Bolo de Iogurte com Limão e Sementes de Papoila

Eu gosto do Outono e estava cheia de saudades dos dias mais curtos, do tempo mais fresco, da chuva e dos dias cinzentos. Tal como daqui a uns meses terei saudades do Verão e do calor. Mas agora não. Ainda não. Agora é tempo das tardes de domingo no sofá, com uma manta pelas pernas, e de sair de lá apenas para fazer bolos saborosos para comer com um chá quentinho. Como este que trago hoje!


Ingredientes:

4 ovos
1 iogurte natural  - 125g - (ou de limão se conseguirem encontrar )
3x a medida do iogurte de açúcar (mal cheia)
3x a medida do iogurte de farinha
1x a medida do iogurte de óleo
sumo e raspa de 1 limão
2 colheres de sopa de sementes de papoila
1clh chá de fermento

Preparação:

Numa taça misture o iogurte, a farinha, o açúcar e o fermento. Acrescente depois os ovos, as sementes de papoila, o óleo e o sumo e raspa do limão. Misture tudo muito bem até obter uma massa lisa.
Unte e polvilhe com farinha uma forma de buraco. Coloque a mistura na forma e leve a cozer em forno médio durante cerca de 30 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grade antes de servir.

Bom Apetite!

24 comentários :

  1. Bom dia,

    Que delícia, vou fazer no fim de semana :)

    beijos

    ResponderEliminar
  2. Que lindo ficou o bolo, parabéns!
    Adoro o efeito das sementes de papoila.

    ResponderEliminar
  3. Cláudia10:32

    Olá! Tem muito bom aspecto. Eu costumo comer o do Starbucks e adoro. Onde posso encontrar as sementes de papoila?

    Obrigada e um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá, já retirei a receita, para fazer um destes dias. Obrigada :)

    ResponderEliminar
  5. Fica um bolo bonito e bom! :)
    Lembro-me de quando o vi pela primeira vez no 5 quartos de laranja e não resisti. Desde então tb tenho feito muitas vezes.

    ResponderEliminar
  6. Realmente as sementes dão um toque bem engraçado, combinadas com o limão fica um bolo bem delicioso!

    ResponderEliminar
  7. Que belo bolo, amiga! Também tenho saudades do tempinho fresco, com os dias escuros e o quentinho da nossa casa de onde nem sequer apetece sair... Mas esse tempo tinha eu quando vivia "no continente"; aqui na Madeira o clima é mais ameno e faz-me ter saudade do frio e da chuva!! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:27

    há sementes de papoila no P.Doce?

    ResponderEliminar
  9. Rosa15:15

    Parece ser delicioso, gostava de esperimentar mas era preciso saber onde encontro as sementes de papoila se alguem conseguir me dar a resposta agradeço

    bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Anónimo17:42

    lisarcDeve ser muito gostoso...mas onde posso eu encontrar as sementes de papoila?

    ResponderEliminar
  11. As sementes de papoila usadas são próprias para usar em bolos e pães (inclusivamente vem designado na embalagem "para panificação") e odem comprar-se em lojas de produtos naturais como o Celeiro e também na área de produtos naturais do continente, jumbo ou Pingo Doce.

    ResponderEliminar
  12. Mais uma receita fresquinha no meu blog :)

    http://mefrancesca.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Anónimo12:29

    Fiz ontem esta receita mas usei sementes de chia em vez das de papoila (não tinha em casa).
    Ficou muito bom!
    bjs
    DB

    ResponderEliminar
  14. Cristina13:20

    Ja esta no forno!!!! Ja cheira. So falta provar!!! Obrigada pelas receitas.

    ResponderEliminar
  15. Joana14:17

    Presumo que a Gasparzinha se estivesse a referir a esta receita que já foi feita cá em casa inúmeras vezes com excelentes resultados: http://cincoquartosdelaranja.blogspot.com/2008/03/bolo-de-iogurte-com-limo-e-sementes-de.html

    Parabéns à Colher-de-pau por tão bom gosto nesta "reprise"!

