Lasanha de Lentilhas



Para mim as lentilhas são das leguminosas mais versáteis com que podemos cozinhar. Adoro-as e faço imensas coisas com elas! Até os miúdos já se renderam a receitas com lentilhas, e a bolonhesa de lentilhas é aposta ganha cá em casa. Seja com esparguete ou numa lasanha todos gostam e torna os nossos dias de receitas em carne nem peixe ainda mais fáceis!

Se ainda não experimentaram, não sei do que estão à espera!


Ingredientes para 4 pessoas:


Placas de lasanha fresca ou seca

Cerca de 500ml de molho bechamel

125g de queijo ralado

250g de lentilhas castanhas (podem demolhar antes, cerca de 1 a 2 horas)

1 cebola

200ml de polpa de tomate

1 cenoura

2 dentes de alho

1 folha de louro

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

água q.b.


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os ao lume com um pouco de azeite. Junte a folha de louro e deixe refogar um pouco até a cebola começar a querer dourar. Junte depois a cenoura em cubinhos pequenos e o polpa de tomate e envolva bem, deixando refogar mais um pouco. Acrescente depois as lentilhas previamente demolhadas e escorridas e envolva bem no refogado anterior. Tempere de sal e pimenta a gosto e junte cerca de 250ml de água. Deixe ferver, destapado e em lume brando, cerca de 30 minutos ou até as lentilhas estarem cozinhadas. Se necessário acrescente um pouco mais de água, se a mistura estiver a ficar seca e as lentilhas ainda não estiverem cozinhadas. Reserve.

Monte depois a lasanha. No fundo do tabuleiro coloque um pouco de molho bechamel. Por cima disponha placas de lasanha, a bolonhesa de lentilhas, molho bechamel e um pouco de queijo e repita as camadas até acabar com uma camada de massa, molho bechamel e um pouco de queijo. Tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve aos forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos. Retire depois o papel de alumínio e deixe alourar.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir