uns paninhos na Airfryer - porque adoro e é uma ajudante importante cá em casa no que toda a preparar refeições de forma rápida. Mas uns paninhos com um pequeno twist: foram marinados em iogurte e outros temperos e panados em cor fakes. Ficaram óptimos!


Ingredientes para 4 pessoas:


600g de peito de frango cortado em bifes não muito finos

120g de iogurte natural

Sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de alho em pó

1 colher de chá de colorau

 200g de corn flakes 0%

Azeite q.b.


Preparação:


Numa taça coloque o iogurte e tempere com sal, pimenta, alho e colorau e mexa bem. Coloque o peito de frango nesta mistura e deixe marinar de um adia para o outro ou algumas horas.

Esmague ou triture os corn flakes.

Retire o peito de frango da mistura do iogurte e passe-o pelos cor flakes de modo a ficarem bem cobertos de ambos os lados. Repita até todo o frango estar panado com os corn flakes.

 Coloque depois os bifes de frango panados na airfryer sem os sobrepor. Borrife com uma “sprayzada” de azeite e coloque na airfryer a 180ºC durante 10 minutos. Dependendo da sua airfryer e da grossura do peito de frango pode demorar mais tempo ou ser necessário virar (eu não virei). Também dependendo do tamanho da sua airfryer pode precisar de fazer os panadinhos por duas ou três vezes.

Sirva com acompanhamentos a gosto.


Bom Apetite!


mai022025

Crepioca com Queijo e Iogurte Batido com Frutos Vermelhos



Nos últimos tempos tem havido um pequeno almoço que tem sido recorrente! Eu não sei se vocês também são assim, mas eu gosto muito de ir variando os meus pequenos almoços, mas às vezes encontro um que me enche as medidas e repito dias a fio.

Ultimamente tem sido este pequeno almoço que tenho comido quase em “repete” e que depois de verem as minha publicações no Instagram me pergunta a “receita” e o que é.

Para mim também tem sido importante - por vários motivos - a quantidade de proteína ingerida, e portanto este pequeno almoço está de acordo com as minhas necessidades específicas e tem “reforço” com as claras e o facto de usar skyr e queijo fresco magro batido 0% em vez de iogurte natural ou grego natural. No entanto, nada muda para que possam experimentar este pequeno almoço que eu acho delicioso e saciante.


Ingredientes:


1 ovo (se quiserem podem também juntar claras para aumentar o teor proteico)

1 colher de sopa de polvilho (doce ou azedo)

Sal q.b.

1 fatia de queijo 

100g de frutos vermelhos congelados

150g de iogurte natural ou grego natural (uso skyr ou queijo fresco magro batido 0% porque tem maior quantidade proteica por 100g)


Preparação:


Numa taça coloque o ovo e o polvilho, tempere com uma pitada de sal e bata até obter uma mistura homogénea. Leve uma frigideira anti aderente lume e deixe aquecer.Junte depois a mistura de ovo e polvilho e deixe cozinha. Coloque o queijo em metade da crepioca e assim que começar a solidificar dobre a metade que não tem queijo sobre a que tem queijo e deixe cozinhar mais um bocadinho. Vire e cozinhe do outro lado. Retire e coloque no prato. Se gostar junte tomate ou alface.

Coloque depois o iogurte no copo da varinha mágica e junte os frutos vermelhos. Triture com a ajuda da varinha mágica até obter uma mistura homogénea e coloque depois numa taça.


Bom Apetite!

abr302025

Papas de Aveia com Queijo Fresco Magro Batido



Este tempo meio bipolar tem tomado conta de algumas escolhas alimentares cá em casa. Se no fim de semana  está sol e calor e damos início à época da churrasqueira, durante a semana a temperatura desceu, a chuva voltou, e temos vontade de comidas mais confortáveis.

Ora que numa destas tardes senti uma vontade de umas papas aveias quentinhas para variar da versão mais fria das overnights, e acabei a fazer uma variação que gostei bastante, porque juntei queijo fresco magro batido (tipo iogurte) tornando os mesmos ingredientes das overnights oats, numa versão quente.


Ingredientes para 1 pessoa:


25g de aveia

120ml de água

1 banana pequena

Canela a gosto

4 morangos

150g de queijo fresco magro batido 0% (ou iogurte)


Preparação:


Corte a banana em rodelas e coloque-a num tachinho juntamente com a aveia, canela a gosto e a água. Leve ao lume a cozinhar e engrossar ateia aveia estar cozinhada e a banana desfeita. Se estiver a ficar muito grosso junte um pouco de água, mas não muita porque ainda vai juntar o queijo/iogurte.

Assim que estiver cozinhado retire do lume e junte o queijo fresco magro batido envolvendo bem.

Coloque numa taça, junte os morangos partidos em pedacinhos e polvilhe com mais canela.


Bom Apetite!


abr292025

Mistura “Everything Bagel Seasoning”



Quando fiz bagels da Rosa da Be Nice Make a Cake, há uns tempos, fiquei com pena de não os ter salpicado com a mistura “everything bagel”, mas não é uma coisa muito fácil de encontrar por aqui (pelo menos em Coimbra). A mistura, muito popular nos USA, não é algo que se veja muito por aqui, e mesmo fazendo a encomenda pela Amazon o preço era um bocado (muito) proibitivo para uma coisa tão simples como esta.

Na altura comentei a falta da mistura Everything Bagel com a Rosa, que poucos dias depois publica uma versão caseira que qualquer um pode fazer em casa. 

