Bolo de After Eight

Foi o bolo do meu aniversário. O bolo que marcou a chegada dos 35 e do primeiro aniversário enquanto mãe. O bolo que serviu para partilhar com a família e com alguns amigos que se puderam juntar a nós. Um bolo que partilho hoje com todos vocês que me deram os parabéns com palavras tao sinceras e simpáticas.
Um bolo que é perfeito para as festividades que se aproximam. De after eight, um dos meus chocolates preferidos. (E ainda por cima um bolo simples de preparar!)
Bom fim de semana a todos!

Ingrededientes :
(In revista “GoodFood”, Dezembro 2013, página 25)

2x 85g de manteiga
2x50g de chocolate de culinária
2x120g de farinha
2x140g de açúcar amarelo
6 colheres de sopa de cacau
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 ovos grandes
290ml de leite previamente misturado com 2 colheres de sopa de sumo de limão e deixado a repousar pelo menos 15 minutos antes de usar (ou buttermilk se encontrarem à venda!)

Recheio:
1 caixa de 300g de chocolates after eight
50ml de natas

Decoração (opcional):
250g Pasta de açúcar
Pó prateado de decoração
Bolinhas prateadas

Preparação:
(Tem de fazer dois bolos, separadamente, e senão tiver duas formas quadradas de cerca de 22cm, terá de cozer o bolo por duas vezes. É por isso que os ingredientes estão listados daquela forma!)
Num tachinho derreta 85g de manteiga com 50g de chocolate de culinária. À parte misture a farinha, o açúcar, 3 colheres de sopa de cacau em pó e meia colher de chá de bicarbonato de sódio. Faça uma mistura com 1 ovo e metade do leite, cerca de 140ml. Numa taça grande coloque o chocolate e a manteiga derretidos e junte depois a mistura de farinha, e a mistura de ovo e acrescente 100ml de água a ferver. Bata bem com a batedeira elétrica até a mistura não ter grumos. (É uma mistura líquida!)
Coloque tudo numa forma retangular com cerca de 22cm de lado previamente untada e forrada com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15/20 minutos.
Retire o bolo e deixe-o arrefecer uns minutos na forma antes de desenformar. Retire e deixe depois arrefecer completamente.
Repita agora todos os passos desde o início da receita para fazer um segundo bolo igual ao primeiro.
Para o recheio e cobertura, coloque os after eight num tachinho juntamente com as natas e leve ao lume, mexendo, até derreter o chocolate completamente. Deixe arrefecer até a mistura ficar mais grossa e seja possível espalhar sobre os bolos.
Para montar o bolo corte cada um dos bolos que preparou ao meio, de modo a ficar com 4 retangulos iguais. Divida o recheio ao meio.
Faça um bolo de quatro camadas usando metade do recheio preparado para colocar entre as camadas, espalhando bem. Com o restante recheio deverá cobrir o bolo todo, por cima e nas laterais. Coloque o bolo no frigorífico para ganhar firmeza, principalmente se o for cobrir com pasta de açúcar.
Trabalhe a pasta de açúcar com as mãos até ficar mais maleável, como se fosse plasticina. Com a ajuda do rolo da massa, e sobre uma folha de papel vegetal, estique a pasta até que tenha tamanho suficiente para cobrir todo o bolo. Coloque sobre o bolo, alisando bem e cortando o excesso com uma faca pequena.
Decore a gosto com pó e bolinhas prateadas ou como mais gostar. (As meninas que trabalham com pasta de açúcar não julguem muito este meu trabalho tão amador…!)

Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Que aspeto delicioso, fiquei com água na boca!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Alexandra Feliciano11:00

    Joana, os meus Parabéns pelo aniversário e pelo fantástico bolo :)
    Está com um aspeto maravilhoso, e como eu adoro after eights de certeza que um dia o vou fazer
    Beijinhos e um Feliz Natal

    ResponderEliminar
  3. Aiii que excelente aspecto :)
    Acho que vou ter de experimentar esta receita agora para o Natal.
    Só uma questão que até pode ser meia tonta, mas porque é que se tem de fazer 2 bolos em separado? Se se usar um tabuleiro maior e depois cortar o efeito não fica +- o mesmo?
    Obrigada :)
    Feliz Natal

    ResponderEliminar
  4. Adoro after eight, por isso a sugestão é fantástica!
    Feliz Natal :)
    acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Ana Pereira01:12

    Adoro After Eight, vou experimentar brevemente pois parece delicioso. Só uma dúvida, Joana: em tempos fui a um workshop de bolos em que disseram que a pasta de açúcar não deve ir ao frigorífico pois com a humidade amolece e derrete. Disseram que o ideal é colocar num local seco e fresco.

    ResponderEliminar
  6. Deve ser maravilhoso!!! :) Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  7. Que receita curiosa, tenho de experimentar :)

    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Joana, adorei! Há uns anitos (antes de começar a confeccionar o meu próprio bolo de aniversário!) comprei um bolo de chocolata after-eight e gostei mt! Mas vou ter q colocar esta tua receita em prática num próximo aniversário, mt provavelmente o da mh irmã, q tb adora after-eight :) Bjinhos e festas felizes!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Joana encontrei por acaso o teu blog, ainda nao o conhecia e esta receita lembra-me quando uso a pasta de açucar nos meus bolos decorados. :) Tenho que experimentar este!! Adoro menta com chocolate. Parabéns pelas tuas receitas :) ainda o outro dia estive a guardar fotos quando andavamos na escola :) Bjos Andrea

    ResponderEliminar
  11. Assim que vi esta receita, fiquei deliciada! Adoro after-eight e e guardei logo a receita... Agora que se aproxima o meu aniversário, quero passar à prática, mas tenho algumas dúvidas em relação à quantidade que rende e às formas. O bolo tem 4 camadas finas, é isso? É que não parece muito alto. Será que fica bem numa forma redonda e apenas duas camadas? Não tenho formas quadradas... Obrigada :)

    ResponderEliminar
  12. Joana, finalmente será no próximo domingo o teste deste bolo :) Como os anos passam a voar! Bjinhos e obrigada pela inspiração!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo18:25

    fiz o bolo em uma forma redonda alta, mas fiz um bolo só....deu errado.metade do bolo a massa ficou boa,a outra metade a massa ficou ruim.....o que aconteceu?

    ResponderEliminar

Imprimir