Arroz de Pato Assado



Haverá tantas receitas de arroz de pato como de bacalhau com natas. Cada família, cada pessoa com a sua versão e com as mais variadas nuances. Desta vez um pato assado e com vinho tinto, num arroz de pato escurinho e delicioso. Que também pode ser uma opção diferente para a Páscoa, principalmente para aqueles que não amantes de borrego ou de cabrito. 

É talvez a minha versão preferida de arroz e pato, e casa lindamente com a receita de salada que partilhei aqui ontem!


Ingredientes para 8 pessoas:


1 pato com cerca de 2 kg

3 chávenas de arroz basmati

1 chouriço

1 pedaço de bacon

2 cenouras

1 alho francês

1 cebola

1 laranja

Molho inglês q.b.

300ml de vinho tinto

3 cravinhos

sal e pimenta q.b.

Queijo parmesão q.b. (opcional)


Preparação:


Tempere o pato com sal e pimenta e coloque-o num tabuleiro. Junte depois o alho francês em rodelas, assim como a cenoura, o chouriço cortado ao meio, o bacon, a cebola em quartos, o sumo e a casquinha de 1 laranja, um pouco de molho inglês, 3 cravinhos, o vinho tinto e também um pouco de água.

Leve depois a assar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 2 horas.

Quando o pato estiver assado, retire-o do forno e deixe-o arrefecer um pouco antes de o desfiar, reservando não só a carne, mas também o caldo.

Retire o chouriço, o bacon e as rodelas de cenoura e reserve. Coe o restante caldo e reserve.

Coloque depois 6 chávenas de caldo (se não tiver 6 chávenas acrescente um pouco de água a ferver) num tacho, retifique os temperos e deixe levantar fervura. Acrescente o arroz e deixe cozinhar em lume brando até o arroz ter absorvido toda a água. Desligue.

Num pirex ou tabuleiro de forno grande coloque metade do arroz, cubra-o com o pato desfiado e termine com o restante arroz. Por cima disponha o chouriço e o bacon previamente cortado em pedaços, assim como as rodelas de cenoura.

Rale parmesão por cima do arroz (opcional), e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que fique dourado e crocante.

Sirva com uma salada.


Bom Apetite!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir