Pão Enrolado com Legumes Grelhados, Azeitonas e Queijo



Quando passamos a ter amigos que não comem carne nem peixe, começamos a ter necessidade de, quando os convidamos ou lhes queremos agradar com comida, refazer algumas receitas para se encaixarem no seu regime alimentar.

A bola enrolada de carnes tem sempre imenso sucesso aqui em casa, e decidi fazer uma versão sem carne para entrada.

Ficou muito boa, com os legumes grelhados e é certamente uma entrada para todos!


Ingredientes para a massa:


500g de farinha

7 g de levedura seca (tipo fermipan)

1 ovo

70g de açúcar

70g de manteiga

160ml de leite ou bebida vegetal

1 gema + 1 colher de chá de açúcar amarelo para pincelar (só depois de cozida!)


Ingredientes para o recheio:


200g de azeitonas verdes recheadas (sem caroço)

1 beringela

1 courgete

2 pimentos assados de conserva

200g de queijo a gosto

Sal e azeite q.b.



Preparação:


Numa taça coloque a farinha, o açúcar, a levedura e misture bem. Abra uma cova ao meio e adicione o leite morno (não muito quente), o ovo e a manteiga amolecida e amasse bem até obter uma massa lisa que de desprenda das paredes da tigela. 

(Se tiver um robot de cozinha tipo Bimby, basta colocar todos os ingredientes da massa e programar 20s/velocidade 4, e depois velocidade espiga durante 3 minutos)

Deixe depois levedar num local longe de correntes de ar, bem tapado, até dobrar de volume (eu gosto de colocar dentro do microondas sem o ligar, obviamente)

Prepare o recheio: corte a beringela e a courgete em fatias finas no sentido com comprimento e tempere-as com um pouco de azeite e de sal. Leve-as a grelhar numa chapa quente até que fiquem macias. Retire e junte o pimento cortado em tiras e previamente escorrido.

Depois de levedada, estenda a massa, em forma de retângulo. Recheio com os legumes, as azeitonas e o queijo, e enrole depois cuidadosamente a massa como se fosse uma torta. Aperte bem as pontas da massa.

Coloque depois num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com gema de ovo e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos..

Retire e deixe arrefecer antes de cortar.


Bom Apetite!


Sem comentários :

Enviar um comentário

Imprimir