Há muitos anos que não fazia um Peru Recheado.
Sempre foi o ex-libris da minha sogra. Além das mil sobremesas, no natal, havia sempre peru recheado que em casa dela se trazia para a mesa depois da missa do galo e na altura dos presentes, para se “provar”. E era vê-la sempre orgulhosa do peru e sempre a perguntar se o recheio daquele ano não tinha ficado delicioso.
Há muitos anos que ela já não fazia o peru recheado. Por circunstancias várias da vida - porque deixamos de ser tantos à mesa, porque depois sobrava muito e ninguém queria andar a comer peru 15 dias, e depois pela demência e o Alzheimer.
Não me lembro de haver receita. Acho que ela fazia de cor. Inventando o recheio à medida que fazia. As vezes juntava cogumelos, outras carne picada, outras bacon ou chouriço, com ou sem salsichas frescas….
Mas o banho do peru era sagrado, numa bacia grande com laranja e limão.
Fiz com base no que sei, com base no que me recordo e com base no que o meu coração mandou.
Preparei-o 2x para 2 jantares de natal com a família de amigos. Porque éramos muitos e assim não íamos andar a comer peru 15 dias.
Se quiserem peru para amanhã, ainda vão a tempo.
Ingredientes:
1 peru com cerca de 5/6 kg
150g de sal marinho
2 laranjas
2 limões
1 cálice de aguardente
Recheio:
1 cebola grande
Azeite
Sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
1 folha de louro
2oog de cogumelos
1 ramo de salsa
200g de bacon
400g de carne de porco picada
1 cálice de vinho do Porto
200g de azeitonas pretas picadas
100ml de leite quente
100g de pão
1 ovo
Pasta para Barrar:
Sal e pimenta q.b.
6 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de banha
1colher de sopa de colorau
1 colher de sopa de ervas secas
150ml de vinho branco
Preparação:
De véspera coloquem o peru numa bacia com uma salmoura: agua, sal, aguardente e rodelas de limão e laranja e deixe o peru cerca de 24 horas nesse “spa”.
Aproveite depois para preparar o recheio que deve estar completamente frio quando for para rechear o peru. Idealmente preparem o recheio também de véspera e guarde no frigorifico.
Para o recheio pique a cebola e leve a refogar num pouco de azeite com os dentes de alho picados e o louro. Junte os cogumelos picados, assim como o raminho de salsa e o bacon também picado e deixe refogar bem, numa frigideira larga, com o lume sempre alto.
Acrescente depois a carne de porco picada e o vinho do porto e deixe cozinhar sempre em lume alto. Tempere de sal e pimenta e acrescentei as azeitonas pretas picadas.
No leite quente junte o pão e triture com a varinha magica e junte ao preparado anterior, assim como o ovo batido.
Deixe cozinhar mais uns minutos e retire do lume deixando arrefecer.
No dia seguinte retire o peru da salmoura e seque-o muito bem. Tempere a cavidade com um pouco de sal e depois coloque o recheio no interior da cavidade, e também na cavidade do pescoço. Com fio de cozinha ate as pernas e á volta das asas.
Faça uma pasta com os dentes de alho esmagado, o azeite, a banha, o colorau, as ervas secas, sal e pimenta a gosto e barre o peru com esta mistura. Junte também o vinho branco.
Leve depois ao forno, sem pressas, cerca de 4 horas entre 160ºC a 180º C até o peru estar cozinhado.
Sirva com arroz de frutos secos.
Bom Apetite!