Pão com Chouriço



Das coisas boas dos fins de semana caseiros é podermos fazer receitas que andamos a adiar à muito tempo, e aproveitar para coisas mais demoradas.

No sábado foi noite de pizza por aqui, e decidi também fazer pão com chouriço caseiro, uma vez que tinha todos os ingredientes.

Foi um verdadeiro sucesso - tenho filhos que adoram o pão com chouriço das barraquinhas das feiras - e mesmo não ficando igual, estava igualmente delicioso.


Ingredientes para 1 pão grande:


1 chouriço de carne ou 200g de chouriço em fatias


250g de farinha

sal q.b.

1 colher de sopa de azeite

5g de fermento de padeiro seco

100 - 125ml de água tépida


Preparação:


Numa taça coloque a farinha, sal, o azeite, o fermento de padeiro seco e 100 (120) ml de agua tépida. Amasse muito bem até a massa não colar às mãos e despender das paredes da taça. Se necessário juntem um bocadinho mais de farinha, ou mais 1 ou 2 colheres de sopa de agua morna. Se tiver bimby ou semelhante ou uma batedeira com gancho de massas, amassem cerca de 3 minutos (velocidade espiga na bimby). À mão uns 10 minutos até obterem uma massa lisa, elástica e macia.

Forme depois uma bola e coloque numa taça, coberta com um pano a levedar (eu gosto de colocar dentro do microondas desligado) cerca de 2 horas ou até dobrar de volume - tem mesmo de dobrar de volume.

Ao fim desse tempo, estique a massa num retângulo e cubra com rodelas de chouriço ou chourição. Enrole depois como se fosse uma torta, colocando a costura para baixo, e deixem levedar mais 30 minutos. Levar depois ao forno previamente aquecido a 180°C durante cerca de 35 minutos ou até a massa estar cozida e dourada. 

Servir morno.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Adoro pão com chouriço (com bom chouriço ). Compro e como muitas vezes.
    .
    Uma semana feliz. Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:20

    Obrigada pela receita, mas não percebi se era leite ou azeite que se deve juntar à massa...
    Bjinhos

    ResponderEliminar

Imprimir