Conserva de Pimento Assado (com pimentos assados na Airfryer)



O que fazer com o excesso de pimentos normal nesta altura do ano, principalmente para quem produz ou quem tem a sorte de receber de familiares e amigos?

Normalmente lavo e retire os pés e sementes, corto em tiras e congelo o pimento assim para depois usar em estufados, caldeiradas e afins. Mas desta vez eram mesmo muitos pimentos, e lembrei-me de fazer algo que não fazia há muitos anos, mas que quem anda por aqui desde o início é capaz de se lembrar de encontrar pela “Economia cá de Casa”.

Fiz uma conserva de pimentos assados.

Podem optar por assar os pimentos como preferirem: na brasa, no bico do fogão, no forno ou mesmo na airfryer.

Eu optei por assar na airfryer e por pasteurizar a minha conserva depois de pronta, porque a quantidade ainda era grande. Para verem, sobre a pasteurização podem pesquisar no meu outro blogue “Economia cá de Casa”, ou ver no Instagram o post que escrevi sobre o assunto:  https://www.instagram.com/p/CwaU-ZTtqRN

Se fizerem menos quantidade, podem guardar  num frasco no frigorífico até 1 mês, devidamente cobertos em azeite.


Ingredientes:

 

Pimentos q.b.

Alecrim fresco q.b. (opcional)

Dentes de alho q.b. (opcional)

Sal q.b.

Azeite q.b.


Preparação:


Corte os pimentos ao meio, retire os pés e as sementes e asse as metades com a pele virada para cima 15m a 200°C na Airfryer. Depois coloque em agua fria e retire a pele aos pimentos deixando-os secar num pano limpo. (Podem assar os pimentos noutro qualquer método da vossa preferência e continuar a receita depois dos pimentos assados e peles e sementes retiradas.

Depois, em frascos com tampas metálicas tudo devidamente esterilizado durante uns 10 minutos em água a ferver, coloque os pimentos em pedaços não muito pequenos nos frascos ainda mornos. Empurre bem os pimentos para dentro do frasco com a ajuda de uma colher de pau (evite tocar no interior dos frascos) e junte 2 dentes de alho e um raminho de alecrim fresco bem lavado e seco em cada frasco (é opcional). 

Junte depois cerca de 10g de sal grosso e encha o frasco com azeite (depois este azeite pode ser usado para temperar saladas e bruchettas, não o desperdicem).

Tape o frasco.

Neste ponto aconselho a pasteurizarem a conserva para garantir que se pode guardar até um ano na despensa, Se fizerem menos quantidade e dorme consumir no imediato, basta guardar no frigorífico bem coberto de azeite até cerca de 1 mês. Mas a forma correta de conservar será sempre pasteurizando. Vejam no texto acima como fazer.

Sirvam depois em brucehttas, saladas, arroz de pimentos… e consumam o azeite em refogados ou para temperar saladas.


Bom Apetite! 


2 comentários :

Imprimir