Beringelas Recheadas com Carne e Tomate

Tinha trazido umas beringelas pequeninas e adoráveis no ultimo fim de semana, em que estive na terra do meu avô. A resolução do que fazer com elas foi simples: recheadas!
Foi então pegar no que estava à mão - neste caso no que havia em casa - e preparar um delicioso almoço.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 beringelas pequenas (ou 1 grande)
1 tomate maduro
1/2 cebola
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
100g de carne picada (vaca, porco ou aves)
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de salsa picada
50gr de queijo mozarella ralado em fio

Preparação:

Lave bem as beringelas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Com a ajuda de uma colher escave o interir da beringela de modo a retirar a maior parte da polpa mas sem rasgar a casca.
Pique a polpa da beringela em pequenos pedaços, assim como a cebola e o dente de alho. Pele o tomate e retire-lhe as sementes e pique-o também em pequenos pedaços.
Leve um tacho ao lume com o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte depois a beringela, o tomate e a carne picada. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando até a carne estar macia, cerca de 10 minutos. Junte a salsa picada e envolva bem.
Recheie as beringelas com este preparado e cubra depois com o queijo ralado.
Coloque as beringelas recheadas num tabuleiro ou prato de ir ao forno (se o forrar com papel de alumínio terá menos que limpar!) e leve a forno quente (180ºC) durante 30 a 40 minutos, até a beringela estar cozinhada e o queijo derretido.
Sirva com uma salada e arroz, se desejar.

Bom Apetite!

29 comentários :

  1. Mas que bom aspecto amiga,nunca fiz nem sei porque continuo á espera,bjokinhas

    ResponderEliminar
  2. Já fiz uma vez beringela recheada, mas por acaso confesso que não fiquei fã. Mas nada como tentar de novo...!

    ResponderEliminar
  3. Adoro beringelas recheadas!...
    Estas estão super apetitosas.
    Uma boa ideia para este fds!
    babette

    ResponderEliminar
  4. Eu adorei a sugestão.

    A minha sogra deu-me 2 beringelas e tenho-as no frigorífico à mais de uma semana.
    Até já tinha encontrado uma receita de beringelas panadas e estava quase decidido o fim que elas iam levar, mas acabei de mudar de ideia.
    Vou juntar o útil ao agradável e como tenho um restinho de pato no frigorífico nem vou ter assim tanto trabalho.

    Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  5. nesta receita a casca da beringela tb se come?

    http://mefrancesca.com

    ResponderEliminar
  6. Uma sugestão mesmo agradável, os gratinados de forno com este tempo mais frio sabem tão bem!

    ResponderEliminar
  7. Confesso que estou rendida a este blogue e a todas as receitas que aqui colocas. Gosto de cozinhar, mas por vezes não tenho tempo e cozinhar só para mim não me motiva muito... :p
    Mas estou de facto contente por ter descoberto esta maravilha de blogue. Continua... :)

    Bjinhos **

    ResponderEliminar
  8. Nossa que delícia estas berinjelas!
    Adorei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Hummm!! Q ótima idéia! Estava pensando o que fazer com a berinjelas que estão lá em casa... vc acaba de me dar uma ótima dica... Obrigada Beijos

    ResponderEliminar
  10. Adorei a ideia e vou comprar umas beringelas para experimentar. Eu costumo fazer grelhadas, mas assim também me parece muito bem!

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Estão super apetitosas. bjs

    ResponderEliminar
  12. Que aspecto lindo!!
    Muito apetitoso!
    Eu sempre faço lasanha de beringela, ou então courgetes recheadas, mas essa sua ideia de usar beringelas pequenas foi simplesmente genial!!!
    Preciso fazer isso!
    Grande beijo!

    ResponderEliminar
  13. Ficaram fantásticas.
    Parecem ter ficado muito saborosas.
    Gosto bastante de beringela recheada.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Que lindinhas, nunca encontrei dessas tão pequenas e redondinhas :) Beringela ou courgette recheada é um dos meus pratos favoritos :)

    ResponderEliminar
  15. Anónimo16:06

    Olá!
    Queria felicitá-la pelos seus blogues...É uma verdadeira fada do lar!
    Queria seguir algumas das suas ideias para o Natal e, como já não há muita variedade de fruta para compotas, queria pedir-lhe que me desse ideias sobre o tipo de maçã que posso utilizar para compotas...talvez pêras também fiquem bem?!
    Muito obrigada e, mais uma vez, parabéns!

    Ana Gomes
    (Marinha Grande

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16:07

    Olá!
    Queria felicitá-la pelos seus blogues...É uma verdadeira fada do lar!
    Queria seguir algumas das suas ideias para o Natal e, como já não há muita variedade de fruta para compotas, queria pedir-lhe que me desse ideias sobre o tipo de maçã que posso utilizar para compotas...talvez pêras também fiquem bem?!
    Muito obrigada e, mais uma vez, parabéns!

    Ana Gomes
    (Marinha Grande

    ResponderEliminar
  17. Cozinha é uma arte muito boa... e saborosa :p

    Adorei a acho que fiquei fan :p

    Mal sei cozinhar, por isso a minha arte é outra...
    Dêem uma olhadela no blog dos meus cartoons
    http://cartunesblog.blogspot.com
    http://www.zazzle.com/cartune*
    Obrigado e um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Mas que aspecto divinal...

    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Além de tudo ficou lindo o prato! Parabéns!

    ResponderEliminar
  20. Adoro tudo o que é gratinado. E olha como ficou lindo!! Adorei!
    Abraço
    Gra
    www.entrecoposepratos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Vi, gostei... Fiz e adorei!!!!
    Segue link para ver como ficou a sua receita feita por mim, http://melhor-davida.blogspot.com/2010/10/berinjela-recheada.html
    Abraço e ótimo sábado

    ResponderEliminar
  22. sabia que vc ia gosta , aprecie o prato , bom apetite

    ResponderEliminar
  23. Anónimo20:13

    naun precisa ferver a beringela antes de rechear?

    ResponderEliminar
  24. Maria20:47

    Maria.... desta uma delicia

    ResponderEliminar
  25. Anónimo13:52

    Na mesma receita substituam a carne picada por soja e a salsa por coentros e adicionem um pouco de piri-piri!

    Fica deliciosoooooo!!! ;)

    ResponderEliminar
  26. Comprei esta semana duas beringelas granditas e decidi-me logo por esta receita. Embora não tenha sido uma reprodução exacta mas foi uma óptima inspiração.
    Obrigada e parabéns pelo sucesso!

    ResponderEliminar
  27. Nossa!!! amiga irei testar depois direi se gostei tá bjus

    ResponderEliminar
  28. Anónimo14:39

    Muito bom, ter alguem que goste de cozinhar, pois hoje fiquei desesperada, meu marido comprou duas bringelas na feira e pediu p/ mim fazer ´ja fiz uma parte dela passada no ovo, agora quero fazer recheada e abri nas suas receita e vou fazer agra no almoço está receada com carne moida, obrigada por ter este blog só assim vou deixar meu esposo feliz devustando está beringela recheada beijos...

    ResponderEliminar

Imprimir