Caril de Frango e Abóbora

Foi um fim de semana preenchido. No sábado o evento 4d&friends especial de natal na Quinta do Ribeiro. O meu workshop – sobre “Cozinhar presentes de natal” - correu lindamente, com muita gente, e a feirinha estava maravilhosa, com marcas fantásticas e coisinhas lindas para os mais pequenos e também para as mamãs. Fiquei muito feliz por participar. Obrigada Sofia e obrigada Filipa. E obrigada a todos os que estiveram presentes no workshop.
Como se não bastasse, depois desta feira de natal, fui à inauguração de uma loja de chocolates de uns amigos. Gostei de os ver, orgulhosos do seu novo projeto. Amigos que face a adversidades foram empreendedores. Uma loja linda, na baixa de Coimbra, mais concretamente na Praça do Comércio. A “Praça do Chocolate” vende exclusivamente Avianense, uma excelente marca portuguesa de chocolates de qualidade. Se são de Coimbra, ou não, não deixem de lá passar. Além de chocolates que fazem ofertas maravilhosas para o Natal, podem também fornecer-se de chocolate (e cacau e chocolate em pó) para as vossas receitas culinárias. E a preços bastante simpáticos!
E no domingo foi dia de mais um almoço com os amigos Rita, JP e respetiva prole. Almoço que, claro, se prolongou pela tarde dentro.
No meio de tantos afazeres e vida social foi pouco o tempo para cozinhar… Mas há aqui umas receitas feitas recentemente que ainda não tinha tido oportunidade partilhar convosco. Este caril de frango e abóbora é uma delas.

Ingredientes para 2 pessoas:

½ frango partido em pedaços
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite ou óleo vegetal
1 pedacinho de gengibre fresco com cerca de 2 cm
1 malagueta (opcional)
1 colher de sopa de pó de caril de boa qualidade
150ml de leite de coco
200g de abóbora
1 molhinho de coentros frescos
Sal q.b.

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a refogar no azeite. Acrescente também o gengibre previamente ralado, a malagueta em tirinhas finas, se usar, e metade dos coentros picados. Deixe refogar um pouco e acrescente o pó de caril. Coza bem esta mistura de especiarias durante cerca de 10 minutos. Se começar a ficar muito seca, junte golinhos de água.
Acrescente agora o frango em pedaços, envolva-o bem na mistura e tempere com um pouco de sal. Deixe o frango alourar um pouco e junte o leite de coco. Deixe cozinhar em lume brando até o frango estar macio.
Corte a abóbora em cubos pequenos e junte-a ao frango, deixando cozinhar mais uns minutos até a abóbora estar macia.
Sirva o caril polvilhado com os restantes coentros picados e acompanhe com arroz basmati.

Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Um prato cheio de coisas sabrosas, perfeito para os días tão frios como temos em Madrid.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fico feliz pelo sucesso do workshop! Tenho q ir a essa loja da próxima vez q passar em Coimbra, aiai! E thanks por mais uma bela sugestão usando produtos da época :) Bjinhos,

    ResponderEliminar

Imprimir