Lasanha de Pato

Há quem não saiba o que fazer com o pato. Se o compram inteiro ou o fazem assado ou em arroz. Mas tanto se pode fazer…. Há uns tempos comprei um pato, cozi-o em caldo aromático e desfiei-o. Dividi-o em quatro porções juntamente com a calda da cozedura e congelei. Fui depois usando em diversas preparações. Uma parte foi realmente para fazer um arroz de pato, mas como tinha o trabalho todo adiantado, foi até um normal jantar semanal. Com outra porção fiz uma empada de pato que ficou realmente saborosa até porque fiz questão de fazer eu mesma a massa. Uma outra caixa foi parar a um salteado com noodles e vegetais. E a quarta caixa? Essa acabou nesta lasanha bem simples e saborosa.
Fica a dica de economia e gestão do lar e a receita!

Ingredientes para 2 pessoas:

350g de pato desfiado (previamente cozido em água temperada de sal e com cebola, alho francês, cenoura, pimenta, cravinho e salsa)
150ml de água de cozedura do pato (previamente coada)
6 folhas de massa de lasanha fresca
4 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de manteiga
300ml de leite
Sal, pimenta e noz moscada
Pão ralado q.b.
75g de queijo ralado

Preparação:

Comece por preparar um molho branco. Leve a manteiga ao lume num tachinho até derreter. Acrescente depois a farinha e deixe-a cozinhar na manteiga até formar uma bola. Acrescente depois o caldo da cozedura do pato, aos pouco e poucos, e em seguida o leite até conseguir formar um molho aveludado. (Se ficar com grumos, passe com a varinha mágica!) Retifique de sal e pimenta e tempere com um pouco de noz moscada.
Coloque depois um pouco de molho na base de um pirex. De seguida coloque duas folhas de massa de lasanha sobre o molho. Cubra com metade do pato e com 1/3 do molho bechamel. Coloque mais duas folhas de lasanha, o restante pato, e cubra com mais 1/3 do molho bechamel. Cubra finalmente com as restantes folhas e o resto do molho branco e polvilhe com o queijo e um pouco de pão ralado.
Cubra o pirex com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido cerca de 20 minutos ou até a massa estar cozinhada. Retire depois o papel de alumínio e deixe acabar de cozinhar e tostar a superfície.
Sirva com uma salada ou legumes cozidos.

Bom Apetite!

4 comentários :

  1. E que boa ideia, adoro pato, e assim que diferente ficou, bjokas

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:48

    Bom dia!
    E que bela receita...já me cresce água na boca...
    Obrigada pela partilha.
    Cristina

    ResponderEliminar
  3. Cá por casa mantenho-me fiel ao belo do arroz, mas esta sugestão parece-me excelente por ser tão diferente do habitual :)
    Beijinho
    http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Anónimo17:35

    Óptima sugestão para aproveitar o pato sem enjoar!

    E não te esqueças de participar no passatempo de Natal: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/12/passatempo-5-sentidos-com-alecrim-aos.html

    ResponderEliminar

Imprimir