Sopa de Courgette com Pesto

Mais uma receita com courgette... Eu sei que me ando a tornar um pouco repetitiva com este ingrediente, mas que mais posso fazer? Não as vou deitar fora! Portanto há que inventar mil e uma maneiras de as comer sem enjoar. Além disso como estamos em época de courgettes e elas estão bastante baratas sempre podemos aproveitar diversas maneiras de a preparar.
E desta vez foi uma sopa. Podem achar que está calor demais para sopa, mas cá para mim, se não há sopa no frigorífico ou no congelador, fico com a sensação que não há nada para comer.
Esta sopa com poucos ingredientes é, para quem gosta do sabor do pesto, bastante aromática e saborosa! Boa quente ou fria!

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

1 kg de courgette
1.2 litros de água
sal q.b.
azeite q.b.
1 colher de sopa bem cheia de molho pesto (usei o da marca Pingo Doce)

Preparação:

Lave bem as courgettes e retire-lhes o pé e o fundo, cortando-a em cubos.
Numa panela coloque um fio de azeite e salteie os cubos de courgette. Acrescente a água quente, tempere de sal e deixe ferver em lume brando até a courgette estar cozida.
Com a varinha mágica triture a sopa e se necessário acrescente um pouco mais de água e/ou sal.
Leve novamente ao lume, acrescente o pesto, mexa bem e deixe levantar novamente fervura.
Está pronta a servir.

Bom Apetite!

11 comentários :

  1. mais uma sopinha fantástica amiga,maravilha,jinhossssssssssssss

    ResponderEliminar
  2. tem mesmo bom aspecto!!!

    bjkas

    ResponderEliminar
  3. Eu não podia estar mais de acordo: faça chuva ou faça sol, há sempre sopa cá em casa!
    Tb tenho curgetes caseiras a rodos cá em casa e têm ido muitas parar à sopa... costumo juntar pesto à sopa de ervilhas - é uma combinação perfeita!
    Hei-de experimentar na de curgetes.

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  4. E fazes muito bem. A courgette é um legume bem saudável :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Qe sopa linda.. eu mesmo de verão com um calor enorme como sopa.. e para mim tem que ser super quente.. está claro que depois fico a fumegar..hihihi
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Amiga se te andas a repetir é por uma boa causa e nós aqui até agradecemos pois assim ficamos com várias maneiras diferentes de cozinhar um simples ingrediente! ;)
    Ficou óptima a tua sopinha!
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  7. Por mim podes continuar a publicar receitas com courgettes, sou fã. Tenho é pena de não ter tantas como tu :)

    ResponderEliminar
  8. Eu acho muito bem que repitas as vezes que quiseres, os ingredientes que te apetecer!
    Depois somos nós que lucramos. ;)
    Eu deito sempre courgette na sopa mas com as outras coisas todas. Nunca fiz sopa só de courgette, vou experimentar até porque também tenho molho pesto "made by myself", eheheh!

    ResponderEliminar
  9. imagina, estas apenas nos ensinando novas e deliciosas receitas
    afinal temos que aprender aproveitar essa época tbem
    beijinho

    ResponderEliminar
  10. mais uma adepta de sopa todo o ano. gosto muito e mesmo com calor esta sopa ia bem.
    beijocas

    ResponderEliminar
  11. Anónimo01:08

    Deixo o meu contributo masculino neste blogue de uma grande srª cozinheira. De vez em quando espreito as suas especialidades! Bem vamos a outra sopa de courgete. Experimente abrir umas ameijoas (podem se congeladas) com azeite, alho e coentros, tempere com bastante limão. Deixe arrefecer. Retire os miolos e reserve. Coza 2 cougetes com casca e uma cebola em água e um pouco de sal. A meio da cozedura adicione o líquido das ameijoas e os alhos e coentros das mesmas. Deixe finalizar a cozedura e triture tudo. Junte os miolos de amijoa e sirva decorado com algumas ameijoas com casca num canto do prato. Já fiz a mesma receita mas usei a água de cozedura de peixes o que dá ainda um toque mais aprumado. É fácil e faz o encanto na mesa. Experimente e quero ver a foto um dia destes no seu blogue. Cumprimentos. Miguel.

    ResponderEliminar

Imprimir