Bolo Simples de Noz

Haverá algo melhor do que comer uma fatia de bolo com chá e a lareira acesa? Melhor só mesmo as luzes de natal a piscar na árvore! Claro que a minha casa já está decorada desde o dia 1 de Dezembro, dia em que se faz a árvore e o presépio cá em casa!
E para além da sala decorada, as restantes divisões também têm honras de decoração, principalmente a cozinha. Como adoro o Natal, nada melhor do que decorar a cozinha com panos de natal, pegas de natal, rolo de cozinha de natal e, apesar de eu não usar habitualmente, guardanapos de papel de natal. Isto a juntar à inúmeras louças, pratos, copos, chávenas de café, de leite e pratos de bolos com motivos de natal que eu tanto adoro!
E este ano foi uma sortuda porque a Renova (www.renova.pt) enviou-me um pequeno cabaz com a nova coleção dos seus produtos de Natal. Portanto já há rolo de cozinha natalício, e guardanapos lindos para ir usando nos almoços, jantares da época natalícia, bem como no meu aniversário e na restante época de natal! E para além de me terem ajudado a decorar a cozinha nesta época que eu adoro, recebi também rolos de papel higiénico com motivos de natal. Até na casa de banho se vive o espírito. Se não conhecem a coleção de natal, vale a pena darem uma vista de olhos, já está à venda em todo o lado que eu já vi! Além disso a Renova é uma marca nacional e vocês sabem como eu gosto tanto dos produtos made in Portugal.
E para agradecer esta simpática oferta aqui vai uma fatia de bolo de noz!

(Não se esqueçam! É já amanhã dia 7 de Dezembro, sábado, que irá decorrer, em Coimbra o 4D&friends Especial de Natal. Eu estarei por lá, na Quinta do Ribeiro, pelas 15h para um workshop para os adultos intitulado “Cozinhar Presentes de Natal”. Para saberem mais, aqui fica o link:
http://avidaa4d.blogspot.pt/2013/11/4d-especial-natal-tudo-sobre-feirinha.html )

Ingredientes para 2 pessoas:

125g de manteiga ou margarina
125g de açúcar
4 ovos
150g de farinha peneirada com uma colher de chá de fermento
100g de nozes picadas

Preparação:

Amasse a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte as 3 gemas e 1 ovo inteiro e continue a bater.
Bata depois as 3 claras em castelo bem firme e misture as claras e a farinha aos poucos e alternadamente, mexendo devagar. Finalmente junte as nozes e envolva.
Deite o preparado numa forma de bolo inglês previamente untada e polvilhada e alise.
Leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos.
Retire do forno e deixe arrefecer 5 minutos antes de desenformar.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Tenho sido visita silenciosa neste blog, mas maravilho-me sempre com as suas receitas deliciosas. Apetece-me sempre fazer tudo! :) Também gosto imenso da simplicidade e do conforto que uma simples fatia de bolo e uma chávena de chá nos transmitem. Obrigada pelas partilhas.

    ResponderEliminar
  2. Marina09:55

    Olá Joana!!
    Venho diariamente ao seu blog e frequentemente consulto as suas receitas mesmo as mais antigas, utilizando o motor de busca do blog. Indico o ingrediente que pretendo cozinhar e surgem todas as suas sugestões... mas esta semana, o motor de busca não está a funcionar... quando puder por favor reveja essa situação, pois é uma ferramenta muito importante no seu blog! Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Joana, desculpe, na receita acima não percebi bem qquando se junta o preparado de manteiga/açúcar/ovos às claras + farinha + nozes. É no fim, quando diz "envolver"?
    Obrigada!
    Ana.

    ResponderEliminar
  4. Lúcia11:09

    Adoro bolo de noz e este tem um aspeto delicioso!!!

    ResponderEliminar
  5. Joana, agora cada vez que faço uma pesquisa no seu blogue nunca consigo resultados, volta sempre à página principal. sabe se mais alguém está a ter este problema? beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Delicioso, Joana! Com café ou chá quentinho,... hummm! E, claro, os guardanapos são lindos! Toda a colecção Renova Natal estará disponível a partir de amanhã na nossa nova PopUp Store nas Amoreiras. Visitem-nos!

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito, ficou bem bonito!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar
  8. Boa sugestão para a altura do Natal :) Ficou com um aspecto apetitoso!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo22:58

    Eunice Grilo, também tenho esse mesmo problema. Não sei se a Joana sabe do problema, mas gostava imenso de poder pesquisar as receitas. Dão imenso jeito, adoro o blog!
    Inês Ribeiro

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:36

    Eu tb não consigo fazer a pesquisa

    ResponderEliminar
  11. Inês16:27

    Eu tb não consigo fazer pesquisas o que é uma pena :(
    Esse problema existe há cerca de 15 dias...

    ResponderEliminar

Imprimir