Estufado de Grão de Bico com Alheira, Couve e Ovos

Dezembro é o meu mês favorito. O mês do Natal. O mês do meu aniversário. O mês do fim de ano, dos balanços e dos recomeços. O mês em que comecei a namorar com o Miguel. O mês do aniversário da minha amiga Rita, uma das minhas amigas mais antigas. O mês em que fazia anos a minha bisavó – a Biguta, e em que também fazia anos a minha avó Celeste.
Hoje seria o aniversário da avó Celeste. A avó que era um bocadinho rude, com mau feitio e ciumenta. Que mostrava pouco os afetos e cobrava muitos. A avó que não gostava de chocolate. A avó que fazia aletria e bilharacos mas que não sabia fazer mais nenhum doce. A avó que cozia pão e folares e fazia um frango assado no forno de lenha do qual ainda guardo na memória o sabor, mas que nunca mais comi igual. A avó que usava um chapéu azul quando estava na horta, que andava de bicicleta e que tratava dos animais.
A avó que viveu connosco depois da morte do meu avô, mas que nunca mais foi a mesma pessoa. A avó que gostava de adivinhas e de anedotas.
A avó de quem eu por vezes ainda sinto a falta.

Ingredientes para 2 pessoas (com sobras):

2 latas pequenas de grão de bico
150g de couve portuguesa
1 alheira
1 cebola
1 folha de louro
Sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de azeite
2 ovos
100ml de vinho branco
1 colher de sopa de polpa de tomate
2 dentes de alho

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar num tacho juntamente com o azeite e a folha de louro. Junte depois a polpa de tomate, o vinho branco e um pouco de água e deixe levantar fervura.
Entretanto migue a couve e junte-a ao tacho, assim como o grão de bico e a alheira cortada em pedaços. Retifique de sal e pimenta.
Quando a couve estiver quase cozinhada parta os ovos para dentro de tacho e deixe que cozinhem alguns minutos até estarem prontos.
Sirva com arroz branco.

Bom Apetite!

6 comentários :

  1. :) Excelente sugestão! Obrigada! E as avós, ai que saudades do seu toque e do seu cuidado... a minha única avó que está viva, tem um feitio semelhante... mas sempre soube que podia contar com ela para tudo!

    ResponderEliminar
  2. Todas as pessoas têm feitios diferentes, e, na minha opinião temos que respeitar. Cada um é como é... e quando partem, apesar do temperamento deixam saudades quando são amadas...
    Gostei desta sugestão com alheira.
    beijos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:18

    Oh Joana! Assim não vale! Deixou-me com a lágrima...aqui a querer saltar...Bonita homenagem á sua avó Celeste.
    Já da receita, posso dizer que, em miúda não gostava nada de grão e agora adoro (curioso) e esta receita parece-me bem saborosa e FÁCIL de fazer.
    Já com as favas é que a minha relação não mudou nada: nunca gostei e continuo a DETESTAR mesmo!!!
    Um grande beijinho para si e para o Zé Maria,
    Raquel

    ResponderEliminar
  4. Eu também tenho muitas saudades de uma avó muito querida! Senti-me comovida com as suas palavras.
    Gostei desta ver são de grão com alheira!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo17:24

    Boa tarde. Parece-me uma excelente receita, como sempre :)
    Eu não sei se o problema é meu mas o "pesquisar neste blogue" não funciona :( Era uma ferramenta que me dava mm muito jeito qd queria procurar alguma receita sua...

    ResponderEliminar
  6. Olá, Joana!
    Parabéns mais uma vez pelas suas receitas são espetaculares, já tenho dois dos seus primeiros livros fantásticos, espero que este natal receba de prenda o ultimo ;), (prendinha muito útil), Muito linda a sua homenagem a sua Avó. Eu num ano perdi dois dos meus avós com diferença de 1 mês. A minha Avó Deolinda fazia uma sopa com legumes plantados por ela que era qualquer coisa, desde que ela deixou de plantar e cozinhar por sofrer de Alzeimer nunca mais comi sopa como a dela. Mesmo a minha sopa não sai igual e aprendi com ela. Beijinhos continuação de bons cozinhados. e Parabéns pelo Zé Maria. Este ano o Natal vai ser mais especial Felicidades que 2014 seja fantástico ;)

    ResponderEliminar

Imprimir