Chocolate Quente com Gengibre e Cardamomo

Cá em casa cumpriu-se a tradição. Este dia 1 de Dezembro teve um acordar especial com os barulhinhos do Zé Maria a fazerem-se ouvir. Olhei para ele e recebi um lindo sorriso como que a dizer “Bom dia mamã, Bom Natal”. O seu pijama vermelho já anunciava o natal dizendo “I love Christmas”.
Acordamos e levantamo-nos os 3. Em pouco tempo a musica de natal soava lá em, casa e começavam-se a abrir as caixas com os enfeites de natal, as luzes, as velas e as restantes decorações.
Na mesa da sala de jantar a minha toalha de natal favorita, a que tem mais de 30 anos que me lembra a minha bisavó Augusta que curiosamente faria anos ontem se fosse viva. Fui para a cozinha preparar o nosso chocolate quente, também tradição do nosso natal em todos os dias 1 de Dezembro.
Em breve estávamos a tomar o pequeno almoço ao som de “All I want for Christmas is you”, enquanto olhávamos o Zé Maria embevecidos. Ele, olhava fixamente para as luzes da árvore de natal.
Depois disso foi tempo de decorar a árvore, a casa e de começar a entrar no espírito, com o nosso amor pequenino a “colocar” na árvore o seu primeiro ornamento, o que comprei especialmente para ele.
E assim começou o nosso natal. (E fica aqui a receita que usei este ano para o nosso chocolate quente!)

Ingredientes para 2 pessoas:

300ml de leite
75ml de natas
125g de chocolate em barra com 70%cacau
1 colher de café de gengibre em pó
2 vagens de cardamomo
1 pau de canela
2 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Parta o chocolate em pedacinhos e coloque-o numa panela pequena. Acrescente o leite, as natas, o açúcar, o pau de canela, o gengibre e as vagens de cardamomo previamente esmagadas com um maço de cozinha.
Leve tudo ao lume e vá mexendo até o chocolate estar derretido e a mistura ter levantado fervura. Reduza o lume para o mínimo e deixe ferver, mexendo, mais 1 minuto.
Retire e sirva quente.

Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Que "post" ternurento!... Beijinho para o Zé Maria e papás :) Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. Será que esta receita funciona com leite de soja?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:14

      Se funciona com esta não sei mas, com a do ano passado funcionou e muito bem!

      Fiz para o pequeno - almoço do dia 25 e, em minha casa, só se usa leite de soja.

      Não sei se ajuda mas, espero que sim.

      Sandra Martins

      Eliminar
  3. quero agora para o lanche!

    Passatempo a decorrer no meu blog com um super prémio! Participa!

    http://pratosquefalam.blogspot.pt/2013/11/passatempo-pratos-no-natal.html

    ResponderEliminar
  4. Tão bom... e tão bem que sabe agora! :)
    Beijinhos doces.

    Espreita aqui o desafio de Natal que tenho a decorrer no meu blogue e participa! ;)
    http://receitasdapiteca.blogspot.pt/2013/11/desafio-de-natal-2013.html

    ResponderEliminar
  5. O seu post tocou-me muito de deixou- me cheia de saudades

    ResponderEliminar
  6. Anónimo07:56

    A Bigusta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mãe22:52

      Por acaso era a nossa querida Biguta que faria 101 anos... Não sei porque o Anónimo lhe mudou o diminuitivo, que lhe foi dado pelas minhas duas filhas, Joana e Mariana. Só para esclarecer! Mãe

      Eliminar

Imprimir