Búzios com Almondegas de Frango em Molho de Tomate

Em quase vésperas de Natal a minha cozinha anda a mil. Há já muitos cabazes terminados, mas outros aguardam o fim de semana para o derradeiro final. Há já pedidos de sobremesas natalícias para levar para casa dos sogros, e ainda não sei o que fazer para levar para casa dos meus pais.
Fiz pela primeira vez as felhós da beira, que é sempre a avó que faz – mas que este ano, infelizmente não vai poder fazer – e acho que até ficaram bem! Têm de ir aos provadores oficiais…
Mas entre presentes a embrulhar enquanto se ouve a música do meu adorado Bubblé, e se fecham cabazes com fitinhas e afins, há um Zé Maria pequenino que tem de ter atenção, mails para responder, pedidos mil para aceder com receitas e fotos e afins, e ainda jantar para fazer todos os dias.
A vida não para por ser Natal. E hoje há uma receita ótima para estes dias.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peitos de frango
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de pão ralado
10 azeitonas pretas descaroçadas
160g de massa curta – usei búzios integrais
200ml de molho de tomate pronto – usei caseiro
50g de rúcula selvagem
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Numa panela, coza a massa em água temperada de sal até ficar al dente.
Entretanto corte os peitos de frango em pedaços, assim como a cebola e descasque os dentes de alho. Coloque tudo no robot de cozinha e triture até ficar uma mistura homogénea. Tempere com sal e pimenta, acrescente o pão ralado – pode necessitar de mais um pouco – e forme almôndegas não muito pequenas.
Leve uma frigideira larga ao lume com cerca de 2 colheres de sopa de azeite. Frite as almôndegas uniformemente até começarem a ficar douradinhas e junte depois o molho de tomate pronto e as azeitonas. Deixe estufar em lume brando até as almôndegas estarem cozinhadas. Junte depois a massa previamente cozinhada e bem escorrida, envolva bem e retifique os temperos.
Mesmo antes de servir envolva com a rúcula!

Bom Apetite!

1 comentário :

  1. que maravilha de almondegas :)por acaso nao poe aqui a receitas das filhoses da beira?sao tao boas,quem as fazia era a minha avo que ja faleceu e que infelizmente nao aprendi a fazer

    ResponderEliminar

Imprimir