Caramelos de Chocolate e Nozes

Adensam-se os preparativos para o Natal. Há listas de tudo e mais alguma coisa: de cabazes a terminar, de prendas, de comidas, de compras em falta, de coisas ainda a fazer...
Debaixo da árvore começa a haver pouco espaço para os meus cabazes e ainda há uns tantos para finalizar. O fim de semana passou, entre festas de aniversários e almoços de Natal com amigos, e ainda houve tempo para fazer umas coisas na cozinha, como estes caramelos de chocolates, deliciosos para servir com o café, ou para oferecer como mimo de Natal.

Ingredientes para cerca de 45 caramelos:
(adaptado de "Na cozinha com Nigella" pág. 338)

350g de chocolate negro
1 lata (390g) de leite condensado
30g de manteiga
sal q.b.
150g de nozes

Preparação:

Coloque o chocolate partido em pedaços, o leite condensado, a manteiga e uma pitada de sal num tacho e leve ao lume. Deixe derreter lentamente, mexendo de vez em quando, para misturar.
Misture depois as nozes partidas grosseiramente e envolva bem. Continue a mexer e desligue quando levantar fervura.
Coloque a mistura num tabuleiro quadrado (com cerca de 25cm de lado) previamente forrado com papel vegetal  e alise a superfície. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico algumas horas.
Com a ajuda de uma faca corte quadrados com cerca de 3cm. (Se quiser, pode embrulhar cada quadradinho em película aderente e guardar numa lata para, por exemplo, oferecer.)
Sirva com o café no final da refeição.

Bom Apetite!

21 comentários :

  1. Que boa sugestão amiga e que bonitos ficaram,belo presente,bjokinhas

    ResponderEliminar
  2. Outra boa sugestão!!

    Bjinhos,


    Rita

    ResponderEliminar
  3. Olha só tenho pena de não receber um desses presentes.
    Eu cá adoro cozinhar, mas não tenho jeito nenum para esses arranjos.
    Mas a receita já fiquei com ela debaixo de olho.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Sofia Sousa10:58

    Olá Colher de Pau
    Sou viciada nos teus dois blogs...Considero as tuas ideias fantásticas e as tuas receitas maravilhosas. Sempre que procuro alguma coisa sei que vou encontrar no teu blog e com a certeza que vai ficar muito bom!

    Fiquei excitadíssima quando vi a reportagem que passou no Sábado no telejornal...gostei de associar uma cara a uma pessoa que me inspira tanto!! E claro...estives-te muito bem!

    Posto isto, não poderia deixar de escrever um comentário a alguém tão criativo e original. Obrigado!!

    ResponderEliminar
  5. Excelente sugestão! Quanto tempo duram os caramelos assim ? Obrigada pela partilha. Bjs

    ResponderEliminar
  6. ÓPTIMO PRESENTE ,NÃO ME IMPORTAVA DE RECEBER UM ASSIM, MUITO BOM GOSTO.
    BJS

    ResponderEliminar
  7. És mesmo supreendente! Adorei a receita! Já está anotada...este ano a lista dos produtos de cabazes já está encerrada, mas para o ano, não me escapam! Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pela partilha desta receita. Parece ser muito fácil de fazer e super saborosa. Ainda vou pô-la em prática antes do Natal.
    Bigada :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Tenho esta receita para testar há séculos, deve ser óptima!

    ResponderEliminar
  10. Adorei a sugestao, ficaram um mimo
    e que bela ideia para dar de presente. Gostei bastante da receita.
    Vou levar comigo para fazer quando
    tiver um tempinho. : )
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Guida Trancoso17:24

    Que belos e saborosos presentes vou oferecer aos meus amigos! Muito obrigada pelas sugestões!

    ResponderEliminar
  12. Olá,
    Vi a tua reportagem na televisão, tinha o pc ligado e vim a correr espreitar. Adorei!!!!!! Acho que vou fazer estes Caramelos de chocolate para um amigo muito especial! Aliás tenho vontade de fazer uma porção de coisas.
    Beijinhos e continua sempre a inspirar quem te vê.

    ResponderEliminar
  13. boa sugestao, pena que nao da pra ver direito
    ja seguindo

    ResponderEliminar
  14. A tua árvore deve estar linda só de prendas.
    Ficaram óptima essas bolachinas.
    Foi pena o bolo não ter ficado bom, acontece aos melhores.
    Peço desculpa não visitar diariamente o teu cantinho, mas devido ao meu novo trabalho, há dias que não consigo mesmo visitar os blogs amigos.Mas assim que tenho um tempinho faço questão de cá passar e deixar uma palavra.
    Bjs
    http://viciosesabores.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Uma ideia bem gira. E não se agarram demasiado aos dentes, são fáceis de comer? Também vi as estrelinhas do post mais recente, ficaram fofinhas :-)
    Bjs
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar
  16. Maria João11:39

    Fiz os caramelos neste mesmo dia, trocando as nozes por avelãs. Ficaram muito bons. Obrigada pela óptima sugestão :-)

    ResponderEliminar
  17. Parabéns, os seus doces são verdadeiras peças de decoração :P

    ResponderEliminar
  18. Estou tentada a experimentar...provavelmente não ficarão tão bonitos (e saborosos) como os teus, mas perante a imagem tentadora, tenho mesmo que experimentar.
    Maravilhoso blog e maravilhosas sugestões!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Claudia21:22

    ja fiz os caramelos mas os meus ficaram moles.
    O que sera que correu mal?

    ResponderEliminar
  20. Anónimo22:02

    Olá. Gostaria de saber quanto tempo duram os caramelos? É preciso guarda-los no frigorifico'
    Queria fazer para oferecer no natal , quando devo fazê-los?

    ResponderEliminar

Imprimir