    ResponderEliminar
  16. Gasparzinha e Joana:

    Realmente não reparei (ou não sabia, ou não me podia sequer lembrar...)que a laranjinha já tinha colocado um bolo quase igual. Estive a lêr, e realmente acho que só difere na quantidade dos ovos. Curiosamente tivemos a mesma ideia: pegar numa receita de bolo de iogurte e juntar a fantástica combinação de sementes de papoila e limão.
    Isto só mostra o quanto 1 bolo pode ser versátil e como não há nada como experimentar e inventar. E além disso prova que na cozinha dificilmente se imagina ou cria algo que alguém nunca tenha feito!
    (Só para não haver mal entendidos - eu nunca tive nenhum tipo de problemas em utilizar receitas de outros blogues ou livros, e nunca deixei de colocar a fonte. Neste caso aconteceu 2 pessoas lembrarem-se de fazer a mesma coisa com um simples bolo de iogurte. É impossível ter registo de todas as receitas publicadas em todos os blogues de culinária existentes.Eu até tenho de confirmar se não me repito a mim mesma.....)

    ResponderEliminar
  17. Cristina23:07

    Parabéns pelo bom gosto pela escolha desta receita.

    Já experimentei tanto a versão original do 5/4 de Laranja ( http://cincoquartosdelaranja.blogspot.com/2008/03/bolo-de-iogurte-com-limo-e-sementes-de.html ) como a versão com cobertura de mascarpone feita pelas simpáticas Three Fat Ladies ( http://threefatladies.blogspot.com/2010/09/bolo-de-iogurte-com-sementes-de-papoila.html ) que também aconselho. Vai ver que vai gostar!

    Gostei muito do seu texto, especialmente aquela parte do "Mas agora não. Ainda não.". Fez-me lembrar a prodigiosa prosa a que estamos habituados a ler no Gourmets Amadores. Não sei se conhece: http://gourmets-amadores.blogspot.com/2010/10/robalos-com-tomilho-limao.html ?

    Parabéns pelo seu blogue que tento acompanhar com regularidade.


    Beijinhos,

    Cristina.

    ResponderEliminar
  18. este bolo tem um aspecto delicioso mas onde é que eu vou procurar as sementes de papoila???? posso fazer o bolo sem esse ingrediente??? mil beijinhos amiga, bom fim-de-semana!! vou deixar-te aqui os links dos meus blogues para que tu possas ir visitando e comentando tambem.
    http://coisinhasdaavonsandra.blogs.sapo.pt meu blogue pessoal onde escrevo tudo o que me vem à cabeça
    http://mundodamusicadois.blogs.sapo.pt
    http://reflexoesmaisreflexoes.blogs.sapo.pt para as pessoas reflectirem
    http://vidadosanimais-vida.blogs.sapo.pt se fores comentar ganhas uma plaquinha
    http://mundodepoesiadois.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  19. Marta23:07

    Olá, por acaso quando li a receita lembrei-me que também já tinha feito este fantástico bolo... e por acaso foi no cincoquartosdelaranja.blogspot.com que tinha visto pela primeira vez!

    Muitos parabéns pela selecção desta receita! :o)

    ResponderEliminar
  20. eu tambem andava cheia de saudades deste tempo
    e tao bom ficar a preguiçar no sofa
    que bolo tao bom
    beijocas

    ResponderEliminar
  21. Anónimo14:53

    VISITE BLOGDASUTILIDADESDIARIAS.BLOGSPOT.COM
    LA TEM RECEITAS DELICIOSAS.

    ResponderEliminar
  22. Mari11:11

    Olá Bom Dia!
    antes de mais, parabéns pelo seu livro, só reflecte o reconhecimento do seu empenho aqui no blog! Já fiz muitas receitas e fui sempre bem sucedida, então este bolo é sempre um sucesso. Gostava de fazê-lo para o aniversário da minha irmã (já que ela gosta tanto) e estava a pensar se posso recheá-lo com lemon curd (a receita que postou aqui é tentadora). fico à espera de resposta!
    Obrigada e muito sucesso

    ResponderEliminar
  23. Anónimo17:19

    Olá.
    Estou encantada e deliciada. :)
    Fiz este bolo, e ficou uma maravilha.
    Parabéns pelo fantástico blog (e pelo livro também).

    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  24. Olá!
    Que blog e receitas maravilhosas!
    Tornou-se o meu principal motor de pesquisas sempre que preciso de boas receitas.. estou desejosa de ter o livro.
    Ontem foi a vez de experimentar este bolo de limão (sem as sementes de papoila porque não as tinha) e é divinal!

    ResponderEliminar

Imprimir