Estas coisa merecem muito ser partilhadas. E para quem acha que isto só serve para Bagels não podia estar mais enganado. Em ovos mexidos ou estrelados, colocarem m saladas ou polvilharem no abacate, em pipocas, em outros pães e até tempero de carne, peixe ou legumes. Vale a pena experimentarem!


Ingredientes:

(Receita original da Rosa, aqui: https://www.instagram.com/p/DHD4H7IttOB/)


5 colheres de chá de sementes de sésamo brancas

2 colheres de chá de sementes de sésamo pretas

1 colher de chá de sementes de papoila

2 colher de chá de alho seco em flocos

3 colheres de chá de cebola seca em flocos

1 colher de chá de sal marinho em flocos 


(A medida usada é uma colher TSP(5ml)


Preparação:


Colocar todos os ingredientes num frasco hermético e misturar. Usar conforme as necessidades.


Bom Apetite!


abr282025

“Pão de Queijo” Falso na Airfryer



O fim de semana já lá vai. E foi de azafama aqui por casa. Limpar e arrumar o nosso jardim e churrasqueira para finalmente começarmos a usar. Eu sei que ainda vem chuva, mas alguma vez tínhamos de fazer isto, e portanto este fim de semana de bom tempo foi o escolhido porque assim ainda nos permitiu usar este maravilhoso espaço exterior que temos. Saiu logo peixinho grelhado no sábado e carne no churrasco no domingo.

Entretanto também sairam outras coisas da cozinha, como este “pão de queijo” falso, que digamos que é uma crepioca que virou uma espécie de pão de queijo. Poucos ingredientes, menos gordura, faz-se num instante e tenho feito várias vezes até como lanche ou pequeno almoço. 


Ingredientes para 3 unidades


1 ovo

15g de polvilho doce

Sal q.b.

20g de queijo ralado


Preparação:


Bata o ovo com o o polvilho doce e o sal divida por 3 forminhas de silicone. Pode parecer pouco, mas só se coloca mesmo um bocadinho no fundo de cada forma.

Por cima coloque um bocadinho de queijo ralado e coloque as forminhas na airfryer a 180ºC durante 15 minutos.

Como ainda quentinho.


Bom Apetite!


abr242025

Empadão de Borrego e Batata Doce



Aqui por casa já sabem que as sobras têm sempre destino. Raras vezes aquecidas, mas quase sempre transformadas em outras receitas.

O Borrego que sobrou de domingo de Páscoa acabou num empadão, e assim tudo de transformou e nada se estragou.

Fica a ideia e é claro que em vez de puré de batata doce podem usar puré de batata convencional e até da versão congelada. O que for mais simples para vocês.


Ingredientes:


500 de sobras de borrego previamente desfiadas

1kg de batata doce 

2 cenouras

1 cebola

Sal e pimenta q.b.

200ml de leite

Noz moscada q.b.

Azeite q.b.

1 folha de louro


Preparação:


Descasque a batata doce e corte-as em cubos. Leve a cozer no leite até que fiquem macias. Ao fim desse tempo esmague as batatas ou triture-as e se necessário junte mais leite para ficarem com a consistência desejada. Tempere depois de sal, pimenta e noz moscada a gosto.

Entretanto desfie o borrego - ou corte em pedaços - e reserve.

Descasque e corte e cebola em meias luas e leve a um frigideira com um pouco de azeite deixando refogar, juntamente com 1 folha de louro. Junte depois as cenouras cortadas em cubinhos e deixe saltear até que amolecem. Juntem depois tudo à mistura de borrego envolvendo bem.

Coloque a mistura de carne num tabuleiro que vá ao forno e à mesa e por cima coloque o puré de batata doce.

Leve ao forno apenas para tostar o puré e sirva com legumes ou uma salada e para quem gostar um pouco de molho picante.


Bom Apetite!


abr232025

Salada de Bacalhau e Bimi com Grão e Muhammara



Fui desafiada pelo Chef Miguel Mesquita e pela Bimi a preparar uma receita diferente para a Páscoa.

A Páscoa passou e a receita ficou, mas não ficou esquecida. Assim que foi possível meti mãos à obra e não podia ter gostado mais do resultado! É realmente deliciosa e uma salada que quero muito repetir, num jantar ou churrascaria, pois é óptima para os dias quentes e para receber pessoas.

E porque as boas receitas são sempre para partilhar, aqui fica.


Ingredientes para 2 pessoas - ou 4 como entrada


200g de bimi

1 lombo de bacalhau previamente demolhado

150g de grão de bico cozido

Azeite q.b.

Paprika fumada q.b.


Muhammara:

2 pimentos assados (eu assei os meus na airfryer)

1 colher de sopa de azeite

1/2 dente de alho

30g de nozes

1/2 colher de sopa de mel

1/2 colher de sopa de vinagre balsâmico

1/2 colher de chá de cominhos

1/2 colher de chá de piri-piri

Sal q.b.


Preparação:


Coza o lombo de bacalhau e depois de arrefecido, lasque-o. Reserve.

Coloque no copo da varinha mágica os pimentos assados, o azeite, o alho, as nozes, o mel, o vinagre balsâmico os cominhos e o piri piri e triture até obter uma pasta homogénea. Tempere de sal a gosto.

Coloque depois ao lume uma frigideira com um fio de azeite e junte o grão previamente escorrido. Junte depois os bimis, tempere de sal, pimenta e a paprika fumada , tape e deixe cozinhar 3 minutos ou até os bimi estarem macios.

Na base do prato coloque a pasta de muhammara e por cima espalhe a mistura de grão e bimi e por cima as lascas de bacalhau. Regue com um fio de azeite e sirva.


Bom Apetite!