Aletria de Chocolate

A aletria é uma daquelas coisas que faz parte do Natal, mas que é esquecida pela maior parte das pessoas. As minhas memórias associadas à aletria, nada têm a ver com o natal, ma sim com a minha avó Celeste. Sem motivo nenhum era normal ela fazer uma travessa de aletria. Fazia-a sem receita, apenas juntando aparentemente ao acaso os ingredientes para dentro da panela. O que é certo é que nunca saía mal.
E recordo-me então daquelas travessas com aletria que se cortava em quadrados e se comia sem se precisar de prato ou talheres.
Ontem seria o aniversário da minha avó, e dei comigo a pensar nela e na sua aletria. Lembrei-me que a tinha por lá um pacote e preparei uma versão diferente de aletria, com chocolate.
Aproveito também assim para agradecer à Milaneza (www.milaneza.pt) que tão gentilmente me enviou um cabaz dos seus produtos – entre os quais massa aletria – como prémio pela minha receita do desafio do Dia Mundial das Massas. Obrigada!
Aqui fica a receita, para o fim de semana ou para o natal.

Ingredientes para 1 travessa:

125g de massa de aletria
1 litro de leite
2 colheres de sopa de chocolate em pó
casca de 1 limão
1 pau de canela
100g de açúcar
2 gemas
75g de chocolate de culinária
Açúcar em pó para decorar

Preparação:

Levar um tacho ao lume com o leite, o chocolate em pó, o açúcar, o pau de canela e a casca de limão. Deixar levantar fervura e juntar a massa da aletria, deixando cozinhar em lume brando até esta estar cozida.
Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco.
Bater as 2 gemas e juntar em fio à aletria. Voltar a colocar ao lume e deixar cozinhar até engrossar. Juntar depois o chocolate de culinária previamente partido em pedaços e mexer bem até o chocolate estar bem derretido
Colocar a mistura numa travessa e deixar arrefecer. Decorar com açúcar em pó.

Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Aletria de chocolate nunca provei, mas parece-me ser coisa para adorar! ;)

    The gLiTtEr Side

    ResponderEliminar
  2. Curiosamente, a "minha" aletria também é a da avó, da avó Narcisa.
    A da minha mãe é quase tão boa, mas não é igual.

    Com/de chocolate, nunca provei,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:42

      Pena que aqui por casa este ano não haja a da avó celeste nem a da tia narcisa
      mas a acredito que a da mãe gracinda não deve fugir a da mãe arminda
      mas da mãe gracinda sugiro uma boa sopa que encosta a da arminda a um canto ....

      Eliminar
  3. Gostei muito da sugestão! Nunca me passaria pela cabeça! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Adoro aletria, e a receita cá de casa também é feita a olho ;)
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Adoro aletria e gosto dela quentinha, acabada de fazer. Na minha mesa de natal nunca falta apesar de ser apenas eu a gostar. Por fezes faço pequenas porções só para mim porque gosto mais dela quentinha. Com chocolate nunca fiz mas a próxima versão será assim.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu quero provar isto pelo natal :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns por mais esta ideia tão original, Joana! Eu gosto muito de aletria, mas apenas enquanto está quente. Costumo fazê-la algumas vezes, durante o ano, e para a próxima hei-de experimentar esta versão, ou não fosse eu uma chocoholic assumida! :)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo13:37

    Olá, bom dia.
    Sou espanhola e não sei o que a massa de aletria é. Pesquisei na internet e parece-me como se fosse os "fideos" espanhóis. Gostava de ter uma resposta para assim poder acrescentar o meu vocabulário português.
    Fico à espera da sua resposta. Obrigada. Marisa

    ResponderEliminar
  9. Já experimentei uma vez comer aletria e sinceramente não fiquei fã, nem o meu homem, mas quem sabe se assim já não saberá melhor?! Chocolate é sempre bom!! Eh Eh...
    Beijinhos doces e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  10. Rita Neves14:28

    olá boa tarde.
    não posso deixar de comentar este post que tantas saudades me trouxe!! a aletria da minha avó aninhas...lembro-me do cheiro da casa enquanto a panela fumegava. receita?? não havia. A prática e a sabedoria ditavam os gramas. Também esta aletria ficava com a consistência de se comer à mão... e era tão boa no dia seguinte. Obrigada pela boa lembrança. Votos de um Santo Natal e Felicidades. De uma fiel seguidora de há anos.

    ResponderEliminar
  11. Uma sugestão diferente, gostei!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar

Imprimir