Assado de Batatas, Legumes e Tofu



Não sei precisar há quantos anos faço regularmente refeições sem carne nem peixe! O que é certo é que tenho-me desafiado a experimentar coisas novas e a fazer coisas que anteriormente não gostava - principalmente porque não as sabia cozinhar - como o tofu.

Aos poucos vou aprendendo, por percebendo como gostamos mais e tenho cada vez menos medo de arriscar em ingredientes que não domino muito bem.

Tenho aprendido com amigos que fazem uma alimentação vegetariana e muito com a Sofia Paixão, principalmente depois de ter feito com ela o curso de cozinha natural.

Entretanto saiu um assado de tofu, batata e legumes e acho que não me saí nada mal!


Ingredientes para 4 pessoas:


400g de tofu natural

600g de batatinhas novas

2 alhos franceses

1 pimento vermelho

1 pimento verde

300g de cogumelos

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.

Ervas secas q.b.

1 colher de chás de colorau

3 colheres de sopa de molho de soja


Preparação:


Corte o tofu em cubos e tempere com sal, pimenta e o molho de soja e deixe a marinar.

Corte o alho em francês em rodelas, os pimentos em tiras, lamine os cogumelos e corte as batatas em quartos.

Forre um tabuleiro do forno com papel vegetal e de um lado coloque as batatas e ao lado os legumes misturados. Tempere as batatas com sal, pimenta, colorau e as ervas secas a gosto, e tempere os legumes com sal, pimenta e as ervas secas, regando tudo com um pouco de azeite.

Leve o tabuleiro de batatas e legumes ao forno previamente aquecido a 180ºC, cerca de 1hora  até que os legumes fiquem macios - mexendo-os de vez em quando.

Coloque também o tofu num tabuleiro e leve também a assar, cerca de 25 minutos, até que fique macio e dourado.

Retire depois todos s ingredientes do forno e coloque num prato de servir, misturando-os.

Sirva o assado com uma salada de canónigos!


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir