Mini-Panetones

Eu sou pelo Menino Jesus. Mas se está tudo invadido de Pais Natais, como juntar os dois no mesmo Natal? Começo a pensar como vou explicar ao Zé Maria esta confusão entre o natal cristão e o natal pagão, para que tenha o melhor das duas…
A história que se vai contar cá em casa é simples. O natal é a celebração do nascimento do Menino Jesus. E o menino Jesus como é muito bondoso gosta de dar presentes no seu aniversário aos outros meninos. Como é pequenino, e não consegue chegar a todos, pede ajuda ao Pai Natal, um velhinho muito simpático que tem um trenó mágico e renas que voam. Assim, o menino Jesus depois de saber se os meninos se portam bem ou mal, pede ao Pai Natal para distribuir prendas pelos meninos que se portam bem durante o ano. (Sobre os que se portam mal ele tem de pensar muito bem se merecem ou não uma prenda…)
E assim, na noite de natal, o Pai Natal vai no seu trenó mágico com as renas que voam entregar as prendas.
Os adultos não recebem prendas de natal do menino Jesus e do Pai Natal – porque já são crescidos. É por isso que compram prendas uns para os outros, porque ainda gostam de as receber.
Mas esta história tem uma falha… Se o Pai natal entrega prendas a todos os meninos – a pedido do menino Jesus - como explicar o facto de estarmos sempre a dizer aos miúdos que é preciso entregar brinquedos aos meninos que não recebem presentes porque os pais não têm dinheiro?
Então a história segue….Como o Jesus e o Pai natal não conseguem chegar a todos os meninos, porque o mundo é muito grande (ou porque os pais desses meninos não sabem como falar com o Jesus ou outra coisa do género…), pedem para todas as pessoas distribuírem também presentes por todos os meninos, para ninguém ficar de fora. Quero ensinar-lhe que o Jesus não se esqueceu de nenhuma criança mas que todos nós,(além do Pai Natal) temos de contribuir para distribuir presentes.
E já este ano, de entre os presentes que o Zé Maria receber, um deles, novinho e sem ser aberto, será para dar a um menino a quem o menino Jesus e o Pai Natal não tenham chegado. E quando ele souber escolher, será ele a fazê-lo, bem como a dar alguns brinquedos todos os anos. Este ano o meu filho é ainda muito pequenino para perceber este gesto. Talvez não o perceba nos primeiros anos de vida. Mas será desde já um habito. Porque são estas coisas que se têm de educar desde pequeninos. Porque para mim, não quero uma criança que exija presentes e brinquedos no natal. Quero um filho que saiba que se deve partilhar, e que saiba respeitar os outros. Que saiba o que é dar de coração a quem não tem, que seja solidário, e que viva com os pais o verdadeiro espírito de natal. E isso pode e deve ser ensinado através de uma história de natal. Porque é isto e significado do Natal.
Feliz Natal a todos!
(E um sugestão para presentes caseiros de última hora!)

Ingredientes para 5 mini-panetones:
(adaptado de “Boas Festas com a Bimby”, página 152)

200ml de leite
2 ovos
1 gema de ovo
½ vagem de baunilha
1 saqueta de levedura seca
500g de farinha
100g de açúcar
Sal q.b.
100g de passas
100g de frutas cristalizadas cortadas em pedacinhos
200g de manteiga

Preparação:

Aqueça o leite até que fique morno e junte-lhe a levedura seca. Acrescente depois os ovos e a gema assim como as sementinhas de ½ vagem de baunilha. Bata bem com uma vara de arames.
Junte depois a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga amolecida e amasse bem usando as mãos ou a máquina de pão ou ainda uma batedeira com as pás próprias de amassar. Amasse até que a massa fique elástica. Coloque dentro de uma taça, tape e deixe levedar até dobrar de volume.
Quando a massa tiver levedado, junte os frutos cristalizados e as passas e amasse mais um pouco de modo a incorporar bem todos os frutos.
Forre o interior de 5 latas pequenas (eu reutilizei as latas de tomate pelado e cogumelos) com papel vegetal – deixando um pouco mais de papel do que a altura das latas - e divida a massa pelas cinco latas (deve encher as latas apenas até ¾). Deixe levedar mais 30 minutos.
Depois de terem voltado a levedar leve as latas ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 25 minutos ou até os panetones estarem cozinhados.
Se quiser oferecer, depois de frios cubra-os com película aderente e decore com uma fitinha e uma etiqueta.

Bom Apetite!

6 comentários :

  1. É uma história excelente :) Vou adoptá-la para mim também, quando um dia tiver filhos :)
    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. Muito bonita! Também sou pelo Menino de Jesus e a minha história vai ao encontro da sua. :) Um Santo e Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  3. Joana, e tu ao longo destes anos tem-nos mostrado o verdadeiro sentimento de partilha e solidariedade desta época - o objectivo é mesmo esse, dar um pouco de nós a quem faz parte da nossa vida é o verdadeiro espírito do Natal :) Bjinhos natalícios e thanks pela partilha desta receita :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da sua ideia, pois em pequeno sempre vivi com o menino jesus e o pai Natal na qual fazia sempre um pouco de confusão. Essa historia e fantástica para ir fazendo que os mais pequenos percebam as coisas boas. Não querendo complicar muito as coisas, atualmente aqui em casa trocamos os presentes no dia de Reis. Analisando bem foi neste dia que os 3 reis magos ofereceram as prendas ao menino Jesus. Os magos são mencionados no Evangelho de Mateus. A Profecia falava que: Salmo 72: “Todos os reis cairão diante dele”.
    Melchior, rei da Pérsia; Gaspar, rei da Índia; e Baltazar, rei da Arábia.Devemos aos magos a tradição de dar presentes no Natal. No ritual da antigüidade os presentes eram assim designados: -Ouro era o presente para um rei (realeza). Riqueza interna que os Reis Magos sentiram quando se aproximavam do menino Jesus. Incenso, para um religioso (simbolizava a fé). Retorno interno ao sagrado, às bênçãos que precisamos receber e doar. Simboliza o abençoar alguém e o coração sentir a verdadeira alegria. Oferenda devocional oferecida aos deuses. Mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a mortalidade). A mirra a resina antisséptica simbolizava a pureza. o imortal, o cheiro que emana e faz a ligação ao Divino e ao Eterno. Símbolo para a vitória sobre a morte.
    Portanto esse e o dia de mais valor religioso no que toca a historia de dar prendas. claro que ao longo dos anos vai-se alterando, manino Jesus, Pai Natal, etc. Um santo Natal junto dos que té são mais queridos. Zezão

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:49

    Espectacular! - a preocupação com o integrar a presença do Menino Jesus e a omnipresença do pai natal (isto é estar no mundo!), e o gesto de não esquecer os outros. o GESTO!
    Obrigada, foi uma grande lição o que acabei de ler. :)

    Muitos parabéns pelo presente antecipado mas sempre a horas e muitas felicidades!
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Adorei o seu cartão de Natal. Parabéns.
    Como faz as suas etiquetas?

    ResponderEliminar

Imprimir