Pudim de Ovos e Vinho do Porto

Com o dia de Natal mesmo à porta e eu começo já a ficar nostálgica e a pensar que o Natal está quase a chegar ao fim… Mas o melhor ainda está para vir!
A noite de natal, com casa cheia, em casa dos meus sogros, e o dia de natal, sempre super especial e partilhado em casa dos meus pais. A missa do galo, as sobremesas de natal, a azáfama nas cozinhas a cheirarem a fritos, canela e limão. A excitação de ver as minhas sobrinhas a rasgarem presentes. A minha excitação para ver a cara de algumas pessoas a abrirem os presentes que tenho para elas. A alegria de este ano ter um filho para partilhar esta época mágica, e a alegria partilhada com todos aqueles que connosco e desejavam.
Os filmes na tv da tarde de dia 25. A lareira acesa. As filhós da avó com chá como ceia do dia de natal. A satisfação de ver distribuídos os meus caseiros cabazes de natal. O voltar para casa com o coração cheio e presentes nos sacos. Enfim, o natal!
E para ajudar as cozinheiras mais distraídas e sem ideias para doces e sobremesas, um pudim adequado à época. Boas Festas!

Ingredientes para 1 pudim pequeno:
(in revista “Sabe Bem”, Novembro/Dezembro 2013, pág 65)

12 gemas
300g + 100g de açúcar
3dl + ½ dl de água
20g de manteiga
1 casca de limão
1 pau de canela
½ dl de vinho do porto

Preparação:

Leve um tacho ao luem com as 300g de açúcar, 3dl de água, a manteiga, o pau de canela e a casca de limão. Deixe ferver 2 minutos e retire.
Bata depois as gemas com o vinho do porto até obter um creme fofo e esbranquiçado. Retire a casca de limão e o pau de canela e envolva a calda no creme de gemas mexendo bem.
Entretanto prepare o ponto de caramelo com as 100g de açúcar e a restante água e deite na forma de pudim, girando bem para forrar. Adicione de seguida o preparado de ovos.
Tape a forma e coloque-a num tabuleiro. Encha esse tabuleiro até meio com água a ferver – para formar o banho-maria – e leve tudo ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora ou até o pudim estar cozinhado.
Depois de pronto, leve o pudim ao frigorífico e desenforme apenas depois de completamente arrefecido.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo12:26

    Feliz Natal !

    ResponderEliminar
  2. Uma perdição... :)
    Um Natal cheio de alegria!

    The gLiTtEr Side

    ResponderEliminar
  3. Descobri o seu blog há pouco tempo, mas já fiz tantas receitas! Gosto de tudo. Muitos parabéns e Boas Festas :)

    ResponderEliminar
  4. Um Natal muito especial, o teu deste ano! Parabéns!
    Desejo-te um Natal doce e ternurento, para ti e para os teus.
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Catarina21:25

    Boa noite!
    Fiz hoje este pudim e nunca pensei, mesmo com o aviso, que 12 ovos resultassem num pudim tããão minúsculo. Fiquei admirada! Enfim, não o posso levar para a mesa de Natal porque fica todo na toca dos dentes (somos 16)... Por ser um pudim muito concentrado em gemas (nem leite tem), o sabor é bastante intenso.
    De qualquer forma, o meu pai já o leva comido :)
    Beijinhos, boas festas e muitos parabéns pelo blog - inspiro-me muito aqui!
    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Joana,
    Que este Natal e Ano Novo encha os nossos corações de amor, paz e harmonia! Feliz Natal e um Ano Novo repleto de esperança.
    Beijos,
    Vânia

    ResponderEliminar

Imprimir