Cheesecake de Morangos Balsâmicos e Majericão



Esta sobremesa foi preparada a pedido e para um jantar de amigos! Raramente faço cheesecake, mas ao que parece este foi muito apreciado. 

Quando posso opto sempre por fazer a minha própria cobertura para os cheesecake, em vez de usar compotas de compra. Foi o que fiz aqui, tornando esta cobertura um pouco diferente!


Ingredientes:


Base:

300g de bolacha maria ou torrada

150g de manteiga


Recheio:

400g de queijo creme

200ml de natas para bater (35% gordura) frias

200g de açúcar em pó

Essência ou pasta de baunilha (opcional)


Cobertura:


500g de morangos

100g de açúcar

Sumo de 1 limão

6 folhas de manjericão fresco

1 colher de sopa rasa de vinagre balsâmico


Preparação:


Triture a bolacha com a manteiga - num robot de cozinha ou copo liquidificador - de modo a que fiquem umas migalhas grossas. Cubra o fundo de uma forma de mola - com fundo amovível - com esta mistura e pressione bem. Leve ao frigorífico até prender.

Entretanto numa taça coloque as natas, o queijo creme, o açúcar em pó e a baunilha, se usar, e bata com a batedeira elétrica até obter uma mistura cremosa e grossa, cerca de 5 minutos.

Cubra a base do cheesecake com esta mistura e leve ao frigorífico algumas horas ou de um dia para o outro.

Para a cobertura lave e corte os morangos em pedaços, junte o açúcar, o sumo de limão e o manjericão e deixe macerar 2 ou 3 horas. Ao fim desse tempo coloque a mistura ao lume e deixe cozinhar em lume brando até os morangos estarem bem macios e a mistura começar a ter uma consistência xaroposa. Retire do lume e junte o vinagre balsâmico.

Antes de servir, desenforme o cheesecake  e cubra com os morangos balsâmicos.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir